*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
* 6 – 3 – 3 * (e umas cositas más…)
CAMPEONATOS NACIONAIS
O campeonato brasileiro de 2008 terminou, e deixou algumas observações:
MEDIOCRIDADE DOS TIMES
Como é possível um time como o Grêmio, fraco tecnicamente, arrancar na dianteira, abrir 14 pontos de vantagem, para entregar tudo nas últimas rodadas? Como é possível que um time abaixo da crítica, como o Palmeiras, que vende seu único jogador razoável, chegar em quarto lugar e abiscoitar uma vaga na Libertadores? A resposta é simples: todos os times são nivelados, mediocrimente nivelados. Não houve um destaque no campeonato que valesse a pena a menção, não houve um time de grande jogadas, e o campeão, além do bandeirinha e das ajudinhas nas rodadas finais dos homens do apito, precisou mais da ajuda dos adversários diretos, que se auto-aniquilaram do que propriamente de seus méritos.
O QUE É QUE O SÃO PAULO TEM? NADA, MAS…
Há quem diga que é uma boa diretoria ou um bom técnico, mas na realidade a diferença entre o São Paulo e os adversários é somente a marcação. O São Paulo tem uma forte marcação, mas que é menos técnica que truculenta. Seus jogadores não medem esforços para parar as jogadas, e é especialista em não deixar o adversário jogar. No mais, não tem grandes méritos na frente e se aproveitou da fragilidade defensiva dos adversários. A própria defesa do São Paulo não é boa, mas o meio-campo garante que a bola não chegue por lá. Afirma-se que o tricolor é um time solidário, que quase todos os jogadores já fizeram gols. O são também na defesa. Se houvesse um limite de faltas cometidas, como existe no basquete, o time inteiro teria de ser substituído antes do intervalo. E não adianta procurar nas estatísticas: o São Paulo é especialista naquele tipo de falta que o árbitro não marca. Aquela que não derruba o adversário, mas desestabiliza a ponto dele perder a bola. O jogo contra o Goiás foi uma evidência disso. Daí o time ter dificuldades contra adversários de melhor porte físico, como o Fluminense.
LAMBANÇAS DIRETORIAIS E EMPRESARIAIS
O campeonato brasileiro não se tornou previsível e monótono apenas por conta da mediocridade dos elencos e do tri são-paulino. Na realidade, a possibilidade de se vencer um campeonato está nas mãos de poucos clubes, justamente aqueles que têm relações com empresas e empresários de jogadores. Dois exemplos: na penúltima rodada, o Palmeiras encarou o Vitória, e o meia Marquinhos, já negociado com a Traffic, “parceira” do verdão, tirou o pé, após o futuro colega Kleber discretamente lembrá-lo que uma boa partida pelo atual time pode prejudicar o futuro. Antes disto, o Flamengo, quando foi encarar a Portuguesa, vetou a participação de dois jogadores rubro-negros emprestados à Princesinha do Canindé. Desaparece o esporte, entra um negócio. E como em todo negócio, o risco deve ser minimizado. Preparem-se para ter sempre os mesmos times na ponta do certame. E se por acaso pintar outro, é porque a força do dinheiro chegou também por lá.
NA FALTA DE UM CRAQUE, VAI O LATERAL MESMO…
Quantos dos times que chegaram disputando título ou vaga na Libertadores depende dos seus laterais para chegar ao ataque? Flamengo, São Paulo, Palmeiras, times que, tendo suas laterais bem marcadas, desaparecem ofensivamente. Um pouco menos o São Paulo, que jogou predominantemente no contra-ataque (a defesa do técnico, que afirma que o time é ofensivo por ter o melhor ataque é pífia: gol de contra-ataque também entra na estatística), bem mais ilustrativo o Flamengo, que simplesmente desaparecia em campo quando seus laterais não eram acionados. Na ausência de um craque que componha o meio-de-campo e faça funcionar o time como um todo (como Verón, no Estudiantes, e D`Alessandro, no Inter), a correria desenfreada tomou conta do certame. Correria que é, como diria aquele clichê futeboleiro, “o elo de ligação que une” a Premier League e o Peladão. No campeonato brasileiro, que é exportador de pé-de-obra para o mundo, e que vende o jogador como craque assim que ele acerta dois passes de mais de 5 metros, por um preço que não cobriria os cordões das chuteiras de um Nilton Santos, a realidade não é diferente. Vive-se uma época estéril em talentos em todas as áreas do conhecimento humano. No futebol brasileiro, não é diferente.
