*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: Para ficar na temática do Superclasico, o ‘Chagão!’ quer saber: quem é o maior artilheiro dos confrontos entre Boca Juniors e River Plate, de um e de outro lado? Está fácil.

CONTA OUTRA, LEONOR!

Continuando o papo sobre a crise econômica dos clubes, a Leonor traz um texto do craque das letras tortas, Eduardo Galeano, mostrando que o dinheiro passa por caminhos onde muitos torcedores nem imaginam, e que crise financeira só mesmo nos clubes, porque nos patrocinadores…

OS ANÚNCIOS AMBULANTES

(In Futebol ao Sol e à Sombra, de Eduardo Galeano)

“Em meados dos anos cinquenta, o Peñarol assinou o primeiro contrato para estampar publicidade nas camisas do time. Des jogadores apareceram com o nome de uma empresa no peito. Obdulio Varela jogou com a camisa de sempre, e explicou:

– Antes, nós, os negros, éramos puxados por um argola no nariz. Esse tempo já passou”.

Hoje em dia, cada jogador é um anúncio que joga.

Em 1989, Carlos Menem disputou uma partida amistosa vestindo a camisa da seleção argentina, junto a Maradona e os outros. Vendo-o pela televisão, a gente se perguntava se ele era o presidente da Argentina ou da Renault: Menem tinha estampado no peito uma enorme inscrição daquela empresa automobilística.

Nas camisetas das seleções que participaram do Mundial de 94, a marca Adidas ou Umbro era mais visível que o escudo nacional. No uniforme de treino da seleção alemã, junto à águia federal aparece a estrela da Mercedes Benz. A mesma estrela ilumina as roupas do VfB Stuttgart. O Bayern Munich, por seu lado, prefere os carros Opel. A indústria de embalagem Tetra Pak patrocina o Eintracht Frankfurt. Os jogadores do Borussia Dortmund promovem apólices de seguros Continentale e os do Borussia Mönchengladbach, a cerveja Diebels. Talcid e Larylin, produtos da empresa Bayer, aparecem nas camisas das equipes que usam o nome da empresa em Leverkusen e Uerdingen.

É mais importante a publicidade no peito do que o número nas costas. Em 1993, o time argentino Racing, que não tinha quem o patrocinasse, publicou um anúncio desesperado no jornal Clarín: “Procura-se sponsor…”. E a publicidade é mais importante, também, que os santos costumes que, pelo que dizem, o esporte promove. Naquele mesmo ano, quando os excessos nos estádios do Chile tomavam proporções alarmantes e se proibia a venda de álcool durante as partidas, a maioria dos times chilenos da primeira divisão oferecia bebidas alcoólicas – cerveja ou pisco – nas camisas de seus jogadores.

A propósito de santos costumes, já faz alguns anos que um milagre do Papa transformou o Espírito Santos em banco de crédito. Atualmente, o time italiano Lazio tem como sponsor o Banco di Santo Spirito. Vendo suas camisas, é como se cada jogador fosse um caixa de Deus.

No final do primeiro semestre de 1992, a empresa italiana Motta fez as contas: sua marca, que os jogadores do Milan ostentavam no peito, tinha sido vista 2250 vezes nas fotos dos jornais e tinha aparecido em primeiro plano durante seis horas na televisão. Motta tinha pago ao Milan quatro milhões e meio de dólares, mas suas vendas de pão doce e outras guloseimas tinham aumentado em quinze milhões naquele mesmo período. Outra empresa italiana, a Parmalat, que vende derivados de leite em quarenta países, teve um ano de ouro em 1993. Sua equipe, o Parma, ganhou pela primeira vez a Recopa Européia, e na América do Sul foram campeões o Palmeiras, o Boca e o Peñarol, três equipes que exibem sua marca na camisa. Erguendo-se sobre dezoito empresas concorrentes, a Parmalat se impôs no mercado brasileiro, pela mão do futebol, enquanto também abria caminho entre os consumidores da Argentina e Uruguai. Além disso, dito de passagem, a empresa se tornou dona de vários jogadores sul-americanos: não só das camisas, mas também das pernas. No Brasil, comprou por dez milhões de dólares Edilson, Mazinho, Edmundo, Cléber e Zinho, que jogam ou jogaram na seleção nacional, e outros sete jogadores do Palmeiras. Os interessados em adquirí-los devem dirigir-se à sede da companhia, em Parma, na Itália.

