TORNEIO PELADÃO DO JORNAL A CRÍTICA PODE AJUDAR MANAUS FICAR FORA DA COPA

Um dos poucos jornalistas do Brasil a exercitar a profissão como serviço público e disciplina cívica, Jânio de Freitas, o único coerente do quadro do jornal reacionário Folha de São Paulo, ao comentar a intenção da Copa do Mundo em 2014, no Brasil, classificou o fato como leviandade. Não há o que contestar. Um país com tantas emoções tristes, frutos de sua miséria, não necessita, mesmo em 2014, de emoções induzidas que jamais liberarão estas emoções dolorosas. Até depois do ano festeiro futebolisticamente, o que o país precisa mesmo são de políticas públicas e novas formas de experiências para que seu povo seja feliz.

Mas deixemos o nobre Jânio de Freitas e passemos para o cômico que se apoderou de alguns seguimentos privados da cidade de Manaus, a tal da telúrica batalha para conseguir vingar Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo. Como poderia afirmar o ex-blogueiro, o íntegro jornalista Mino Carta, até os minerais sabem que em Manaus não existe futebol. E se tratando de futebol, no sentido real do profissionalismo, muito menos. O que se quer dizer é que não há o que mostrar aos cartolas da FIFA e da CBF. Gol de letra da ineficiência futebolística de Manaus. Com direito a Placa. Nessa linha de fundo, o jornal A Crítica resolveu salvar a ‘taba sem chuteiras’: mostrar seu projeto, para ela , vitorioso, reconhecido mundialmente até pela tele-revista National Geography: o Peladão. Torneio de peladas que antes, no começo dos 36 anos, só congregava times de peladeiros dos bairros, os excluídos das quadras e gramados dos bairros em função de suas inexistências fomentadas pelos descasos dos antigos e novos governantes.

A CRÍTICA ESQUECEU QUE A BOLA É DE SERNAMBI

Sabedora da vinda dos cartolas nacionais e internacionais para “analisar” a situação do futebol baré, o jornal resolveu vestir sua trupe esportiva com o uniforme do Peladão e imprimiu uma Edição Especial — com editorial em inglês e tudo, talvez desconfiando que algum cartola não lesse em português —, carregado no ufanismo telúrico. Para estabelecer um sólido argumento que a Copa tem que ser realizada em Manaus, dada a sua riqueza natural, uma bênção do deus do futebol, diferente dos deuses de Belém e Rio Branco, publicou comentário de índio aculturado a favor do evento na barelândia, escreveu sobre a adesão variada de torcedores ao Sport Bretão ‘peladesco’, gente alegre que sai das barrancas, dos igapós, igarapés, vilas — quiçá do ventre da piraíba — para, em uma verdadeira comunhão ‘peladolátrica’ coletiva, assistir aos vibrantes e reveladores ‘rachas’. Uma apoteose do futebol-várzea. Uma escada para o céu do futebol europeu?

Só que o jornal, em seu afã-heróico de tornar excelso, e elevar aos píncaros do Olímpio seu Peladão, e, assim, agradar os cartolas — lançando às favas a opinião do ilustre Jânio de Freitas —, cometeu um equívoco e um erro.

O EQUÍVOCO — Não escreveu sobre a existência, bruxuleante, mas existência, dos míseros clubes da triste história do futebol baré. Nenhuma linha para Fast, São Raimundo, Rio Negro, Nacional, América, Sul América, times deploravelmente usados para eleger de governadores a deputados, passando por vereadores. Assim, como o Peladão serviu para eleger seu representante maior junto ao jornal, Messias Sampaio. Nem o bom e amigo Carlos Zamith foi lembrado. Nota nenhuma aludindo à distância que durante anos os governantes mantiveram do futebol, auxiliando com esta distância, a chegar ao fracasso em que hoje se encontra.

