ONG TRANSPARÊNCIA BRASIL TOCANDO DE LEVE NA IMPRENSA MANAUARA

9

A quantidade de candidatos eleitos na eleição passada e suas definitivas cassações, proporcionando novas eleições, tem causado vários comentários em seguimentos democráticos ligados ao tema Ética na Política.

São comentários que vão desde os tipos de candidatos sem nenhum espírito democrático, passando pela lentidão da justiça, até a indiferença da imprensa ou sua adesão à um candidato de sua preferência.

No primeiro caso, são visíveis candidatos que se lançam em uma campanha eleitoral com o único objetivo: usar o parlamento ou o executivo para benefício próprio. Em linguagem mais popular: enriquecer, como já é notório no Brasil.

No segundo caso, tem candidato na campanha eleitoral que não é candidato dado sua situação perante a justiça eleitoral. Seu registro encontra-se em julgamento, mas como pode recorrer em instâncias jurídicas, se candidata e as vezes até é eleito, embora alguns sejam definitivamente cassados. Mas até aí vários eleitores foram enganados, e tiveram seus votos anulados perdendo a força democrática que é eleger alguém que seja politicamente engajado nas questões do Bem Comum.

No terceiro caso, surge a alienação da imprensa que não tem do jornalismo o conceito de serviço público, além de deter em seus quadros redacionais a maior parte de jornalistas e repórteres anestesiada para causas políticas/democráticas.

A ÉTICA NA TRANSPARÊNCIA BRASIL

A ONG Transparência Brasil é uma entidade política com maior atuação em todos os signos ligados diretamente ou indiretamente às questões da democracia. Sua ação visa, principalmente, a criação de uma consciência política/social no Brasil capaz de mudar o quadro irracional que predomina sobre o conceito de política, onde os candidatos corruptos ainda atuam livres, ousados e muito bem amparados por segmentos sociais.

Consultada sobre esta ocorrência: às novas eleições, o seu diretor-executivo – cientista político e filósofo – Cláudio Weber Abramo, respondeu com notas éticas que tocam diretamente no tipo de jornalismo que predomina em Manaus. Mormente neste momento em que temos um prefeito cassado em primeira instância pela excelsa juíza Maria Eunice Torres do Nascimento, que é tratado por esta imprensa como se nada tivesse ocorrendo, deixando um claro entendimento que para ela ele é um justo eleito, em seu justo lugar.

Sobre a candidatura de candidatos sob julgamento, ele afirmou que mostra a “extraordinária lentidão” da justiça brasileira. Quanto aos candidatos “impugnáveis”, disse que “a informação chega muito poluída . A população não tem informação suficiente sobre os candidatos, sobre o desempenho dos políticos de um modo geral. Como esperar que o eleitor vote bem se não tem informação. Não há órgãos de comunicação (locais) independentes o necessário”.

É certo que trata-se de uma amostragem da condição ética jornalística do Brasil, mas que cabe muito bem para o tipo de imprensa que vigora em Manô, cabe. Como dizem os que dançam valsa: “Cabe como uma luva”! Ou uva. De qualquer sorte passa pela mão.

9 thoughts on “ONG TRANSPARÊNCIA BRASIL TOCANDO DE LEVE NA IMPRENSA MANAUARA

  1. necessito de modelo de ata para fundar ou criar uma ong no meu município, ou à inclusão de uma associassão na ong transparencia, como fazer?

    Moro na cidade de Laranjeiras do Sul, estado do Paraná, e, alem de não concordar com a corrupção no meu país, estou indignado com a corrupção no meu município.

    Uma ação judicial custa caro e tenho que bancar caso queira ver algumas coisas públicas esclarecidas.

  2. Companheiro Milton,

    Você pode conseguir modelo de atas de fundação, bem como de estatuto e informações sobre como fundar uma ONG no site da ABONG, Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais.

    O link é esse:

    http://www.abong.org.br/

    Boa Sorte!

  3. Boa noite Gostaria de fazer uma sugestão

    Após várias e constantes decepções com a política brasileira, decidi fazer um movimento nacional pela não reeleição de ninguém no poder legislativo (municipal, estadual e principalmente no Congresso). Chega de manter no poder “políticos de carreira” que ficam no cargo por mais de 20 vinte anos (como ACM, Roberto Jeferson e outros). Não tenho condições de criar um site ou de fazer propaganda. Por isso resolvi entrar em contato com ONGs e movimentos pela ética na política para divulgar a idéia. Por favor, divulguem a campanha em seu site e levem a idéia para outras organizações. Tenho certeza que se tivéssemos um Congresso Nacional formado apenas por pessoas que nunca ocuparam cargos políticos, as coisas seriam diferentes.
    Agradeço a oportunidade do contato e solicito uma resposta mesmo que vocês não tenham gostado da idéia.
    Obrigado.

    Atenciosamente,

    Alexandre Silva de Oliveira

  4. Como cidadão brasileiro que sou e observador das coisas inerentes
    a todos nós brasileiros,não me canço de fazer uma pergunta,para
    que 514 deputados federais e 81 senadores em Brasilia,sem cumprir
    com suas obrigações,já que todos brasileiros somos obrigados a votar obrigatoriamente,mas,os políticos não cumprem com as suas obrigações com todos os brsileiros.Na minha ótica,1 deputado e
    1 senador de cada estado representaria muito bem o seu estado em
    Brasilia,essa carga é muita pesada para os brasileiros,afinal os brasileiros não crucificou cristo para sofrer tanto assim,cadê as reformas políticas,é bom lembrar no voto facultativo já,a não
    obrigatoriedade de servir o nosso brioso Exército Brasileiro,pelo
    qual tenho um grande respeito,a reforma tributaria porque pagamos
    muitos impostos,parece-me que somos 1 lugar em cobranças de impos
    tos no mundo.O povo brasileiro continua escravo do governo,traba-
    lha para pagar impostos,comer e vestir mau,quando é que os gover-
    nos vão verdadeiramente investir na educação do nosso povo,essa
    historia de analfabetos nunca vai acabar,será?Se todos quisessem
    juntos acabariam com esse fantasma,um pais que quer crescer,in-
    veste na educação,saúde,segurança pública de qualidade,o que não vem acontecendo no Brasil,acontece timidamente,a reforma do judi-
    ciario,código penal já,inclusive é possivel sim levar a educação
    básica para os presidios brasileiros,porque não cursos técnicos
    e até mesmo curso superior,o Brasil é um pais muito rico e muito
    desigual,todos nós brasileiros somos desrespeitados,fala-se tan-
    to em direitos humanos,mas não se resolve nada,o estado que deve-
    ria dar exemplo é o primeiro a garfar pelas costas o trabalha-
    dor,seja ele funcionario público das três esferas ou da inicia-
    tiva privada,chego pensar que Brasilia é um outro pais,que não é Brasil,porque,principalmente o parlamento é um “lamento”ganham
    igual a alguns parlamentos de 1 mundo.Isso é muito vergonhoso,de-
    veriam ter um salario compativel com o que fazem,que aliás,não
    trabalham em prol dos seus eleitores,e sim dos seus interesses
    pessoais e de grupos escusos,o povo brasileiro é maltratado des-
    de de quando o Brasil foi supostamente descoberto.

  5. Talvez as ONGs sejam as poucas maneiras que temos para desmascarar políticos corruptos, em especial aqueles dos pequenos municípios, onde o povo muito pouco tem, e este muito pouco lhe são tirados. Gostaria de saber se com a criação da ONG no Município, temos o direito legal de periodicamente verificar a documentação da Prefeitura Municipal.

    1. Com a Lei da Ficha Limpa, é a vez ou nunca mais, da retirada de alguns políticos que sem nunhum compromisso, se dizem representantes do povo, o que nunca foram, a não ser representantes deles próprios.”O povo pra eles são bobalhões”.
      Acordão meu povo! vamos renovar o Congresso!
      A hora agora é nossa.

  6. As vezes me pergunto: ” Porque a corrupcao nao Brasil nao e juridicamente considerado um ato de terrorismo? ” Um terrorista
    mata muitos com com suas acoes, um corrupto tambem ! Muitas coisas
    tipo escolas, hospitais, estradas deixam de ser construidas porque
    roubam a verba e muitos morrem e enquanto isso os filhos desses ladroes se esbaldam com parte dessas verbas em baladas, viagens,
    etc. Talvez ate mesmo a pena de morte deveria ser aprovada nesses
    casos pois assim a coisa se endireitava e na verdade so iriam morrer
    um ou dois porque o resto como covarde que sao, desistiriam da
    politica, se mudariam para outro pais ou algo assim ja que esse e o
    unico interesse deles na politica, ROUBAR !

  7. Nesse lance do escandalo no systema de saude, nessa roabalheira e discaso dos medicos, seria maravilhoso se dessem a eles uma punicao a altura. Como foi roubado muito dinheiro, deveriam entao
    embargar todos os bens deles e parentes proximos durante e tempo e
    nesse tempo fizessem um sindicancia, uma minuciosa investigacao e calculasse tudo, horas, dias e etc e transformasse tudo em numeros,
    dinheiro ! Dai entao fizesse a apropriacao dos bens que cobrisse
    todo o dinheiro roubado, restituindo tudo incluindo juros e correcao. E se Deus ajudar aguns deles que ficassem bem pobres ao
    ponto de um dia enfrentar uma fila num hospital publica em busca de
    uma vaga ou uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.