A QUEDA DO VASCO PODE NÃO SER O NAUFRÁGIO DE DINAMITE
No intervalo da partida entre Vasco e Vitória, quando os baianos venciam por 1 – 0, a tevê Globo filmava na arquibancada o ex-presidente do clube, Eurico Miranda. Quem sabe, para a emissora, o pretenso salvador do clube no ano que vem, já que a ela não interessa um Vasco estruturado e pronto a brigar por um aumento das cotas de tevê. Sem contar que debaixo do paletó dos Marinho, há uma camisa rubro-negra mal disfarçada. No entanto, com 2 – 0 no placar, e o time efetivamente rebaixado, a torcida vascaína, que elegeu duas vezes Eurico para o parlamento nacional, se manifestou, gritando que a culpa pelo rebaixamento era de Eurico. Pergunta: por que neste momento a emissora não focalizou o citado, como faz a tevê italiana que dá close até em Berlusca quando o Milan está perdendo? O grito da torcida evoca dois entendimentos que podem se materializar como reais no ano que vem: um, a confiança do torcedor vascaíno no fato de Dinamite não ter tido tempo hábil nem condições para reverter o estado de miserabilidade que a administração euriquiana deixou e outro, que ser rebaixado deixou de ser “o fim dos tempos” para os grandes, desde que o Corinthians foi lá e mostrou que é possível lucrar também na série B (como aliás, já tinham feito Botafogo e Palmeiras, em menor escala).
Confira abaixo os resultados da derradeira rodada do Brasileirão, a classificação final e a listagem da artilharia.
Artilheiros:
Kléber Pereira – Santos: 21 gols.
Keirrison – Coritiba: 21 gols.
Washington – Fluminense: 21 gols.
Alex Mineiro – Palmeiras: 19 gols.
Guilherme – Cruzeiro: 18 gols.
38ª Rodada Série A – 07/12
Cruzeiro 4 – 1 Portuguesa
Figueirense 3 – 1 Internacional
Vasco 0 – 2 Vitória
Sport 4 – 3 Coritiba
Atlético/PR 5 – 3 Flamengo
Santos 0 – 0 Náutico
Goiás 0 – 1 São Paulo
Grêmio 2 – 0 Atlético/MG
Fluminense 1 – 1 Ipatinga
Palmeiras 0 – 1 Botafogo
Classificação Final do Brasileirão 2008
São Paulo – 75
Grêmio – 72
Cruzeiro – 67
Palmeiras – 65
Flamengo – 64
Internacional – 54
Botafogo – 53
Goiás – 53
Coritiba – 53
Vitória – 52
Sport Recife – 52**
Atlético/MG – 48
Atlético/PR – 45
Fluminense – 45
Santos – 45
Náutico – 44
Figueirense – 44
Vasco – 40
Portuguesa – 38
Ipatinga – 35
* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B. ** Classificado para a Libertadores como campeão da Copa do Brasil 2008.
* * *
Copa do Brasil de Futebol Feminino: as semifinais serão realizadas nesta terça-feira, mas a amazonense Nilton Lins não enfrentará as leoas do Recife. É que a escalação irregular da atleta Vanda Pantoja Sena, no jogo contra o Boa Vontade, em São Luís, no Maranhão, rendeu ao time a desclassificação. A escalação irregular já havia desclassificado o Corinthians, nas oitavas-de-finais. Agora, quem vai encarar o Sport Club do Recife é o Boa Vontade, que assumiu a vaga.
CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL
Apertura Argentino’ 08: O Boca queria abocanhar o título do Apertura já neste domingo, diante do Gimnasia La Plata, na casa dos adversários. Bastava uma vitória dos comandados de Carlos Ischia, e um tropeço do Tigre, que visitaria o Rosario Central. Mais distante, mas com chances, o San Lorenzo encararia o Independiente. Pois bem, o Boca conseguiu se complicar, e não saiu dos zeros com o Gimnasia. Melhor para o Tigre, do artilheiro Martín Morel, que saiu perdendo por 2 – 0 nos primeiros dez minutos de partida, e conseguiu a virada. Mas rindo à toa mesmo ficou o San Lorenzo, que goleou o Independiente e assumiu a ponta do torneio, que termina no próximo final de semana. O Ciclón pode garantir a taça com uma vitória simples. Caso seja o Tigre o campeão, será o primeiro caneco na primeira divisão de sua história. Tudo indefinido no certame, e a única certeza é a de que o River Plate perdeu a sua 9a partida em 18 disputadas, e deve ter como técnico – se ele aguentar o rojão, o ex-jogador Gorosito. O River pode terminar em último no campeonato, o que seria um feito histórico. Na artilharia, José Sand, do Lanús, tem agora 15 gols. Resultados:
18ª Fecha Apertura’08 – 05, 06 e 07/12
Vélez 0 – 2 Lanús
Banfield 2 – 2 Argentinos
Racing 0 – 0 Gimnasia Jujuy
San Martín (T) 2 – 0 Newell’s
River Plate 1 – 2 Godoy Cruz
Arsenal 1 – 0 Huracán
Gimnasia La Plata 0 – 0 Boca Jrs
Rosario Central 2 – 3 Tigre
Colón 0 – 1 Estudiantes
San Lorenzo 4 – 1 Independiente
Classificação
San Lorenzo – 36
Tigre – 36
Boca Juniors – 36
Lanús – 34
Newell’s Old Boys – 28
Estudiantes La Plata – 27
Gimnasia La Plata – 26
Vélez Sarsfield – 26
Arsenal – 25
Colón – 23
Argentinos Juniors – 23
Banfield – 23
Racing Club – 22
San Martín (T) – 20
Gimnasia Jujuy – 20
Independiente – 18
Godoy Cruz – 17
Huracán – 17
Rosario Central – 15
River Plate – 13
* * *
Apertura Uruguaio’ 08: e a bola finalmente voltou a rolar oficialmente no Uruguai! E no cumprimento da 12a rodada, o Danubio se segurou na ponta do campeonato, seguido de perto pelos rivais Nacional e Peñarol. Os tricolores fizeram um jogo de seis gols contra o Cerro, enquanto os aurinegros não saíram do 1 – 1 com o River Plate. Enquanto segue o enterro da primeira divisão, o recém rebaixado Fénix garante o título do Apertura ‘B’. Willian Ferreira, do Defensor Sporting e sergio Leal, do Danubio, com seis gols cada, lideram a artilharia. Resultados:
12ª Fecha Apertura’08 – 06 e 07/12
Liverpool 2 – 1 Central Español
Juventud 1 – 1 Cerro Largo
Nacional 3 – 3 Cerro
Defensor 3 – 2 Wanderers
Villa Española 2 – 0 Rampla Jrs
Bella Vista 0 – 2 Danubio
Tacuarembó 1 – 1 Racing
River Plate 1 – 1 Peñarol
Classificação
Danubio – 27
Nacional – 26
Peñarol – 23
Cerro – 23
Racing – 22
Liverpool – 22
Defensor Sporting – 21
Central Español – 16
River Plate – 15
Rampla Jrs – 13
Bella Vista – 13
Tacuarembó – 12
Villa Española – 09
Wanderers – 08
Cerro Largo FC – 08
Juventud – 05
CAMPEONATOS EUROPEUS
Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 17, os cinco primeiros são: Lyon (34), Marseille (31), Rennes (30), Bordeaux e Paris Saint-German (29). Resultados: Nantes 2 – 1 Lyon, Marseille 2 – 1 Nice, Caen 1 – 1 Rennes.
* * *
Bundesliga 2008-2009: Rodada 16, os cinco primeiros são: TSG Hoffenheim e Bayern Munique (34), Bayer Leverkusen (31), Hertha Berlin e Hamburg (30). Resultados: Bayern 2 – 1 Hoffenheim, Borussia Mönchengladbach 1 – 3 Leverkusen, Schalke 04 1 – 0 Hertha Berlin.
* * *
Premier League 2008-2009: Rodada 16, os cinco primeiros são:Liverpool (37), Chelsea (36), Manchester United (31), Arsenal (29), Aston Villa (28). Resultados: Blackburn 1- 3 Liverpool, Bolton 0 – 2 Chelsea, Manchester United 1 – 0 Sunderland.
* * *
Liga Sagres 08/09: Rodada 11, os cinco primeiros são: Benfica (25), Leixões* (23), Sporting Lisboa (22), FC Porto e Nacional (20). Resultados: Marítimo 0 – 6 Benfica, Estrela Amadora 1 – 3 Sporting, Vitória de Setúbal 0 – 3 Porto. * – Joga hoje, contra o Vitória de Guimarães.
* * *
La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 14, os cinco primeiros são: Barcelona (35), Villareal (29), Sevilla e Valência (27), Real Madrid (26). Resultados: Barcelona 4 – 0 Valencia, Villareal 3 – 3 Getafe, Real Madrid 3 – 4 Sevilla.
* * *
Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: Internazionale (36), Milan e Juventus (30), Napoli (27), Fiorentina (26). Resultados: Lazio 0 – 3 Inter, Milan 1 – 0 Catania, Lecce 1 – 2 Juventus.
* * *
Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 14, os cinco primeiros são: AZ Alkmaar (32), Ajax (29), FC Twente (27), NAC Breda (26), PSV Eindhoven (25). Resultados: AZ Alkmaar 2 – 0 Heracles Almelo, Volendam 1 – 2 Ajax, NAC Breda 0 – 4 ADO Den Haag.