O ERRO — Este tira o time de campo. Não serve à CBF e muito menos à FIFA. O Peladão é Amador, torcida brasileira! Não serve de modelo ao esporte menina dos olhos da FIFA, para quem o futebol segue a ordem dogmática do mercado neo-liberal: The Wordl is Money! O mundo é dinheiro, peladeiros! É este o amor da FIFA. É nesse amor que os apaixonados amantes corporativos financeiros se entrelaçam. É aí que se embalam as companhias de hotelarias, bebidas, cigarros, eróticas, aviações, etc. As fragrância dos Dolores. Quando a torcida do Peladão opina, ela emite opinião quanto o torneio ser amador. Com todos os seus adornos e signos ritualistas de uma festa cara a cara, direta, com seu próprio cheiro, sua cor e sua performance. Uma festa, que no pior, serve para aproveitadores serem eleitos, mas, no melhor, não possibilita lucros calculáveis pela FIFA. Nem os calculáveis pela FAF — Federação Amazonense de Futebol. Uma festa sernambi! Muito diferente da apoteose da borracha!

Mas de qualquer sorte foi boa a intenção do jornal. Pelo menos para Belém e Rio Branco.

50 thoughts on “TORNEIO PELADÃO DO JORNAL A CRÍTICA PODE AJUDAR MANAUS FICAR FORA DA COPA

  1. Ainda bem que essa edição especial sobre o Peladão vai ajudar a FIFA descartar Manaus de sede da copa 2014. Já imaginaram o que é gastar seis bilhões de reais para promover três jogos? Já basta o dinheiro que se está gastando na construção da famigerada ponte sobre o Rio Negro que não vai levar a lugar nenhum, que me desculpem os cacaupirenses, irandubenses, castanhenses, careirenses. Essa ponte é uma irresponsabilidade de um governo sem política e sem projeto. As escolas não possuem condições físicas de funcionamento, faltam professores, salas de aula e esses malvados ficam fazendo festa para se autopromoverem. Maranguty/Manaós.

    1. Triste pensamentos! Pior, é que existem várias pessoas que não visão o grande avanço em nossa cidade, problemas nunca vamos deixar de ter, embora é real a existencia de soluções paliativas, mas é grande a necessidade também que a população se divirta através das Danças Folclóricas, Show´s, Esportes e lazer. Estas também fazem parte das necessidades básica para o desenvolvimento de um povo, tanto para seu intelecto como a servir da historicidade de um povo sofrido… ou será deveriamos nunca ter avançado! Será que não pansaram da mesma forma quando o TEATRO AMAZONAS foi construído? primeiramente, as grandes construções são motivos de desagrados, porém, servirá de tal forma e grandeza para as gerações futuras.

  2. Manaus tá fora da copa. Não tem saída mas o governador no programa que usa dia de sábado já falou que o Diário do Amazonas será o responsável pela derrota de nossa cidade, linda, maravilhosa não ser a sede do norte.

  3. Companheiro, Anônimo, assim como uma programa de televisão não elege um candidato,mas a realidade social e política perversa, um jornal não pode decidir sobre uma opinião de tamanha força capitalista como a Copa da FIFA.
    Desta forma, o governador das obras rocambolescas, Eduardo dos Bragas, erra mais uma vez tentando atribuir aos outros as decisões contrárias as suas perspectivas.

    Abraços Garrinchanos!

  4. qro saber quem é esse jornalista filho da puta q vem falar do nosso futebol,no mínimo deve ser um perna de pau e ainda por cima um paulista,q vem lá da casa do caralho falar de nossa cidade,pois adoraria q a copa de 2014 fosse aqui para mostrar para esse bando de otários q aqui pode sim ter um maravilhoso futebol.

  5. seus bando de loucos….fazer uma copa do mundo em manaus seria como jogar fora milhoes de dinheiro..e nao ser utilizado depois q a copa acabasse…vcs ai de manus nao tem nem futebol para usufluirem do tamanho investimento…no PARÁ iria ser diferente tem futebol,tradiçao e paixao dos torcedores ..concerteza sera mais utilizado para grandes investimentos…do porte do nosso estadio!!

    belém é copa

    1. hahaha…
      a Copa é nossa…
      bando de louco Paraenses…”vcs ai de manus nao tem nem futebol para usufluirem do tamanho investimento…”..
      hahaha… se ferrou… paraense otário

    2. É, realmente a grandeza do PARÁ não se deve questionar, porém, o que foi demonstrado através da votação/seleção SEDE, está realacionado não somente para com o meio esportivo e sim à vários segmentos que rege a um bom andamento de qualquer evento, Segurança, Carisma, Fidelidade, Amor para com a Natureza, Responsabilida, Alto estima e outras peculiaridade…Desta forma, a conquista foi de estado que possui tudo de bom que o Pará possui, só que, com uma diferença… FOI O ELEITO, E PONTO FINAL!!!

