EXAME ESCOLAR PARA JOVENS E ADULTOS DOS PRESÍDIOS
Nos dias 13 e 14 de dezembro, em 378 prisões, serão realizadas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA em todos os estados que aderiram ao exame.
As inscrições, que se encerram no dia 14 deste mês corrente, são gratuitas, e podem ser realizadas pela internet, correios, e ainda pela página eletrônica do INEP– Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Para isso, o candidato deverá ter a idade mínima de 15 anos, para avaliação no Ensino Fundamente, e 18 anos, mínima para o Ensino Médio.
Uma boa observação é que os candidatos cujas cidades não fizeram adesão, sabe-se lá por que, podem inscrever-se na cidade mais próxima onde haverá provas.
O candidato poderá inscrever-se para todas as áreas de cada etapa, se assim for sua necessidade, ou para só uma. Mas terá que ser aprovado em cada matéria, separadamente, com nota mínima determinada pela instituição. Aprovado, certificado, é só correr para o abraço.
OBJETIVO DO EXAME
-
Avaliar as competências e habilidades básicas dos jovens e adultos, que, por percursos múltiplos, não conseguiram, na idade considerada escolar, cursar o ensino regular.
DAS DISCIPLINAS
-
Ensino Fundamental – Língua Portuguesa; Língua estrangeira moderna; Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia; Matemática e Ciências Naturais.
-
Ensino Médio – Áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciência da Natureza e suas tecnologias.
Vamos lá, moçada! Como diz o filósofo italiano, Toni Negri:
“A vida é uma prisão quando não a construímos, e quando o tempo da vida não é apreendido livremente. É possível ser livre tanto dentro quanto fora da prisão. A prisão não é uma falta de liberdade. Assim como a vida não é liberdade. Pelo menos a vida do trabalhador. O fato é que é preciso viver as paixões positivas. Aquelas que nos fazem criar tanto dentro quanto fora da prisão. As paixões positivas são as que constroem as comunidades, que libertam as relações e determinam a alegria. Não se tem que passar pela privação, não é uma condição da filosofia.”
Filosofia = Vida = Criação.
Para saber se haverá prova no seu município:
http://www.inep.gov.br/download/encceja/2008/Codigo_Municipio_Adesao_2008.xls
Para inscrever-se via internet, é só acessar: