AS FARPAS E OS AFAGOS DA PARCIAL IMPRENSA MANONIQUIM NAS ELEIÇÕES
Manchete do jornal A Crítica traz de bandeja ao (e)leitor intelectivamente preguiçoso o mote: “candidatos trocam farpas no segundo turno”.
Enquanto afaga um, a imprensa ataca o outro. Ao afirmar que os candidatos trocam farpas, o jornal A Crítica (não seria Acrítica?) pretende induzir o (e)leitor a um estado de confusão, colocando os dois candidatos na mesma condição. A qualquer telespectador que assista apenas um trecho, ainda que sejam as entradas de 30 segundos na programação, percebe muito bem que as farpas voam em um sentido apenas: da direção de Amazonino para Serafim. Estranha tática para quem se considera bem acima nas pesquisas, e que precisaria somente de 4 pontos para vencer. Nada estranho, vindo do candidato Amazonino e as teratogenias eleitorais que sempre surgem quando ele está no páreo.
Não menos estranho ao olhar de quem ainda não sabe como funciona os bastidores de uma redação de jornal – que, como afirma o jornalista e escritor Xico Sá, é a garganta do dono do veículo – que o referido jornal esteja agora ao lado do mesmo candidato a quem fez oposição em 2004, incluindo aí casos de agressão de correligionários de Amazonino a jornalistas, boicote do candidato ao veículo em entrevistas coletivas, e até censura no dia da eleição, quando o jornal saiu com uma tarja preta, e a tevê e rádio A Crítica tiveram que ficar fora do ar por força do governador Eduardo ‘Ney’ Braga, aliado de Amazonino à época e agora.
JORNAL E TEVÊ: MESMO DONO, MESMO GRUPO
Enquanto o jornal Amazonas Em Tempo publica em letras garrafais brancas em fundo preto supostas acusações a Serafim feitas por um estudante de direito que trabalha para o adversário como se este fosse o supra-sumo da neutralidade, e vem editando, desde o início da campanha, uma nova Soraia a cada manchete, na tevê Manaus, a propaganda é mais “subliminar”.
Na tarde de ontem, 15 de outubro, no intervalo de um programa do SBT, a tevê Manaus colocou no ar uma propaganda de 30 segundos da campanha de Serafim. Em seguida, foi ao ar uma edição do Boletim SBT, onde a apresentadora entra com o texto, afirmando que o TRE recebeu inúmeras processos de direito de resposta e de propaganda irregular por parte “dos candidatos” a prefeito de Manaus. A matéria, no entanto, resumiu-se a uma entrevista, aparentemente na rua, com um homem, que não foi identificado, e que aparecia dizendo que sua mulher – a quem ele também não identificou – funcionária pública municipal em regime RDA (contrato temporário), estaria sendo coagida a distribuir panfletos do candidato Serafim nos sinais de trânsito, em horário de expediente, para não ter o contrato cancelado. Com a mesma efemeridade que o homem entrou em cena, saiu após fazer a acusação. Em seguida, a vinheta do Boletim SBT, e uma inclusão eleitoral de 30 segundos, desta vez, de Amazonino. Coincidência?
Certamente, a mesma coincidência que faz da tevê Manaus/SBT e o jornal Amazonas Em Tempo terem o mesmo proprietário: o empresário Otávio Raman.
Raman, que pouco aparece, recentemente foi homenageado na Assembléia Legislativa do Amazonas por relevantes serviços prestados, e censurou um blogue jornalístico de Manaus, que está impedido por lei de citar seu nome. Nas escutas feitas pela PF na operação Vorax, o nome de Raman é citado como suposto beneficiário na partilha do dinheiro desviado das licitações.
Na comunicação chamada pós-moderna, o meio é a mensagem: induzir o receptor a não decodificar a mensagem, mas “ser” a mensagem. Daí, o objetivo da imprensa ser menos o de informar do que o de con-formar. Como no restante do país, a imprensa manoniquim está a serviço do capital e dos esquemas de beneficiamento financeiro, e trocam de patrono ao sabor das verbas publicitárias do marketing personalista de governadores e prefeitos. Mas nem suspeita que o (e)leitor não compactua desta composição antidemocrática.
Daqui a pouco vai ter até hipinose e mensagens subliminares pra tentarem manipular a cabeça do povo!!
E os vendidos com grana no bolso!
quem se lasca depois é a população!
sacanagem!!!