      Valeu MANAUS!!!

      Valeu AMAZONAS!!!

      É NÓS NA COPA!!!

    3. Não vc não quis dizer isso, o que vc escreveu é de uma ignorância tamanha imensurável, a história do mundo de diversos locais, diversos países, culmina em existir gastos com obras sem tanta importância e que não foram bem aproveitadas, porém, com o passar do tempo, aquela obra, aquele elefante branco serviu para que certa região desenvolvesse de fato o que a ela se destinava ponto.
      Dizer que Manaus não tem futebol, ou qualquer outro esporte, ou outras coisas para usufruir de tal investimento, relaciona-se a falta de conhecimento de qualquer região, quer seja do Amazonas, quer seja no Brasil.
      Outro ponto a se destacar é que grande parte das empresas que forma o Pólo Industrial de Manaus, são de investimento de empresas onde suas matrizes e seus pólos são de São Paulo, e por hora, o que é lucro, o que é resultado obtido aqui, aqui não é investido e são 95% direcionados para sul e sudeste do Brasil, ponto este que é fundamental para desenvolver qualquer região.

      Recusados pela companhia de musica Decca: “não gostamos do seu som, e a musica de guitarra esta acabando.” Os Beatles.
      Cortado do time de basquete da escola, ele foi para casa, se trancou no quarto e chorou. Michael Jordan.
      Um professor disse a ele que era burro de mais para aprender algo. E ele deveria ir para o campo, onde poderia fazer sucesso em virtude de sua agradável personalidade. Thomas Edison.
      Despedido de um jornal porque ele: “não tinha imaginação e não tinha idéias originais”. Walt Disney.
      Sua noiva morreu, ele fracassou nos negócios duas vezes, teve um colapso nervoso, e foi derrotado em 8 eleições. Abraham Lincoln.
      Se você nunca falhou, você nunca viveu. Vida = Risco. Corra o risco de dar um novo rumo para a sua vida.

    4. paraense filho da puta comedor de jacaré tem que ver que tua cidade fede a merda isso porque conheço essa merda,vcs sabem muito e rouba que é a fama de vcs,toma no cú.

  6. Thiago, tu és a cara deste bloque de araque, cujo “dono”, sem sombra de dúvida, é seu conterrâneo…

    A Copa da Amazônia já é de Manaus…

    Não são os amazonenses que querem, são os gringos…

    São as empresas patrocinadoras dos jogos que apóiam Manaus, como a Coca-Cola, a Adidas, a Sony e a NOKIA, entre DEZENAS de outras…

    Qual a multinacional que apóia este lixo chamado Belém?

    A pena é que gente como esta, que escreve este lixo, vem morar em Manaus, embora “adore” Belém, hahaha…

    Se Belém é tão legal porque não voltam para lá?

    Vê se tem amazonense por aí!? Duvido!

    Loucos são vocês que querem peitar Manaus… Nem São Paulo consegue, a cidade mais rica, imagina vocês…

    É muita pretensão!

    Ah, esqueci…Se vocês gostassem menos de futebol e estudassem e trabalhassem mais, quem sabe Belém não teria mais chances?

    E que “futebol” vocês tem? Da terceirona? Até parece!

    Lixo!

    1. O QUE ACONTECERIA SE OS PARAENSES GANHASEM PARA SEREM SEDE DA COPA? DEPOIS DA COPA TODOS VIRIAM PRA CÁ!RSRSRRR, COMO SEMPRE!
      ISSO MOSTRA QUE BELÉM É UMA ÓTIMA CIDADE PARA SE VIVER!

  7. PARA ARAQUE; BELÉM-BELA-BELEZURA; CIDADE DAS MANGUEIRAS E DA CHUVA, DO VER O PESO E DO MANGUEIRÃO. SÓ ISSO, INDEPENDE DE MULTINACIONAL. O ESTÁDIO ESTÁ PRONTO. NÃO PRECISA GASTAR 500 MILHÕES PARA PROMOVER DOIS JOGOS E DEPOIS FICAR QUE NEM O VIVALDÃO ENTREGUE ÁS INTEMPÉRIES, PORQUE FUTEBOL QUE É BOM JÁ ERA. NÃO SOU PARAENSE, SOU AMAZONENSE, ADORO AQUELE POVO, PELO MENOS ELES TIVERAM CORAGEM DE ENFRENTAR OS PORTUGUESES LÁ PELOS IDOS DE 1835 PROMOVENDO UM DOS MAIORES LEVANTES POPULARES QUE ESTE PAÍS CONHECEU – A CABANAGEM. POLITICAMENTE ELES SÃO NOTA DEZ, TANTO É QUE JÁ TIVERAM PREFEITOS DO PT E AGORA TEM UMA LINDA E COMPETENTE GOVERNADORA. NÓS POR CÁ ESTAMOS COM UM GOVERNADOR ATOLADO EM DENÚNCIAS (paraense=amazonense) E COM UMA CIDADE SEM PREFEITO. COMO É QUE SE VAI SER SEDE DE UMA COPA DO MUNDO ASSIM. BY. ÉDISSON DO NASCIMENTO/MANAUS.

  8. MEUS DEUS, ESSE BLOGUEIRO É UM IMBECIL MESMO, UM ABSURDO MESMO O CARA ACHAR QUE DEVIDO AO PELADÃO MANAUS JÁ ESTÁ FORA DA DISPUTA PELA SUB-SEDE DA COPA, O CARA É NO MÍNIMO UM DESINFORMADO PRA NÃO DIZER PASPALHÃO, A PRÓPRIA FIFA JÁ DECLAROU QUE A TRADIÇÃO FUTEBOLISTICA NÃO VAI CONTAR COMO CRITÉRIO ALGUM PARA A ESCOLHA, O PROPRIO PRESIDENTE DA CBF RICARDO TEIXEIRA DISSE QUE SE ESSE QUESITO FOSSE RELEVANTE , A COPA SERIA SOMENTE NOS ESTADOS DO SUL E SUDESTE, NÃO SEJAM RIDÍCULOS, MANAUS É UAM CIDADE LINDA, COMPLETAMENTE URBANIZADA E LIMPA. UMA DAS MAIS SEGURAS DO PAIS, DETÉM OS MELHORES ÍNDICES DO NORTE TANTO NO PIB COMO EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INFRA DE SAÚDE E ESTÁ VANÇANDO DE VEZ NO PROBLEMA DE TRANSPORTE COM A CONSTRUÇÃO DO METRÔ MONOTRILHO COM OBRAS JÁ INICIANDO EM JULHO, TUDO ISSO SEM SEQUER AINDA SER ANUNCIADA COMO SUB-SEDE, ESSE BLOGUEIRO DEVE SER NO MÍNIMO ALGUM BOSTA DE ALGUMA CIDADE CONCORRENTE DO NORTE, NÃO HÁ COMPARAÇÕES ENTRE CIDADES, BELÉM É GRANDE E SE AUTO-INTITULA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA, DIGAMOS QUE PODE ATÉ TER SIDO NUM PASSADO RECENTE, POIS NO FUTURO PRÓXIMO E RECENTE SÓ DÁ MANAUS, A CIDADE MAIS COSMOPOLITA DO NORTE, MANAUS NÃO É UM BRINCO DE LIMPA NÃO , MAS NÃO É O ABSURDO DE SUJEIRA QUE É BELÉM, MANAUS TEM INÚMEROS IGARPÉS QUE CORTAM A CIDADE, MAS NADA PARECIDO COM OS INÚMEROS ESGOTOS À CÉU ABERTO QUE CORTAM TODA BELÉM, AS DUAS CIDADES TEM PROBLEMAS, MAIS MANAUS AINDA CONSEGUE AMENIZAR SUAS MAZELAS ENQUANTO BELÉM A CADA ANOS A COISA FICA PIOR, MANAUS JÁ É A MELHOR CIDADE DO NORTE PRA SE VIVER DIVULGADA PELA FGV, MANAUS SEM DÚVIDA JÁ É SUB-SEDE DA COPA… NÃO HÁ COMO PERDER… TODO AMAZONENSE SABE DISSO, A PROPRIA FIFA JÁ DEIXOU ESCAPAR A ESCOLHA DE MANAUS PARA OS PARLAMENTARES AMAZONESES… MANAUS A COPA MAIS VERDE DO MUNDO !!! E ELA É NOSSA !!!

