*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
DE PRIMA (RAPIDINHAS)
BELLUZZO NO PALMEIRAS
O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos maiores economistas heterodoxos do século XX, e um dos cotados para assumir o Banco Central e dar uma guinada desenvolvimentista ao ortodoxo órgão financeiro, assumiu outro desafio: é o novo presidente do Palmeiras, e a despeito de ser eleito pela chapa da situação, a sua reputação e inteligência para além da redução epistemológica que caracteriza os ocupantes de cargos no futebol brasileiro fazem com que a palavra “novo” que antecede o “presidente” tenha finalmente um sentido para além do esvaziamento da palavra. Belluzzo, em entrevista à revista Carta Capital (aqui), afirma que sua gestão procurará profissionalizar o departamento diretivo do clube, fala em democracia em passant, tocando de leve no São Paulo, clube que, em sua opinião, é mais fechado para o pensamento discordante e não tem uma estrutura moderna de parcerias. Resta saber se o futebol brasileiro poderá acompanhar esta guinada palmeirense, que a despeito do sopro do novo, ainda conta com Luxemburgo e a Traffic, dois ícones do pseudo-modernismo futebolista.
KAKÁ E AMAURI, HERÓIS DA SELEÇÃO
Demorou, mas Kaká se machucou novamente às vésperas de defender a seleção brasileira. Coincidência? Para quem acha valoroso trocar uma proposta milionária do oriente médio para continuar no time de Berlusconi, pode até ser. Kaká corre o risco de não jogar também o importante clássico com o Inter de Milão. Se jogar, se iguala a Robinho, que também já se machucou para a seleção, e jogou logo depois pelo seu time de então, o Real Madrid. Se não, ao menos poderá continuar sendo considerado um bom funcionário. Do outro lado, o atacante Amauri, que tinha afirmado que não precisava de nenhuma das duas seleções que lhe pretendiam (Brasil e Itália), quando convocado para o amistoso pelo técnico Dunga, e vetado pelo seu clube, a Juventus, reforçou o ditado popular: quem desdenha quer comprar. Imediatamente pediu desculpas ao técnico brasileiro e pediu outra chance. Pobre da seleção que precisa destes heróis.
ADEBAYOR E A BOLA
O jogador togolês Emmanuel Adebayor não chega a ser um craque. Dificilmente conseguiria disputar a titularidade com um centro-avante mediano do futebol brasileiro. Mas a sua história com a bola e o futebol, contada pelo jornal Sport.Es, da Espanha, mostra o quanto o futebol, para além do falso glamour da FIFA e do campeonato movido a petrodólares, ainda movimenta o homem na potência do devir-jogo. Segundo a história contada, ele, aos quatro anos, não podia andar. Sua mãe fez uma peregrinação em vários países africanos e tentou de tudo, até que chegou a uma igreja onde olhe prometeram uma semana de orações, e que, se ao término dela, ele não andasse, jamais poderia fazê-lo. Começaram a rezar à meia-noite de um domingo, e até à meia-noite de sábado, nada do milagre acontecer. No domingo pela manhã, ainda na igreja, o milagre sem acontecer, meninos jogando futebol, a bola cai dentro da igreja. A primeira pessoa que correu atrás da bola fora o pequeno Adebayor. A bola venceu a Deus. Uma bela história, mas convenhamos. Com este retrospecto, o jogador podia ter um pouquinho mais de intimidade com a santa!
LILIAN THURAM DISPENSOU SARKOZY
O zagueiro francês Lilian Thuram, de origem guadalupenha, recusou um convite do presidente da França, Nicolas Sarkozy, para ser Ministro da Diversidade. O notícia foi revelada pelo jornal Le Monde, e o convite teria sido feito em dezembro. Thuram alegou “razões evidentes” para recusar a proposta. “Ainda tenho o que aprender. É o que venho fazendo, reunindo-me com pessoas de diferentes horizontes. Quem sabe um dia…”. Thuram foi um dos destaques da seleção francesa, “la plus noire” segundo o ultra-direitista e xenófobo, Jean-Marie Le Pen, durante a copa de 2006. Os vice-campeões mundiais seguraram uma campanha contra a xenofobia no país, com participação ativa de Thuram (que é estudioso de Filosofia) e Zidane. Com a ascensão da direita e a eleição de Sarko, é natural, como diria o próprio Thuram, evidente, que ele não faria parte de tal governo. Sinal de que a França dos imigrantes carregam mais o espírito francês da liberdade e da razão do que pensam os chamados “puros”.
BARCELONA CONTRA A HOMOFOBIA
O CF Barcelona, primeiro time espanhol a ter uma torcida organizada gay, promove neste fim de semana o primeiro encontro de torcidas gays organizadas da Europa. Enquanto na Espanha, país gay friendly, o Barça é pioneiro, em outros países da Europa, a prática é comum, como ainda é comum, infelizmente, a homofobia. Até em Manaus, a famosa Galo Gay (torcida do Rio Negro) passou a rasteira no futebol espanhol! De qualquer sorte, a promoção do Barcelona é importante no enfraquecimento desta subjetividade excludente do futebol. Fora que a camisa idealizada para a torcida é mais bonita que a original!
