NOTÍCIA DA PARAÍBA PARA AMAZONINO CASSADO NÃO LER ANTES DE DORMIR O SONO DOS JUSTOS MANAUENSES

3

Como diria o filósofo Nietzsche, só pode dormir quem já esteve acordado. Este bloguinho, que segue madrugada a fora tentando forçar a linguagem democratizante para além do signo significante autoritário a adesivar o rosto de Amazonino como prefeito eleito e assumido na “mais bela cidade da América do Sul”, convida os intempestivos leitores para compartilharem seus entendimentos, a partir de suas singularidades, numa proximidade de aumento da potência de agir da cidade pensada a partir da razão.

O convite é para todos, até para Amazonino Cassado, apesar do título; mas é que achamos injusto atrapalhar o sono dos justos. Suponhamos que seja difícil ajustar o sono seja com psicotrópicos, seja com terapias fantasiosas. Quantos não são os motivos que levam uma pessoa a necessitar de fármacos ou naturais para poder dormir? Na cartografia esquizoanalítica que tecemos, não queremos induzir ninguém, ao contrário. Muito menos, Amazonino. Portanto…

DA PARAÍBA PARA MANAUS, NOVIDADES SOBRE “CASSAÇÃO”

No site do Ministério Público Federal, nos deparamos com a notícia de que o ex-prefeito de Remígio (PB), José Passos da Costa (do ex-PFL, atual DEM), foi condenado por captação ilícita de votos, decorrente de ter fornecido materiais de construção em troca de votos na campanha eleitoral de 2004.

O caso é semelhante à captação realizada por Amazonino a partir da distribuição de combustível na última eleição para prefeito de Manaus.

Foram duas penas: a primeira a partir da “ação de investigação judicial eleitoral”, que já no início de 2005, fez José Passos ser destituído do cargo pelo TRE-PB, sendo realizadas novas eleições, que contaram, inclusive, apesar do Ministério Público tentar impedir o absurdo, com a candidatura do prefeito cassado.

Para a opinião pública, que acompanhou o caso da liminar que concedeu a Amazonino ser diplomado e empossado, embora cassado, o TRE-AM foi posto em suspeição e não seguiu (e ao que tudo indica não seguirá) o veredicto do tribunal paraibano e o caso deverá subir ao TSE, que faz o sonho de Amazonino Cassado tornar-se pesadelo.

A outra condenação contra José Passos, “ação penal eleitoral”, só veio a ser finalmente promulgada na última segunda-feira (2), que o condenou a “pena privativa de liberdade de dois anos, um mês e 15 dias de reclusão e oito dias-multa. A referida penalidade foi convertida em duas penas restritivas de direito, especificamente, uma de prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas (pelo mesmo período da privativa de liberdade) e outra de prestação pecuniária (no valor de cinco salários mínimos, em conformidade com o artigo 45, parágrafos 1º e 2º do Código Penal)”.

Se tal vier a dar-se para Amazonino Cassado, finalmente o levará a realizar seus desígnios democráticos para a cidade: será preso. Ou preferirá pena alternativa de prestar serviços comunitários? Tentará também ele, tal qual o prefeito paraibano, e como não fez em relação à multa de 2004, pagar sua dívida em forma pecuniária?… Se assim se der, seu despertar não aliviar-lhe-á o pesadelo.

DO SIMPLES SONHO DEMOCRÁTICO

Há quem possa, supersticiosamente, achar um exagero acreditar que um texto, uma brincadeira como essa possa atrapalhar o sono de homem tão justo e poderoso. Isso é um falso problema; a questão não é de discurso, mas sim de prática: se Amazonino Cassado leu e dormiu, ou se não leu e dormiu, tanto faz, pela manhã a justiça há de despertá-lo e mostrar-lhe que é vazio o poder no sono destes homens e que homens assim são muito justos para a democracia. Só então, leitores intempestivos, podereis, como diria o filósofo alemão, dormir o sono, que não é justo ou injusto, pois como a justiça, não se ajusta e segue no caminhar por outras terras, outras cidades…

Clique aqui para ler sobre o caso de Remígio (PB) no site do MPF.

3 thoughts on “NOTÍCIA DA PARAÍBA PARA AMAZONINO CASSADO NÃO LER ANTES DE DORMIR O SONO DOS JUSTOS MANAUENSES

  1. Companheiro,

    considero de grande valia a sua colocação, citando o ocorrido no dito estado. Aprendemos demais, e ficamos gratos pelo conhecimento de tais fatos, e mais importante, saber que tais fatos acontecem, mesmo que no Brasil.

    Mas, ainda sim, e espero que compartilhe do mesmo pensamento que eu, fato como este dificilmente ocorre por aqui com pessoas como o Mazoca, ou se acontecem, acontecem no apagar das luses do seu mandato-tampão.

    Torco muito para que aconteça, mas esperanças de que aconteça a tempo me faltam.

    Abraços

  2. Companheiro Michel,
    também não temos esperança, conquanto a esperança, spinozianamente falando, carrega sempre uma parte de insegurança e fantasia, para nós, a cassação de Amazonino é uma realidade, aliás, ele continua cassado, e independente do que que vier a acontecer no TRE, de qualquer forma ele continuará cassado, já que mesmo com o aval dos tribunais (e “esperamos” lá não ocorra como no TRE-AM), a sua forma de permanecer na PMM será autoritária, despótica, tirânica, sempre no ardil do tapetão. E assim não existe democracia, e não existindo esta não existe governo, e a própria cidade, o governo, a democracia vai sendo construída de outras formas, inclusive em dizeres democráticos que nem os seus, companheiro Michel.
    Valeu!

  3. Realmente ainda desconheço noticia na historia de manaus,que isso tenha acontecido.Mas para os dias atuais e de bom grado para a democracia plena. Novas eleiçoes,pois somente assim nossas raposas e galinhas da politica como tanben os galos,se enquadren dentro da legislaçao,e ajan como seres humanos mortais,e uteis pois imortal so Deus,o resto e escrever coreto o idioma portugues e entrar para a academia de letras como o imoral sarnei,sarnei com letra minuscula. Enquanto de pasagem por estas bandas,tupiniquins boa tarde pra vcs!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.