*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: você sabe quem foi o primeiro jogador a tomar um cartão vermelho em uma partida oficial de futebol?

CONTA OUTRA, LEONOR!

Nem sempre a fama foi a principal conquista para um jogador. Se hoje em dia vale menos a camisa do time onde se joga do que os holofotes e a conta bancária, se a seleção nacional virou de vez trampolim para a Europa ou o recém descoberto e ainda inglório Oriente Médio, já houve tempo em que trocar de camisa e ganhar bem tratando com carinho a Leonor era coisa de vendido, de quem não amava o futebol e era tratado como pária. A banalidade tornou comum a troca de clubes, não sem cobrar o seu preço: torcedores mais atentos – poucos, na verdade – ficam se perguntando se o presidente do clube não irá desmontar o elenco na próxima janela de transferências européia. A maior parte da torcida continua achando culpa do técnico. Mas a questão da fama e de suas consequências é antiga no futebol. Já no início do século, tínhamos nossos “ídolos”, e eles tudo podiam. O texto abaixo é uma pequena amostra do que era o fenômeno Leônidas da Silva, o Diamante Negro – que deu o apelido ao chocolate – este sim, craque, e que viveu os dois movimentos da fama: ascensão e queda. O texto é do Museu dos Esportes.

.“A INCRÍVEL POPULARIDADE DE LEÔNIDAS DA SILVA”

(Museu dos Esportes)

Nos anos trinta, o Brasil tinha três ídolos: Getúlio Vargas (presidente do Brasil), Orlando Silva (o cantor das multidões) e Leonidas da Silva (o craque do futebol). A popularidade de Leonidas era incrível. Quem gostasse de futebol não abria mão de ir aos estádios para assistir suas jogadas imprevisíveis e seus gols maravilhosos.

Nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de setembro de 1913. Começou no Bonsucesso com 18 anos. Em 1932 foi para o Penarol do Uruguai e no ano seguinte retornou ao Brasil para jogar no Vasco da Gama. Participou na Copa do Mundo de 1934. O Brasil jogou apenas uma partida. Perdeu para a Espanha por 3×1 e o gol foi de Leonidas. Se transferiu para o Botafogo e, em 1936, estreava no Flamengo onde viveu alguns de seus melhores momentos no futebol. Brilhou na Copa do Mundo de 1938 e se tornou o artilheiro da competição com oito gols. Recebeu o apelido dos franceses de “O homem de borracha”. Antes, já era conhecido como “o rei da bicicleta” em “o diamante negro”, que mais tarde se transformou em nome de chocolate. Venceu um concurso promovido pelos cigarros Magnólia, que apontou “o maior craque do futebol brasileiro”. Leonidas venceu com 249.080 votos.

Leonidas da Silva foi duas vezes campeão carioca pelo Flamengo e depois de alguns problemas com o presidente Gustavo de Carvalho, se transferiu para o São Paulo onde encerrou sua carreira em 1951. Também conquistou cinco títulos de campeão paulista pelo clube tricolor. Hoje, com sérios problemas médicos, vive na Clínica Geriátrica Granja Viana, em São Paulo.

LINHA DE PASSE

Maradona não se esconde e critica a seleção albiceleste. Para ele, o time não poderia jogar pior do que está jogando. Uma opinião contrária à imprensa em geral, que prefere focalizar, neste momento, o esforço em classificar para a Copa 2010 do que criticar o selecionado de Basile, o porteiro de cabaré. Rusgas internas dividem o elenco, e o técnico ainda insiste em manter Román na meia cancha, quando até a mãe do jogador sabe que ele só quer jogar no Boca. O Pelusa aproveitou para dizer que aceitaria assumir o comando técnico da seleção, mas somente se tiver todas as condições para realizar seu projeto. De nossa parte, acreditamos que Maradona é importante para o selecionado albiceleste, menos como técnico do que como um elemento que está ali sempre para lembrar que a camisa argentina não é apenas um trampolim para a Europa. No Brasil, à exceção do presidente Lula, não temos um craque que faça isso.

CAMPEONATOS NACIONAIS

Rodada onde os de cima venceram e os de baixo perderam. A zona de rebaixamento não teve alterações, e no G4 somente a entrada do Flamengo e o embolamento dos líderes. Apesar dos fogos de artifício da imprensa paulista, o Palmeiras ainda não é o campeão, e num campeonato marcado pela mediocridade, daqui até o final até quem está em baixo pode chegar. O Goiás, por exemplo, faz excelente segundo turno e vem subindo. Já o fluminense, mesmo sem Renato Gaúcho, que foi brincar no Vasco, continua no rebaixamento. Dois jogos alucinantes em termos de placar: Fluminense e Coritiba, e Figueirense e Cruzeiro. Mesmo com tantos gols, a artilharia não mudou de dono nem de tamanho: Kléber Pereira (Santos) continua com 18 tentos. Resultados:

26ª Rodada Série A – 20 e 21/09

Fluminense 2 – 3 Coritiba

Goiás 4 – 1 Santos

Atlético/MG 2 – 1 Náutico

Portuguesa 3 – 1 Botafogo

Atlético/PR 0 – 0 Grêmio

Sport Recife 0 – 0 São Paulo

Figueirense 3 – 4 Cruzeiro

Palmeiras 2 – 0 Vasco

Flamengo 1 – 0 Ipatinga

Internacional 1 – 0 Vitória

Classificação*

Grêmio  –  50

Palmeiras  –  49

Cruzeiro  –  46

Flamengo  –  43

São Paulo  –  43

Botafogo  –  42

Vitória  –  40

Coritiba  – 40

Goiás  –  39

Sport Recife  –  39

Internacional  –  39

Atlético/MG  –  33

Náutico  –  29

Santos  –  29

Figueirense  –  28

Atlético/PR  –  27

Vasco  –  26

Portuguesa  –  26

Fluminense  –  25

Ipatinga  –  24

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

* * *

Corinthians atropela macaca na capital paulista, e o Ibama não se manifesta! Vila Nova tenta, mas perde no interior gaúcho. Festival de 1 a 1 e 1 a 0 marca rodada da série B. Poderiam ser manchetes de jornais esportivos, mas são o resumo de mais uma rodada da segundona, que segue monótona. Túlio Maravilha tem 20 gols. Confira os resultados:

26ª Rodada Série B – 19 e 20/09

Bahia 1 – 1 Ceará

Avaí 1 – 1 América/RN

Juventude 4 – 3 Vila Nova

São Caetano 1 – 1 Santo André

Barueri 1 – 0 CRB

Corinthians 3 – 0 Ponte Preta

Brasiliense 3 – 2 Gama

Bragantino 1 – 0 Marília

ABC 1 – 0 Paraná Clube

Fortaleza 2 – 1 Criciúma

Classificação*

Corinthians  –  58

Vila Nova  –  47

Santo André  –  47

Avaí  –  46

Bragantino  –  45

Barueri  –  42

Ponte Preta  –  40

Juventude  –  39

Ceará  –  36

Bahia  –  36

São Caetano  –  33

ABC/RN  –  33

Criciúma  –  29

Gama  –  29

Marília  –  29

América/RN  –  28

Fortaleza  –  27

Brasiliense  –  27

Paraná Clube  –  27

CRB  –  16

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

* * *

Série C do Brasileirão: pelo grupo 25, o dos nortistas, o Papão recebeu a Luverdense e sapecou 3 a 1, enquanto o Águia de Marabá era depenado em plena Arena da Floresta: 4 a 1 para o Rio Branco. O time acreano, o Papão e o Águia estão empatados com 7 pontos, enquanto a Luverdense dá adeus à competição, com apenas um ponto ganho. Também, sem os amazonenses para tripudiar…

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: Boca e River foram devorados nesta rodada! Enquanto os xeneizes caíam para a quinta posição com a derrota para o Tigre, os Millonarios iam visitar a zona da degola, após atropelo em Tucumán, do San Martín. Racing e Estudiantes fizeram o clássico da rodada, no qual la academia venceu. Na artilharia, José Sand, do Lanús, tem agora 07 gols. Resultados:

07ª Fecha Apertura’08 – 19, 20 e 21/09

San Lorenzo 3 – 0 Colón

Lanús 0 – 0 Huracán

Arsenal 3 – 2 Banfield

Gimnasia Jujuy 1 – 1 Argentinos Jrs

Vélez 2 – 1 Rosario Central

Racing 2 – 1 Estudiantes

Boca Jrs 2 – 3 Tigre

San Martín (T) 3 – 1 River Plate

Gimnasia La Plata 3 – 1 Godoy Cruz

Newell’s 1 – 0 Independiente

Classificação

San Lorenzo  –  16

Tigre  –  14

Vélez Sarsfield  –  14

San Martín (T)  –  12

Boca Juniors  –  11

Newell’s Old Boys  –  11

Colón  –  10

Independiente  –  10

Arsenal  –  10

Lanús  –  09

Gimnasia La Plata  –  09

Racing Club  –  08

Rosario Central  –  07

Argentinos Juniors  –  07

Godoy Cruz  –  07

Gimnasia Jujuy  –  07

River Plate  –  06

Banfield  –  06

Estudiantes La Plata  –  05

Huracán  –  05

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: Danubio segue sem perder, e o Montevideo Wanderers segue sem vencer. Nacional e Peñarol vencem seus confrontos e respiram na competição, que ainda está no começo, mas já mostra que continuam mandando no certame charrua os mesmos times. O goleador até agora é Willian Ferreira, do Defensor Sporting, junto a mais 04 artilheiros mandam no ataque do Apertura, cada qual com 3 gols. Resultados:

04ª Fecha Apertura’08 – 20 e 21/09

Bella Vista 0 – 0 Rampla Jrs

Peñarol 3 – 0 Cerro Largo

River Plate 1 – 3 Defensor Sporting

Nacional 2 – 0 Racing

Central Español 1 – 1 Villa Española

Danubio 4 – 0 Juventud

Cerro 3 – 0 Wanderers

Liverpool 2 – 0 Tacuarembó

Classificação

Danubio – 12

Liverpool – 10

Nacional – 09

Cerro – 08

Defensor Sporting – 07

River Plate – 07

Racing – 05

Rampla Jrs – 05

Peñarol – 04

Bella Vista – 04

Tacuarembó – 03

Central Español – 03

Villa Española – 02

Juventud – 01

Cerro Largo FC – 01

Wanderers – 00

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: sexta jornada da Liga Voltairezão, e o Lyon segue líder, já com quatro pontos à frente do segundo colocado. O time olímpico venceu fora de casa o Le Havre, por 1 a 0, enquanto o seu adversário direto, o Marseille, empatava em casa com o Monaco. O Toulouse chega na cola, um ponto atrás, após vencer em casa o Sochaux, por 2 a 1. Le Mans e Nice completam os cinco primeiros.

* * *

Bundesliga 2008-2009: O Schalke 04 termina a quinta rodada do SchopenhauerKantFichtezão Bundesleague em primeiro lugar. Os azuis-reais venceram pela mínima o Eintracht Frankfurt. Em segundo, o Hoffenheim, que goleou por 4 a 1 o Dortmund. O Stuttgart empurrou 3 a 1 no Karlsruher e abiscoitou o terceiro lugar. Hamburg e Leverkusen completam, e o destaque foi a goleada do Werder Bremen (8o) sobre o Bayern Munique (7o): sonoros 5 a 2 em plena Munique.

* * *

Premier League 2008-2009: quinta rodada do Locke-Islão, e o Arsenal lidera com 12 pontos. Os gunners fuzilaram o Bolton, por 3 a 1. Em segundo, os Phill’s Boys, que empataram em 1 a 1 com o Manchester United. Empatado, em terceiro, vem o Liverpool, que empatou sem gols com o Stoke City. Aston Villa e Manchester City completam os cinco primeiros.

* * *

Liga Sagres 08/09: e o Camõeszão retorna na sua terceira rodada, com o Sporting Lisboa na liderança. O time tem 100% de aproveitamento, e venceu o Belenenses por 2 a 0. Em segundo, o Nacional, que joga hoje contra o Vitória de Guimarães. Em terceiro, o Acadêmica, que venceu o Setúbal por 1 a 0. Naval e Leixões completam os cinco.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: La Vecchia Signora toma as rédeas do Lombrosão, em sua terceira rodada, após vencer fora de casa o Cagliari por 1 a 0. A Internazionale vem em segundo, após bater o fraco Torino por 3 a 1. O Catânia assegura o terceiro posto, vencendo a Atalanta por 1 a 0. Palermo e Lazio completam, tendo o time preferido de Mussolini (o antigo) sido humilhado por 4 a 1, pelo time do atual Duce, graças à dupla PA-KA.

* * *

La Liga Espanha 2008/2009: Nem Real nem Barça, é o Valência que lidera o Almodóvarzão nesta 3a jornada. O Bat-time venceu o Osasuña por 1 a 0. Em segundo, o já não tão surpreendente Almería, que bateu o Málaga por 1 a 0. O Villareal vem em terceiro, batendo fora de casa o Numancia, 2 a 1. Espanyol e Atleti completam os cinco primeiros.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: E os bons encontros futebolísticos têm feito do Spinozão um certame equilibrado. Em sua terceira rodada, o FC Gronigen lidera, após um empate em um gol com o Heracles. Em segundo lugar, o cardíaco Heerenveen, que venceu por 2 a 1 o NEC Nimegen. Em terceiro vem o Willen II, que perdeu para o FC Utrecht. De Graafschap e PSV Eindhoven completam os cinco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.