  9. Oh!, Lucinha,
    poderíamos ficar no fato, conhecedores que somos das realidades sociais das duas cidades, Manaus e Belém. Poderíamos dizer, por exemplo, que Belém tem um sistema de transporte coletivo infinitamente melhor, que as condições das ruas de lá são muito melhores em todos os aspectos que se analise, etc. Mas a questão mesmo é que se lá o futebol ainda existe em resquícios, no Amazonas ele é inexistente. Para a escolha da copa, prevaleceu as barganhas de Braga junto a Ricardo Teixeira e Blatter, e é uma jogada comercial de mais um surto, e esse bem passageiro, que servirá mais a sanha de politicofastros e ingenuidade dos orgulhosos amazoniquins, que não tem uma percepção real do que está rolando, menos a bola.
    Portanto, Pellinzzinha, mesmo que você tenha a remota possibilidade de assistir uma partida das poucas que ocorrerão em Manô, jamais poderá ver um jogo. Você vai esperar, imóvel, seis anos de ilusão?
    Enaquanto isso, passe sempre por aí…

  10. Aew vc6 que sao contra a cidade de manaus, ainda tem pessoas que nao sabem como se escreve manaus ( Manus ), tudo que vc6 conhece de TV, Eletrodomesticos, Motos, tudo Made Zona Franca de Manaus.
    A primeira cidade do País a ter energia eletrica sem contar que somos o Pulmao do mundo.
    Fala serio, vao estudar mais e falar menos da minha cidade, grandes merdas os Paraenses ter futebol, vc6 nao saem daque de manaus, o povim do Sul do País nao conhecem mesmo o Brasil que morao.
    O Brasil nao vive de futebol seus ignorantes.

  11. Valeu, Juninho,
    sua disposição a se utilizar de clichês demonstra sua capacidade de analisar a realidade.
    Mas ao final você acabou deixando passar sua inteligência quando diz: “O Brasil nao vive de futebol seus ignorantes.”
    Ainda bem que você nos auxilia a sair do estado de ignorância. Concordamos completamente. O futebol de mercado, como são a maioria dos clubes e jogadores “profissionais”, não tem nada a ver com a beleza poiética do futebol-arte. Assim como toda a negociata para que a copa do mundo tenha ido pra Manaus não tem nada a ver com futebol.
    Continue assim, Juninho, usando sua inteligência!

  12. Seu artigo é muito interessante, mas antes de tudo, para se ter retaguarda pra dizeres as coisas que dizes, seria recomendável, no mínimo, uma bela revisão de texto. Você tem erros crassos de português aí em cima, o que me fez desacreditar seu artigo. Da próxima vez, use o Word.

  13. É BANDO DE IDIOTAS, GERALMENTE PODEMOS ACREDITAR QUE UM PELADÃO NÃO INTERESSA A GRANDES PATROCINADORES OU QUE MANAUS NÃO TEM CULTURA FUTIBOLÍSTICA, VERDADE, NOSSO PÓLO INDUSTRIAL E NOSSO ESTADO SENDO UMA POTENCIA ECONOMICA FICANDO ATRÁS APENAS DE SP, RJ, MG E MAIS UNS DOIS (MÍSEROS ESTADOS), DEIXANDO ASSIM SEU MERDA, VC NO SANITÁRIO TEMOS SÓ OS PATROCINADORES DA FIFA AQUI EM MANAUS, QUE NA VERDADE NEM SABEM QUE TU EXITE (NÓKIA E COCA COLA)
    HUM…..QUEM FOI ESCOLHIDA NO NORTE MESMO?…HUM BELÉM? XIIXSIS ACHO QUE NÃO…….

    1. Con certeza qualquer estado que tenha um conglomerado de enpresas multinacionais como eo caso do amazonas,e por outro lado o maior potencial de agua doce entre outras riquezas naturais que ainda nao foran exploradas,so pode ser manipuilado por intereses multinacionais.Pensem bem nisso pois a cabeça nao e redonda,nem se enche com vento.

  14. BOM, A MAIOR TRISTEZA …. FICar PUBLICANDO ESSAS COISAS, FALANDO MAL DE MANAUS …. ISSO É COISA DE PAULISTA, QUEREM COLOCAR COISAS AONDE NAO EXISTE. O MEDO DO PAULISTA NAO SÓ DELES MAIS DE ALGUMAS CIDADES E FICAR FORA DA COPA, ELES SE PREOCUPAM MUITO COM MANAUS,CUIDEM DE VOCÊS,EQUANTO ISSO ESTAMOS FIRMES E FORTES SEGUINDO E VOCÊS ESTAO FICANDO PARA TRÁS. CREIO QUE HOJE EM DIA A MELHOR REGIAO PRA SE INVESTIR NAO SÓ NA COPA DO MUNDO MAIS EM OUTRAS COISAS É A NORTE, A NOSSA, SENDO QUE UMA CIDADE NAO TEM LUGAR PRA FAZER ESTACIONAMENTO IMAGINE UM ESTADIO. E FALANDO NISSO VOCÊS QUEREM UM PEDAÇO DE TERRA PRA FAZER UM ESTACIONAMENTO ?/
    desculpa folha de sao paulo, mais voces nao vao nos derrubar…..

  15. Esses paraenses já levaram nosso padre por que no pará só tem vigario a gora estão querendo levar a copa dar licença.

  16. Huuhuh os karas querem falar mal de nosso estado vê se vcs se manncão e vão ver se a cidade de vcs tem alguma coisa que presta por ..
    manauus 2014 a copa e nossa .
    kkkkkkkk
    beijokas na bunda

    foi bem pararense que escreveu esse artigo ne por .

    1. Nosas autoridades estao muito preocupadas,pois os boatos por conta da copa,sao de que dez navios lotados de paraenses estao rumando pra Manaus,outros dizem que e cem,e a copa nem começou!

  17. Huuhuh os karas querem falar mal de nosso estado vê se vcs se manncão e vão ver se a cidade de vcs tem alguma coisa que presta por ..
    manauus 2014 a copa e nossa .
    kkkkkkkk
    beijokas na bunda

    foi bem pararense que escreveu esse artigo ne por .

  18. Huuhuh os karas querem falar mal de nosso estado vê se vcs se manncão e vão ver se a cidade de vcs tem alguma coisa que presta por ..
    manauus 2014 a copa e nossa .
    kkkkkkkk
    beijokas na bunda

    foi bem pararense que escreveu esse artigo ne por .

  19. Huuhuh os karas querem falar mal de nosso estado vê se vcs se manncão e vão ver se a cidade de vcs tem alguma coisa que presta por ..
    manauus 2014 a copa e nossa .
    kkkkkkkk
    beijokas na bunda

    foi bem pararense que escreveu esse artigo ne por .

  20. Huuhuh os karas querem falar mal de nosso estado vê se vcs se manncão e vão ver se a cidade de vcs tem alguma coisa que presta por ..
    manauus 2014 a copa e nossa .
    kkkkkkkk
    beijokas na bunda

    foi bem pararense que escreveu esse artigo ne por .

  21. Poxa! essa é uma chance de Manaus ser vista, e quem sabe depois da copa as pessoas nao dao uma atençao especial por essas bandas daqui,vamos lá! pensa positivo gente!

