ÍNDIOS DA RAPOSA SERRA DO SOL REALIZAM CULTOS

ENQUANTO ESPERAM DECISÃO DO TSF

Enquanto os ministros se reúnem no Tribunal Superior Federal, pela terceira vez, para julgar a constitucionalidade, ou não, da demarcação contínua das terras indígenas Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, os índios encontram-se, executando ritos singulares que expressam a originalidade de sua cultura, esperando o resultado do julgamento que já conta com o voto de alguns ministros a favor.

Segundo últimas informações, o ministro Marco Aurélio, em seu discurso, deixou evidência que votará contra.

De acordo com as palavras do cacique Martinho Macuxi, representante do Conselho Indígena de Roraima- CIR, espera-se um resultado favorável. Para confirmar seu otimismo, Martinho Macuxi, disse: “Temos 35 anos de luta. Conseguimos que limitassem, demarcassem e homologassem a terra. Acreditamos que tudo isso deva ser confirmado como está.” Neste otimismo, os índios acreditam que a cerimônia de comemoração pela decisão favorável será realizada ainda hoje, como uma grande festa.

Enquanto isso, por sua parte, os arrozeiros, e os que são contra a demarcação contínua, afirmam que vai haver muito conflito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.