PRÉ-FORUNS AGITAM A CIDADE DE BELÉM NESTA SEGUNDA-FEIRA

Em ritmo do carimbó de Mestre Verequete, a bela cidade de Belém amanhece em polvorosa. É o Fórum Social Mundial dando as caras, através de mais pré-foruns que iniciaram hoje:

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

O Fórum Mundial de Educação é um movimento planetário pela cidadania plena e pelo direito de acesso universal à educação. Nele, encontram-se propostas e ações, governamentais ou não, de enfrentamento ao processo de mercantilização do ensino e de incentivo à educação popular. Nesta edição de 2009, o fórum contou com as participações da senadora Marina Silva, do pedagogo Moacir Gadotti e da presidente da UNE, Lucia Stumpf, que discutiram o tema “Educação, Transgressão e Construção da Cidadania Planetária”. À tarde, foram discutidos os temas: Educação e Economia Solidária, Educação Cidadã e Diversidade, Educação e Direitos Humanos, Educação e Meio Ambiente, Educação Popular de Jovens e Adultos, e Educação Emancipatória.

O Fórum Mundial de Educação tem continuidade nesta terça-feira, com as presenças de Carlos Henrique Brandão, Cristina Vargas (MST), José Thadeu (Contee) e Rosani Fernandes (comunidade indígena). À tarde continuam os eixos, até às 15 horas, quando todos se dirigirão para participar da caminhada do FSM.

Para quem quiser participar, o Fórum Mundial de Educação está acontecendo no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, à Av. Dr. Freitas, S/N.

FÓRUM MUNDIAL DE MÍDIA LIVRE

Midialivristas de todo o mundo, uni-vos! No antigo NPI, atual Escola de Aplicação da UFPA, ativistas de mídias alternativas do mundo inteiro se encontram para discutir e disseminar modos alternativos de informar e de produzir informação e conhecimento. Na manhã de hoje, duas mesas temáticas trataram da situação da mídia tradicional e apresentaram os eixos que serão levantados pelos midialivristas no fórum. À tarde, uma grande roda viva onde todos puderam participar e dar a sua contribuição.

Você acompanha a cobertura do primeiro dia do FML aqui neste bloguinho, amanhã de manhã cedinho, como dizem os calorosos papa-chibés.

E quem quiser participar do segundo dia (o credenciamento é livre), deve correr, pois as deliberações do encontro serão apresentadas na manhã deste dia 27. De lá, os midialivristas marcharão para compor a marcha de abertura do FSM.

O local onde está ocorrendo o FML é o antigo NPI, atual Escola de Aplicação da UFPA, à Av. Tancredo Neves (Perimetral), 1000 – Terra Firme.

4 thoughts on “PRÉ-FORUNS AGITAM A CIDADE DE BELÉM NESTA SEGUNDA-FEIRA

  1. Boa noite!o forum mundial de educação tem a ideia de quantos pedagogos estão em incógnita,graduados e pos graduados desempregados,muitas vezes pagando o preço sendo discriminado por ter estudado em X universidade?as escolas estaduais,municipais,os alunos estão precisando desse profissional aí vem a burocracia,dificultando o ingresso,voces concordam? quem se gradua e pos gradua não está preparado para desenvolver seu trabalho colocam em duvida o aprendizado e quem sofre com isso são os alunos que ficam desprovidos dos profissionais da area de educação,haja vista existem alunos com transtorno mental que precisa ser avaliado mas esse profissional não está em sala de aula dificultando o encaminhamento,então o sindicato precisa rever essa problemática para melhor qualidade de vida dos estudantes e comunidades,desde já agradeço e fico no aguardo.

    1. A FAMOSA DITADURA BUROCRATICA ATRAVANCANDO O PROGRESSO,PRA ISSO SERVE OS TRIBUTOS QUE PAGAMOS DIARIAMENTE?????????????????????????

  2. Educar e Educação quanta diferença,discursos e mais discursos, evoluimos? imaginem um estudante do norte e do sudeste, imaginem as barreiras socias e culturais, imaginem que falar está muito distante do fazer, imaginem um PAÍS COMO O BRASIL, TALVEZ POSSAMOS DEIXAR DE DEMAGOGIA , SEM FALAS INÚTEIS E QUE NÃO SERVEM PARA COISA ALGUMA, NÃO NOS LEVA A LUGAR ALGUM.

    1. Levaremos quanto tempo,ate enchergarmos que nos levam pelo caminho errado na hora de votar, e que serao mais quatro anos de mendicancia,voltando pelo mesmo caminho demagogico.Vejamos, o presidente baicha os impostos dos grandes industriais para vender mais carros das industrias internacionais e fortalecer os paises ricos pegados pelo grande esquma de ladroegem internacional dos quais eles mesmo fazem parte,o governador baicha os impostos dos conbustiveis para os (enpresarios) do setor de transporte,o secretario pede mais viaturas novas,diminue os impostos pros industriais que monopolizam o cimento.deicha os banqueiros fixarem taxas de juros,as operadoras de telecomunicaçoes roubam os creditos dos usuarios,os hospitais publicos encaminhan os enfermos para clinicas particulares previamente escolhidas,algumas os donos sao diretores ou funcionarios de hospitais publicos,dinheiro para festa guei e distribuiçao de camisinhas,con alegaçao de que festa guei atrai turistas,verba para clinicas particulares fazerem ligaçoes de trompas nas mulheres,E A FAMILIA COMO E QUE FICA?Ha sim para estas os ditames burocraticos da lei subserviente do poder,ou qualquer esmola,vale refeiçao vale gas,vale tudo nas altas esferas,para dar continuidade a estes progetos de modos a dificultar que as classes mais humildes usufruam de seus direitos.Mas entretanto vimos algumas grandes obras de engenharia o que serve de colirio.Agrande evoluçao mesmo foi do crime que antigamente era crimes que devian ser conbatidos, hoge e crime organizado,o viciado era viciado devia ser tratado, hoge e socio do crime organizado,que por sua vez se orgulha ditadura burocratica no Brasil de hoge.Este comento me tras saudades da minha professora de moral e civica e do hino nacional,mas deichando o saudosismo,vamos en frente aida da tempo de fazer diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.