Desde que a televisão começou a mostrar de perto os jogadores, toda sua indumentária foi invadida, da cabeça aos pés, pela publicidade comercial. Quando um astro demora para amarrar as chuteiras, não é por inabilidade dos dedos, mas por astúcia do bolso: está exibindo a marca Adidas, Nike ou Reebock em seus pés. Já nas olimpíadas de 1936, que Hitler organizou na Alemanha, os atletas vencedores mostravam as três barras da Adidas em suas chuteiras. No campeonato mundial de futebol em 1990, as barras da Adidas estavam nas chuteiras e em todo o resto. Dois jornalistas ingleses, Simson e Jennings, observaram que na partida final, disputada pela Alemanha e a Argentina, somente o apito do árbitro não pertencia à empresa. Da Adidas era a bola e tudo que cobria os corpos dos jogadores, do árbitro e dos bandeirinhas”

LINHA DE PASSE

Caiu, ou pediu demissão, como se quiser encarar a questão, o fato é que o técnico Alfio Basile, da Argentina, é agora ex. Segundo a imprensa local, estão cotados par seu lugar o técnico da seleção olímpica, Sérgio “Checho” Batista, em doblete com Dieguito Maradona. Bom sinal! Mas também correm por fora o ex-jogador e atual River Plate, Diego Simeone, Miguel Ángel Russo, ex-Boca e atual San Lorenzo, dois bons técnicos da nova geração. No entanto, segundo as últimas notícias, El Virrey, Carlos Bianchi, considerado um dos melhores treinadores do mundo, e de quem Russo é discípulo, está cotadíssimo e teria acenado com um sim ao presidente da AFA, Julio Grondona. A Argentina tem uma escola de técnicos, que vem de longe, e conta com teóricos do futebol-arte, ofensivo (como César Menotti, El Flaco, que venceu como técnico a copa de 1978) e do futebol de resultados, onde a tática predomina, mas sem detrimento da técnica (como Carlos Bilardo, El Narigón, que venceu a copa de 1986). Marcelo El Loco Bielsa tmbém é conhecido mundialmente pelas experiências táticas que faz em campo. Atualmente é técnico da seleção chilena, adotando o 3-3-1-3, que derrubou a Argentina e seu técnico. Lá, como cá, a questão da fuga de capitais e de talentos para a Europa é um elemento que corrói a estrutura das respectivas seleções nacionais. No entanto, os vizinhos levam vantagem quando o quesito é o treinador: lá, o treinador que não conseguiu dar uma cara ao time, saiu, e boas opções podem substituí-lo. Aqui, nem uma coisa, nem outra.

* * *

Um outro aspecto que diferencia os treinadores brasileiros dos argentinos é a consciência: enquanto os melhores do Brasil são limitados epistemologicamente e reduzem a sua existência pública a declarações de partidas e resultados, os portenhos têm, em geral, um vocabulário mais extenso, são capazes de estabelecer comparações, analogias, sair do assunto “futebol” sem fazer feio, discutem e defendem suas idéias publicamente e entram em conflito, não por conta de algum clássico somente, mas por defenderem uma idéia do que seja o futebol. Implicam e debatem a questão da miserabilização do futebol local, e não se imiscuem da discussão política. São, é claro, arrogantes, creditam-se muitas vezes uma força que não têm, mas estão longe da truculência de um Luxemburgo. Eles tem finesse.

