BAIRRISMO DA IMPRENSA BRASILEIRA NÃO SUPORTA O TALENTO DE MESSI
Pela Copa Del Rey, o Barcelona foi o Vicente Calderón, em Madrid, enfrentar o Atlético da cidade, carinhosamente conhecido como Rojiblancos, ou Atleti. A vaga em disputa era para as quartas-de-final do torneio, uma espécie de Copa do Brasil, mas da Espanha.
Messi deu show, e o Barça venceu por 3 a 1. Pulularam zil manchetes: “O Extraterrestre”, “Show!”, “O Gênio do Camp Nou”, “MessiMaravilla!”.
Mas o que chamou a atenção, jornalisticamente falando, foi a forma como a BandNews deu a notícia. Após mostrar os gols da partida, e o momento em que Messi foi aplaudido de pé pela torcida adversária e pelos culés, a “notícia” continuou, mostrando que não apenas La Pulga foi aplaudido pelos adversários. Destilando sangue e fel pela boca, os repórteres saíram a mostrar que Robinho também já foi aplaudido pelos colombianos, que Ronaldo também já foi aplaudido pelos adversários, que Ronaldinho também o foi, e que o jogador que mais foi apludido de pé pelos adversários foi… Pelé.
A pergunta é: o que os aplausos a Messi, de uma partida recente, tem a ver com os aplausos passados de Robinho, Ronaldinho, Ronaldo, e até Pelé? Porque não mostrar também os aplausos da torcida amarilla a Riquelme (Villareal) e Maradona, na Copa de 1986 e na de 1990, quando os napolitanos deixaram a azurra de lado para torcer pelos albicelestes?
Resposta: ressentimento, inveja, bairrismo. Anti-jornalismo debilitado epistemologicamente. Não é possível ao futebol brasileiro, que se esgoela de patriotismo quando um “gol verde-e-amarelo” pinta pelos gramados europeus (o colonialismo econômico também se dá pelo orgulho do conterrâneo vencedor em terras alienígenas), não suporta o sucesso do rival. Como todo ser tomado pela má consciência (Nietzsche), que imobiliza o criar e abre as portas à decadência, não basta à ufanista imprensa braziniquim ter o melhor futebol (e nem tem…). É preciso que o adversário seja também o pior.
Daí o jornalismo braziniquim estar em igualdade de nível técnico com a atual seleção canarinho…