O INTEMPESTIVO DO FUTEBOL
No jogo entre Santos e Ituano, pelo campeonato paulista, foram simplesmente seis bolas na trave. Azar excessivo do Peixe, diriam alguns. Artilheiro do pé torto, gritariam outros ao avante Kléber Pereira, um dos responsáveis pelo Santos não ter feito companhia ao Vasco na segunda divisão no ano passado, mas responsável por 4 das 6 beijadas da redonda no poste. Coisa de quem vê o futebol pela telinha global e não sai disso. Na copa de 1970, Pelé protagonizou um belíssimo lance: chutou de antes do meio-de-campo, e errou por pouco, fazendo o goleiro da Tchecoslováquia correr numa desabalada. Anos depois, Maracanã, Maradona chuta do meio de campo e acerta o travessão de Taffarel. Lance igualmente genial. Mas Maradona saiu alegre: é mais difícil acertar a trave do que fazer um gol.
PRÉ-LIBERTADORES E OS GRUPOS
Definidos os que continuarão na Libertadores, e terão vagas nos grupos. No Uruguai, nada de milagres. O tradicional Peñarol, maior vencedor da competição, amargou a eliminação precoce, e ainda viu o rival, o Nacional de Montevidéu, se classificar. O bom Estudiantes, do craque Verón, também estará na fase de grupos. Dos brasileiros, o Palmeiras se classificou sem sustos. Abaixo, você confere os grupos. A primeira rodada já ocorre nesta semana. Confira e vote na enquete:
[polldaddy poll=”1353118″]
Grupo 1:
Colo-Colo (Chile)
LDU Quito (Equador)
Palmeiras (Brasil)
Sport Recife (Brasil)
.
Grupo 2:
Boca Juniors (Argentina)
Guaraní (Paraguai)
Deportivo Cuenca (Equador)
Deportivo Táchira (Venezuela)
.
Grupo 3:
Deportivo San Martín (Peru)
Nacional (Paraguai)
River Plate (Argentina)
Nacional (Uruguai)
.
Grupo 4:
São Paulo (Brasil)
America de Cali (Colômbia)
Independiente de Medellín (Colômbia)
Defensor Sporting (Uruguai)
.
Grupo 5:
Deportivo Quito (Equador)
Universitário Sucre (Bolívia)
Cruzeiro (Brasil)
Estudiantes La Plata (Argentina)
.
Grupo 6:
Chivas Guadalajara (México)
Caracas (Venezuela)
Everton (Chile)
Lanús (Argentina)
.
Grupo 7:
Boyacá Chicó (Colômbia)
Universidad de Chile
Aurora (Bolívia)
Grêmio (Brasil)
.
Grupo 8:
Libertad (Paraguai)
San Lorenzo (Argentina)
San Luis (México)
Universitario (Peru)
o..CAMPEONATO PARAENSE 2009..o
Festa maior do certame futebolístico paraense, o RePa, como é conhecido o confronto entre o Clube do Remo e o Paysandu mexe com a cidade de Belém. O Mangueirão, em todo o seu esplendor, treme com a alegria das duas torcidas, sendo este confronto considerado como o maior clássico da Amazônia. E nesta edição do derby, duas situações especiais colocaram mais lenha na fogueira da rivalidade. Primeiro, o Paysandu, melhor time do campeonato até agora, junto com a Pantera Santarena, não vence o rival há sete jogos. No entanto, a situação do Remo é mais delicada, já que conta com um time ainda inexperiente.
E o primeiro tempo foi inteiro do Papão, que deitou e rolou. Logo após a expulsão do médio Marlon, do Remo, Zeziel marcou aos 36 minutos e Zé Augusto ampliou aos 39. Mas o finalzinho da primeira etapa mostrou que o Azulão não estava morto. Minutos após o segundo gol do Paysandu, Levy perde um belíssimo gol, mas aos 45 ele não desperdiça a chance no penal, e diminui. No início do segundo tempo, aos 8 minutos, Ramón empatou a partida. No final, o papão ainda tentou, mas o goleiro Adriano segurou o empate. Grande resultado numa partida emocionante para mais de 30 mil espectadores. Confira os outros resultados e a tabela:
[polldaddy poll=”1287218″]
Primeiro Turno – Taça Cidade de Belém
5a Rodada – 07 e 08/02
Time Negra 2 – 1 Ananindeua
Vila Rica 1 – 0 Sào Raimundo
Águia 2 – 1 Castanhal
Remo 2 – 2 Paysandu
Classificação*:
Paysandu – 11
São Raimundo – 10
Clube do Remo – 8
Vila Rica – 7
Águia de Marabá – 7
Ananindeua – 5
Castanhal – 4
Time Negra – 3
* – O campeão da Taça Cidade de Belém se classifica para a final.
CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL
CLAUSURA ARGENTINO 2009
De olho no futebol do nosso continente, o ‘Chagão!’ traz para você a primeira rodada do certame argentino. Enquanto não se decidem sobre um formato diferente, os portenhos vão jogando no esquema Apertura-Clausura. E se ano passado começou com River e terminou com Boca, tudo indica que o time xeneize é o favorito para levantar o caneco. Embora cheio de jogadores machucados e priorizando a Libertadores, o clube foi o que melhor se preparou para o certame, segundo encuesta do periódico Olé. Confira os resultados da primeira rodada:
1a Rodada – Clausura Argentino 2009
Huracán 1 – 0 San Martín
Lanus 3 – 1 Racing Club
Newell`s 3 – 0 Gimnasya La Plata
Gimnays Jujuy 1 – 2 Boca Juniors
River Plate 2 – 2 Colón
Estudiantes 0 – 0 Rosario Central
Godoy Cruz 1 – 1 Banfield
Tigre 1 – 3 San Lorenzo
Argentinos Jrs 0 – 2 Arsenal
Independiente 0 – 0 Velez
.
(Na próxima rodada, a classificação)
* * *
APERTURA URUGUAIO 2008
Finalmente, temos um campeão do enroladíssimo torneio Apertura 2008 do Uruguai? Não, ainda não. Apesar de terem jogado a derradeira rodada neste final de semana, definindo as posições finais da tabela, o empate entre Danubio e Nacional (com a ajuda, adivinhem, do Peñarol) na classificação final obriga a um jogo de desempate, que deve rolar no próximo dia 15. Aí sim, poderemos respirar tranquilos, enquanto não começa o Clausura.
Resultados:
15ª Fecha Apertura’08 – 07 e 08/02
Danubio 2 – 1 Peñarol
Defensor 1 – 0 Juventud
Central Español 1 – 2 Nacional
Racing 0 – 2 Wanderers
Liverpool 2 – 1 River Plate
Tacuarembó 3 – 0 Villa Española
Rampla Jrs 2 – 2 Cerro Largo
Bella Vista 1 – 0 Cerro
Classificação
Danubio – 32
Nacional – 32
Defensor Sporting – 30
Racing – 27
Liverpool – 27
Peñarol – 25
Cerro – 23
River Plate – 20
Central Español – 20
Tacuarembó – 17
Bella Vista – 17
Rampla Jrs – 14
Wanderers – 14
Villa Española – 12
Cerro Largo FC – 09
Juventud – 08
CAMPEONATOS EUROPEUS
Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 23, os cinco primeiros são: Lyon (46), Bordeaux e Paris Saint-German (42), Marseille e Toulouse (41). Resultados: Nice 1 – 3 Lyon, Marseille 1 – 0 Bordeaux, Nantes 1 – 4 PSG.
* * *
Bundesliga 2008-2009: Rodada 19, os cinco primeiros são: TSG Hoffenheim (39), Bayern Munique (38), Hertha Berlin (37), Hamburg (36), Bayer Leverkusen (33). Resultados: Mönchengladbach 1 – 1 Hoffenheim, Bayern Munique 3 – 1 Borussia Dortmund, Bielefeld 1 – 1 Hertha Berlim.
* * *
Premier League 2008-2009: Rodada 25, os cinco primeiros são: Manchester United (56), Liverpool (54), Aston Villa (51), Chelsea (49), Arsenal (44). Resultados: West Ham 0 – 1 Manchester United, Portsmouth 2 – 3 Liverpool, Blackburn 0 – 2 Aston Villa.
* * *
Liga Sagres 08/09: Rodada 17, os cinco primeiros são: FC Porto (35), Benfica (34), Leixões e Sporting Lisboa (31), Sporting Braga (29). Resultados: Porto 1 – 1 Benfica, Leixões 2 – 1 Trofense, Sporting Lisboa 2 – 3 Sporting Braga.
* * *
La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 22, os cinco primeiros são: Barcelona (59), Real Madrid (47), Sevilla (38), Villareal e Valência (38). Resultados: Barcelona 3 – 1 Sporting Gijón, Real Madrid 1 – 0 Racing Santander, Sevilla 1 – 2 Real Betis.
* * *
Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 23, os cinco primeiros são: Internazionale (53), Juventus (46), Milan (45), Fiorentina (41), Genoa (40). Resultados: Lecce 0 – 3 Inter, Catania 1 – 2 Juventus, Milan 1 – 1 Reggina.
* * *
Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 22, os cinco primeiros são: AZ Alkmaar (56), FC Twente (45), Ajax (42), PSV Eindhoven e SC Heerenveen (41). Resultados: AZ 3 – 1 Willem II, De Graafschap 2 – 2 Twente, Vitesse 4 – 1 Ajax.