* * *

E o futebol, a despeito da FIFA, ainda continua sendo usado para congregar as pessoas. Na Espanha, na província de Córdoba, está rolando o Campeonato do Mediterrâneo de Futebol de 7, conhecido também como Loucos pelo Arremate! Os times são formados por membros de diversos coletivos e associações de enfermos mentais da Espanha e de vários países europeus, e congrega mais de 350 pessoas, entre enfermos, especialistas, parentes e amigos. Além do futebol, acontecem exibições de cinema, como os das campanhas “Não Julgue pela Cara” e “Acabar com o Estigma”, além de palestras e grupos de discussão. De Manaus, não consta que tenha sido enviado nenhum time, mas entre os jogadores, o boato é que os italianos estão loucos pelo título…

* * *

E saiu a tradicional lista de jogadores que disputarão a premiação da revista francesa France Football. No ano passado, o leitor intempestivo deve lembrar, levou a bola de ouro o “craque na lei da gravidade”, Kaká. Este ano, a disputa, dizem os “especialistas”, deve ficar entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Se contarmos que o destaque da Libertadores foi o também ponta-direita Guerrón, no futebol, como nas eleições em Manaus, a direita fez a festa. Outro detalhe é que em uma seleção de conjunto e não de individualidades, todos são destaques: mais da metade do time titular da Espanha foi indicada. Este ano, somente Kaká dos brasileiros está na lista, e por educação (ou quem sabe por apêgo à incoerência, mas numa lista com Adebayor…). No entanto, se tomarmos a lista por origem, teríamos 3 brasileiros, somando-se o luso Pepe e o espanhol Marcos Senna. Abaixo a lista, por nacionalidade:

  • Leo Messi, Sergio Aguero – Argentina;

  • Xavi Hernandez, Cesc Fabregas, Fernando Torres, David Villa, Iker Casillas, Sergio Ramos, Marcos Senna – Espanha;

  • Pepe, Cristiano Ronaldo – Portugal;

  • Samuel Eto’o – Camarões;

  • Ruud Van Nistelrooy, Rafa van der Vaart, Edwin van der Sar – Holanda;

  • Didier Drogba – Costa do Marfim;

  • Kaká – Brasil;

  • Frank Lampard, Wayne Rooney, Steven Gerrard – Inglaterra;

  • Michael Ballack – Alemanha;

  • Luca Toni, Gianluigi Buffon – Itália;

  • Zlatan Ibrahimovic – Suécia;

  • Karim Benzema, Franck Ribéry – França;

  • Yuri Zhirkov, Andriy Arshavin – Russia;

  • Nemanja Vidic – Sérvia;

  • Emmanuel Adebayor – Togo;

CAMPEONATOS NACIONAIS

E a rodada foi azul! Mas não o azul do Grêmio, que deixou escapar a chance de se afastar do segundo colocado, enquanto a Lusinha colocou o Flu de volta na zona. O azul que predominou foi o do Cruzeiro, que encosta e quer o caneco. Na rodada dos clássicos regionais, que estava em cima se deu bem, e quem estava embaixo, lá ficou. É de se temer a derrota vascaína para o Flamengo, pois uma queda do Vasco para a segunda divisão pode significar o retorno do reprimido, uma versão carioca da briga Serafim-Amazonino, sem que Dinamite tenha tido, é claro, os quatro anos para mostrar seu trabalho. Esperemos que ele tenha sucesso. Em São Paulo, o tricolor fez primeiro tempo equilibrado com o Palmeiras, nas chances, nas expulsões e na pancadaria. No final, um surpreendente 2 a 0 do São Paulo, que foi sucedido por um não menos surpreendente empate dos verdes. Morrerão abraçados? Só as oito rodadas restantes dirão. Kléber Pereira, do Santos, continua com 20 gols, na artilharia do torneio, e lá estacionou. Resultados:

30ª Rodada Série A – 18 e 19/10

Botafogo 0 – 1 Santos

Internacional 2 – 1 Atlético/PR

Figueirense 1 – 1 Ipatinga

Vitória 2 – 2 Fluminense

Palmeiras 2 – 2 São Paulo

Coritiba 1 – 1 Goiás

Atlético/MG 0 – 2 Cruzeiro

Vasco 0 – 1 Flamengo

Sport 2 – 2 Náutico

Portuguesa 2 – 0 Grêmio

Classificação*

Grêmio  –  56

Cruzeiro  –  55

Palmeiras  –  55

São Paulo  –  53

Flamengo  –  52

Botafogo  –  46

Internacional  –  46

Coritiba  – 46

Goiás  –  45

Vitória  –  44

Sport Recife  –  41

Atlético/MG  –  37

Santos  –  36

Figueirense  –  34

Náutico  –  31

Portuguesa  –  31

Fluminense  –  31

Atlético/PR  –  28

Ipatinga  –  28

Vasco  –  27

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

* * *

Corinthians praticamente carimba o passaporte para a série A em plena boa terra. . Já está na primeira, e vai deslizando preguiçosamente nas rodadas finais da série B. Enquanto isso, Avaí, Vila Nova, Santo André, Barueri, Ponte Preta e Bragantino se arvoram pelas três vagas restantes. A briga para compor a terceirona também é acirrada, e América de Natal, Fortaleza e Criciúma ainda devem se degladiar até as rodadas finais. Túlio tem 23 gols e continua liderando a artilharia. Confira os resultados:

31ª Rodada Série B – 14, 17 e 18/10

Ceará 1 – 0 Barueri

Santo André 2 – 1 Vila Nova

Paraná 1 – 3 Brasiliense

Criciúma 1 – 0 Bragantino

Marília 2 – 1 América/RN

Gama 0 – 3 Avaí

Bahia 0 – 3 Corinthians

CRB 0 – 2 Juventude

Ponte Preta 2 – 2 Fortaleza

ABC 2 – 1 São Caetano

Classificação*

Corinthians  –  67

Avaí  –  56

Santo André  –  55

Barueri  –  51

Vila Nova  –  51

Ponte Preta  –  48

Bragantino  –  48

Juventude  –  46

Ceará  –  44

São Caetano  –  43

Bahia  –  42

ABC/RN  –  39

Brasiliense  –  37

Paraná Clube  –  37

Criciúma  –  36

Fortaleza  –  35

América/RN  –  34

Marília  –  34

Gama  –  32

CRB  –  18

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

* * *

Série C do Brasileirão: duas rodadas, uma na quinta-feira, outra neste domingo, modificaram a tabela do octogonal final da série C. Na quinta-feira, o Águia de Marabá venceu em plena Arena da Floresta o Rio Branco, por 3 a 2, e neste domingo, em casa, despachou o Brasil de Pelotas, por 2 a 1. Agora, o time paraense é o terceiro colocado na classificação. Já o Rio Branco, além de perder em casa na quinta-feira, perdeu também no domingo, em Campinas, por 3 a 1, para o Guarani, que lidera o certame. Os acreanos amargam a lanterna, com apenas um ponto conquistado.

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: Dia de SUPERCLASICO na Argentina, quando o país para e, mesmo quem não torce para nenhum dos dois, assiste ao embate naquele que é o maior clássico do mundo, à frente de Barcelona e Real Madrid. E o jogo teve dois nomes: Riquelme e Viatri. O veterano xeneize fez exímio segundo tempo, dominando o meio-campo, enquanto o jovem artilheiro, com a responsabilidade de substituir Loco Palermo, não fez feio, e marcou o gol solitário da vitória. Já do lado do River, vaias, apupos e pedidos de raça por parte de uma torcida que viu seu time não render, perder e ser inferior, mesmo jogando praticamente um tempo inteiro com um a mais, depois que Ibarra foi expulso. Mas melhor que vencer o arqui-rival na casa dele, dizem os torcedores auri-azuis, é vencer e vê-los na ponta de baixo da tabela. Mesmo assim, ninguém segura o San Lorenzo, que venceu e tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Na artilharia, José Sand, do Lanús, convocado para la albiceleste na última participação de Basile, continua com 10 gols. Resultados:

10ª Fecha Apertura’08 – 17, 18 e 19/10

Argentinos Jrs 2 – 0 Huracán

Estudiantes 2 – 0 Gimnasya Jujuy

Colón 1 – 2 Independiente

San Lorenzo 1 – 0 San Martín (T)

