*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
Θ CHAGÃO PERGUNTA: O misterioso segundo uniforme pertence ao clube holandês AZ Alkmaar. A camisa em tom de azul não tem relação com as cores do clube, que é alvirrubro. Agora, o ‘Chagão!’ quer saber: que grande clube holandês está fazendo 100 anos este ano, junto com o Galo Mineiro?
Θ A GUERRA DO CAPITAL FUTEBOLÍSTICO. A FIFA grita daqui: “os clubes devem liberar!”. Os clubes arreganham de lá: “não vamos liberar!”. Jogadores fogem das concentrações de pré-temporada, alguns, mais submissos e emblemáticos, ficam no clube, mas demonstram claramente o desejo de ir-se a Beijing. Ronaldinho vai, Kaká, submisso ao patrão, não vai. Rafinha (Schalke 04) e Diego (Werder Bremen) não se apresentaram aos clubes a que pertencem, e a briga foi para o plano judiciário. Robinho tergiversou, mas calou-se quando o Real Madrid o “contundiu”. Messi se apresentou ao clube, mas quer ir. É com ele a batalha mais expressiva dos bastidores do futebusiness intergalático. Anos atrás, temerosa que as olimpíadas se tornassem um produto que concorresse com a Copa do Mundo, a FIFA retirou de seu calendário oficial o torneio olímpico de futebol. Com isso, a competição praticamente voltaria a ser amadora, já que nenhuma sanção legal obrigaria os clubes a ceder jogadores para os selecionados nacionais. A muito custo o COI conseguiu que a FIFA autorizasse que jogadores com menos de 23 anos, mais 03 de qualquer idade, fossem convocados. Neste ano, os clubes que têm mais força financeira engrossaram, e quase em uníssono, declararam não querer liberar ninguém. Blatter apelou até para o espírito olímpico, mas no mundo onde o verde dos dólares é mais importante que o dos gramados, e a imagem virtual dos direitos de transmissão mais lucrativos que a experiência do estádio, essas bobagens não contam. Nos tempos de Olimpia, quando os jogos interrompiam até as guerras, e eram um engendramento da democracia grega, não existia futebol, nem era necessário apelar-se ao espírito olímpico para convencer um atleta a participar. Aliás, os gregos não eram atletas, no sentido que a modernidade deu ao atletismo. O culto ao corpo deu lugar ao culto aos resultados e à mais-valia esportiva. Hoje, Blatter prova do próprio remédio. Foi através de uma brecha nas deliberações da FIFA que a ECA (Associação Européia de Clubes) conseguiu segurar os jogadores, e não deve perder a batalha. Se não faz parte do calendário da FIFA, o torneio olímpico não é oficial, logo, não se é obrigado a ceder jogadores profissionais para o evento. Blatter, um homem perigoso, vai descobrindo pouco a pouco que o parasitismo da FIFA não atinge mais os clubes mais ricos do mundo, que agem com a mesma desenvoltura que as grandes corporações internacionais, à margem das leis e comprando o impossível e o inimaginável. A revolução burguesa dos clubes contra o despotismo esclarecido da FIFA avança cada vez mais, e pode decretar o fim da era das seleções e dos confrontos internacionais. Ou isso, ou se combate a inflação de divisas, legais e ilegais, que corrompem jogadores e dirigentes, ou se está condenado a um futebol globalizado e pobre. A simulação do espetáculo matando o espetáculo.
Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE A. Dois rubro-negros, um descendo a ladeira, e outro subindo, se encontraram no Pelourinho. O carioca classe média escorregando pra pobreza, mesmo com a camaradagem global e arbitral, e o baiano, tal como o nordestino “com direito a escola e proteína”, como diria Tom Zé, chegando no topo. Mas o Grêmio, caso vença hoje, pode ser o pingo de tinta verde no paraíso vermelho-e-preto. No duelo Bundesliga, o Bayern Paulista perdeu para o Werder Colorado, o que não significa que tenhamos superado a síndrome. O Galo Centenário vai dormir na segundona, depois de uma inacreditável goleada sofrida pelo algoz, Botafogo, enquanto, brincando brincando no Brasileirão, o Sport chega perto da zona da degola. Alex Mineiro (Palmeiras) continua isolado na artilharia do certame, com oito tentos. Resultados:
14ª Rodada Série A – 19 e 20/07
Coritiba 1 – 0 Ipatinga
Cruzeiro 0 – 1 Goiás
Vitória 2 – 0 Náutico
Internacional 2 – 0 São Paulo
Botafogo 4 – 0 Atlético/MG
Portuguesa 2 – 2 Flamengo
Vasco 3 – 3 Fluminense
Sport Recife – Atlético/PR
Figueirense – Grêmio
Palmeiras – Santos
Classificação*
Flamengo – 27
Vitória – 26
Grêmio – 25
Cruzeiro – 24
São Paulo – 23
Internacional – 22
Palmeiras – 21
Coritiba – 20
Figueirense – 19
Botafogo – 18
Náutico – 18
Goiás – 17
Atlético/PR – 16
Vasco – 16
Portuguesa – 16
Sport Recife – 15
Atlético/MG – 15
Fluminense – 13
Santos – 11
Ipatinga – 10
* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.
Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE B. O Juventude perdeu a grande chance de encostar definitivamente no Corinthians e devolver aos alvi-negros a saudável ansiedade que lhe acompanhou durante todo o ano passado. Tudo porque o Ceará, o Vovô do Nordeste, deixou cair a bengala e o time paulista empatou no apagar das luzes. Na artilharia, enquanto Túlio quer fazer seus gols em outras paragens, Luiz Carlos, do Ceará assume a ponta, com 10 gols. Confira os resultados:
13ª Rodada Série B – 22/07
Paraná Clube 1 – 0 Barueri
Marília 1 – 1 Avaí
CRB 0 – 3 Fortaleza
Santo André 1 – 1 América/RN
Ceará 2 – 2 Corinthians
Bahia 1 – 1 São Caetano
ABC 0 – 0 Bragantino
Gama 2 – 0 Juventude
Criciúma 3 – 1 Brasiliense
Ponte Preta 2 – 0 Vila Nova
Classificação*
Corinthians – 28
Juventude – 24
Avaí – 24
Barueri – 23
Ponte Preta – 22
Ceará – 19
Vila Nova – 19
ABC/RN – 19
Santo André – 18
Bahia – 18
Criciúma – 17
Paraná Clube – 17
São Caetano – 16
Bragantino – 16
Marília – 14
Gama – 13
Fortaleza – 13
América/RN – 12
Brasiliense – 11
CRB – 08
-
Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.
Θ BRASILEIRÃO SÉRIE C. Dezesseis clubes já estão na próxima fase da série C. São eles: Guaratinguetá (SP), Icasa (CE), Salgueiro (PE), Luverdense (MT), Rio Branco (AC), Sampaio Corrêa (MA), Picos (PI), Campinense (PB), ASA (AL), Atlético Goianiense, Mixto (MT), Ituiutaba (MG), Noroeste (SP), Guarani (SP), Caxias (RS) e Brasil (RS). O Fast Clube fez que não foi, fez que foi, e quando resolveu ir não tinha mais avião. O time perdeu por WO para o Luverdense e deve pagar multa e sofrer restrições nos próximos campeonatos. A saber se a candidatura do presidente tricolor, Donmarques, à prefeitura de Itacoatiara sobreviverá mais tempo que o time que ele administra. Já o Carrossel Jaraqui pegou no Pará o que Maria (ou galinha, em outras versões) pegou na capoeira: 3 a 0 para o Remo, sem apelações. Menos mal que os holandeses do Rio Preto da Eva ainda têm chances de se classificar. Também na terra do Cubiu e do Mapará, o clássico entre Papão e Águia terminou no 1 a 1, e os da capital permanecem na liderança do grupo. Na última rodada da fase, o Holanda encara o Progresso (RR) em casa, o Remo recebe o Cristal (AP), o Paysandu vai ao Maranhão enfrentar o Bacabal, e o Águia vai a Tocantins, duelar com o Palmas. Tudo no próximo dia 27.