  22. MANAUS E O PULMAO DO MUNDO GRACAS A FLORESTA AMAZONICA QUE NOS RESPIRAMOS? EU ODEIO AS PESSOAS QUE FALAM DESSA MANEIRA DA MINHA CIDADE…APESAR DE NAO VIVER NO BRASIL MAIS EU ADORO O MEU BRASIL…NAO CRITIQUE PARA NAO SER CRITICADO SEJA HUMILDE.SEJA UM HOMEM NAO SEJA MACHISTA…C4EST VRAIMENT LES MECHANT QUE PARLE COMME ça je vous aime

  23. Pessoal, alguém poderia me explicar pq essa tal de Sophia (Dona do Blogue), é tão despeitada com a nossa cidade?

    – Será que foi por conta de Manaus ser sub-sede? Acabando assim qcom a quimera de Belém retomar o crescimento? Há muito essa cidade cercada de lixo por todos os lados deixou de ser referência para o norte.

    Será que sua tentativa fracassada contra o amazonino de puni-lo a deixou assim?

    Gentem, interessante, essa juíza é Paraense, traz essa carga gentética no sangue, Manaus deixou Belém há muito tempo pra trás.

  24. E outra, antes de criticar a nossa cidade, verifique as mazelas que o Pará sofre:

    -Com uma população de 7 milhoes aproximadamente , possui 3,3 milhões vivendo abaixo da linha da probreza;

    -Madeireiras clandestinas surgindo a cada minuto, aumentando o percentual de trabalho escravo infantil;

    – Belém é a cidade que mais possui favelados do país;

    -Índices de Violência chegam a ser assustadores. Não adianta justificar que essa condição é fruto das grandes cidades pq a capital paraense chega a superar de longe o Rio de Janeiro, em outras palavras, descaso do políticos;

    – Saneamento Básico é um privilégio de poucos;

    -Coleta Seletiva nem se fala;

    – Segundo sua conterrânea, Professora Marinor, candidata nas últimas eleíções, afirma que existem pelos menos 300 mil crianças em Belém de 0 a 13 anos fora dos bancos da escola e vc vem querer falar de lanterninha? Faça-me o favor;

    -Pais entregando seus filhos à protituição por míseros R$ 500,00. Onde está a base nuclear da família paraense?

    -Em pleno seéculo XXI, disputa por terras ainda acontecem, como se ainda estivesse na idade medieval. Isso é civilização? Tal fato é referência para todo o Brasil?

    E para concluir,formadora de opinião vc não tem nada, caso contrário vc estaria utilizando seu conhecimento para melhorar a situação da cidade das mangueiras carcumidas, em vez de denegrir à imagem metrópole do norte que é Manaus.

    Fica a dica.

  25. o amazonas posui a maior riqueza de fauna e flora, rica em bio diversidade , isso e muitas belezas naturais temos para oferecer ao turistas que aqui vierem , ja no pará e o estado que mais desmata no norte e exporta ladro~es para todo o mundo

  26. Realmente Esses Paraenses querem pq querem a Copa
    nessa Cidade Chamada Belém pkspkspkpskpks
    Eles não se contentam qui a Copa
    Ja e em Manaus qui não Importa se temos ou não
    um Time no Senario do Futebol Brasileiro
    Um Aviso pros Paraenses ai não são os Times Amazonense qui vão
    Joga na Copa não São Brasil-Argentina-Paraguai-Portugal Etc.
    Tão Ligados agora ne pspkspspss

    MANAUS A COPA DA AMAZÔNIA
    E NÓS RUMO A 2014

  27. passou tanto tempo estudando pra falar um monte de merda,vai ver ele não sabe jogar nem bola de gude esse viado filho de puta.ta pensando que manaus é o que,manaus e o pulmão do mundo,melhor que viver num lugar poluido.

  28. Naoo oo Paraná Miriim Doo Baairroo Armandoo Mendees Existii Muiitoos Orelhoos Que Parece Quee é Cegoo Veen Noo Armandoo Mendees ii Naoo Veer Veem Pra Tii Veer Noo Quee Vaai Daar Seleção:

  29. Naoo Soo Queroo Fallaar Umaa Cooiizaa Uh OO Para Tomoo Noo Cuu Hahaha Vaoo Roubaar Paraa lA PaRensees fu****Saka´s:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.