Tigre 3 – 0 Lanús

Arsenal 3 – 3 Vélez

Banfield 1 – 0 Racing

River Plate 0 – 1 Boca Jrs

Godoy Cruz 0 – 0 Newell´s

Rosario Central 0 – 1 Gimnasya La Plata

Classificação

San Lorenzo  –  25

Tigre  –  20

Newell’s Old Boys  –  18

Boca Juniors  –  17

Vélez Sarsfield  –  16

Lanús  –  15

Estudiantes La Plata  –  14

Arsenal  –  14

San Martín (T)  –  13

Banfield  –  13

Gimnasia La Plata  –  13

Independiente  –  13

Racing Club  –  12

Colón  –  11

Godoy Cruz  –  11

Argentinos Juniors  –  10

Gimnasia Jujuy  –  10

Huracán  –  09

River Plate  –  08

Rosario Central  –  08

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: Nacional joga mal, mas vence e continua liderando a corrida pelo título. Peñarol goleia, mas amarga um sétimo lugar. Tal como no Brasileirão, o certame charrua tem times muito nivelados, e os mais reforçados, como o próprio Peñarol, não consegue decolar. Mas tudo pode acontecer ainda. O goleador ainda é Sergio Leal, do Danubio, com 5 gols. Resultados:

07ª Fecha Apertura’08 – 18 e 19/10

Wanderers 0 – 1 Nacional

Cerro Largo 1 – 1 Liverpool

Villa Española 0 – 3 Cerro

Racing 1 – 0 Bella Vista

Juventud 0 – 3 Peñarol

Tacuarembó 1 – 1 River Plate

Defensor Sporting 2 – 0 Central Español

Rampla Jrs 1 – 0 Danubio

Classificação

Nacional – 16

Cerro – 15

Liverpool – 13

Defensor Sporting – 12

Racing – 12

Danubio – 12

Peñarol – 11

River Plate – 10

Bella Vista – 10

Rampla Jrs – 09

Tacuarembó – 07

Central Español – 06

Wanderers – 04

Villa Española – 03

Cerro Largo FC – 03

Juventud – 01

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: rodada 9, e somente o Marseille continua na perseguição ao Lyon, um ponto atrás. Enquanto os tricolores empataram com o Lille em 2 a 2, os marselheses venceram fora de casa por 3 a 1 o Valenciennes. Em terceiro vem o Le Mans, que venceu por 2 a 0 o Nancy. Bordeaux e Toulouse completam os cinco primeiros.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Hamburgo segue na liderança e o TSG Hoffenheim sobe uma posição e fica numa surpreendente vice-liderança. Enquanto os líderes, com 17 pontos, empataram com o Schalke 04, os vice-líderes empurraram sonoros 5 a 2, fora de casa, no Hannover 96. Em terceiro lugar, vem o Leverkusen, que venceu por 2 a 0 o Frankfurt. Hertha Berlin e Borussia Dortmund completam os cinco primeiros colocados após a rodada 8.

* * *

Premier League 2008-2009: Chelsea e Liverpool mantém a ponta compartilhada nesta rodada 8. Enquanto os azuis foram a Middlesbrough e massacraram por 5 a 0 os locais, os vermelhos sofreram em casa para vencer o Wigam Athletic, por 3 a 2. Em terceiro e três pontos atrás, o Hull City, que venceu o West Ham, por 1 a 0. Arsenal e Manchester United completam os cinco.

* * *

Liga Sagres 08/09: a liga portuguesa retorna com a sexta jornada assim que soubermos quem será o “novo”

prefeito de Manaus.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: A Internazionale pula na frente na corrida, deixando Lazio e Udinese para trás. Os nerazurri golearam a Roma em pleno Estádio Olímpico, por 4 a 0. Em segundo lugar vem o Napoli, que surpreende e venceu a Juventus por 2 a 1. A Udinese empatou com o Lecce em 2 gols, e está em terceiro, dois pontos atrás da Inter. Catania e Milan completam os cinco primeiros, na rodada número 07.

* * *

La Liga BBVA Espanha 2008/2009: jornada 07 e o Valência segura firme a liderança, após golear por 4 o Numancia. O Sevilla chegou ao segundo posto, batendo o Almería por 1 a 0, enquanto o Villareal caiu para terceiro, no empate sem gols com o Espanyol. Barcelona e Real Madrid completam os cinco.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: rodada 6, e com direito a novo líder: o NAC Breda, que faturou por 2 a 1 o confronto com o PSV Eindhoven. Ex-líder, o Gronigen perdeu para o Ajax pela mínima. Em terceiro, o AZ Alkmaar, que venceu fora de casa o De Graafschap, 2 a 0. PSV e Heerenveen completam os cinco primeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.