*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ CHAGÃO PERGUNTA: Atualmente jogando no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o centroavante Cristian Lucarelli é nascido na cidade de Livorno, é dono do jornal Corriere di Livorno, e jogou durante muito tempo no time da cidade. No time da cidade natal, Lucarelli usava a camiseta 99, alusão ao ano de fundação da Brigate Autonome Livornesi, grupo de torcedores do time com ideologia de esquerda. Não se sabe muito bem se a esquerda próxima ao PCI ultra, ou se o comunismo sem PC de Pasolini. Agora, o ‘Chagão!’ quer saber: Este é um segundo uniforme de um grande time holandês, você adivinha qual?

Θ A COPA DOS ENDIVIDADOS. A empresa Casual Auditores divulgou esta semana uma lista encomendada da situação financeira dos 21 maiores clubes brasileiros, considerando o período 2006/2007. Os campeões da dívida são: Flamengo (242,4 Mi), Atlético/MG (214,3 Mi), Botafogo (209,7 Mi), Fluminense (165,8 Mi) e Vitória/BA (88,6 Mi). O ranking dos clubes que mais faturaram são: São Paulo (190,1 Mi), Internacional/RS (155,9 Mi), Corinthians (134,6 Mi), Grêmio (109, 1 Mi) e Flamengo (89, 5 Mi). Interessante destacar que os três primeiros colocados da lucratividade clubística são, respectivamente, Internacional, Grêmio e Juventude, times que têm relativamente pouca popularidade em âmbito nacional, mas que dominam o Rio Grande. O Internacional é um dos clubes com mais associados no mundo, e tem um sistema de gestão semelhante ao Barcelona, onde os torcedores são mantenedores do clube. Já potências da torcida como Flamengo amargam dívidas homéricas, quase impagáveis, mesmo com a ajudinha do governo com a timemania. O Rio de Janeiro, aliás, é o campeão da divida, sendo que somente o Vasco não está no Top 5, mas também tem déficit. Causas: amadorismo na gestão, corrupção, lavagem de dinheiro, falta de uma visão de mercado. O futebol brasileiro não sabe se continua num amadorismo onde os craques brotavam da terra como cogumelos, ou se mergulha no futebusiness, perde de vez o talento mas lucra. Enquanto isso, nem um nem outro. O campeonato brasileiro vai cada vez pior, tanto na arte quanto na caixa registradora. E o torcedor braziniquim que pode pagar ou assiste à Record, embarca pra Europa e comprar mais material de clubes estrangeiros do que dos nacionais. Como consumidores, têm razão. E como cidadãos?

Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE A. Em uma semana, o rubro-negro carioca viu sua vantagem na tabela se transformar em nada. Derrotas para o bom Coritiba e o também bom time do Vitória deixam duas desconfianças: a de que finalmente a farsa terminou, e de que corremos o sério risco de virarmos uma Bundesliga, com o São Paulo sendo o Bayern Munique, que ganha tudo, e o Internacional sendo o Werder Bremen, que rema, rema, mas morre na praia. O Santos fez a sua parte e venceu o Sport Recife, que faz o que o Fluminense não conseguiu fazer no brasileirão: só brinca. Mas não adiantou, porque todos os adversários do peixe na vaga pela segundona também venceram, incluindo o amigo Goiás que venceu o Palmeiras, muy amigo do Santos. Para os vascaínos um lembrete: não caiam na esparrela da imprensa esportiva que deve dizer em manchete que “o time de Dinamite perdeu mais uma”. O time que aí está foi montado por Eurico. Alex Mineiro (Palmeiras) Alex Mineiro fez um e se isolou na artilharia do certame, com oito tentos.. Resultados:

13ª Rodada Série A – 19 e 20/07

Ipatinga 4 – 1 Portuguesa

Fluminense 1 – 0 Figueirense

Grêmio 1 – 0 Cruzeiro

Goiás 3 – 2 Palmeiras

Santos 1 – 0 Sport Recife

Atlético/PR 3 – 1 Vasco

Náutico 1 – 1 Internacional

Atlético/MG 3 – 2 Coritiba

Flamengo 0 – 1 Vitória

São Paulo 2 – 1 Botafogo

Classificação*

Flamengo  –  26

Grêmio  –  25

Cruzeiro  –  24

Vitória  –  23

São Paulo  –  23

Palmeiras  –  21

Internacional  –  19

Figueirense  –  19

Náutico  –  18

Coritiba  – 17

Atlético/PR  –  16

Vasco  –  15

Botafogo  –  15

Sport Recife  –  15

Portuguesa  –  15

Atlético/MG  –  15

Goiás  –  14

Fluminense  –  12

Santos  –  11

Ipatinga  –  10

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE B. Bafo gaudério no cangote paulista. O Juventude está a três pontinhos de cutucar e derrubar a jaca do Timão do topo da tabela! Ainda mais com o goleiro Felipe cantando Chico Buarque para a torcida corintiana: “te perdôo por te trair…”. O goleiro, que esta semana chamou a camisa nova de goleiro do timão de ‘lombada’, e afirmou que odeia o Bahia desde que nasceu, não contava com o que o psicofutebolista Zirigmund Freud chamou de ato falho. Amor e ódio caminham juntos. Mas o pior para as consciências coaguladas das Zelites brancas de Sum Paulo foi ver – de novo! – os baianos invadindo a capital e se dando bem. Afora isso, nada de mais no certame, já que desde a primeira rodada é Corinthians contra todos. Túlio, o artilheiro dos gols por atacado, lidera a busca pela Chuteira D’Ouro, com nove gols, e pergunta: “se seleção é momento e resultado como prega o contabilista Dunga, porque não eu?”. Confira os resultados:

12ª Rodada Série B – 15, 18 e 19/07

São Caetano 0 – 4 ABC

Avaí 2 – 0 Gama

Barueri 4 – 3 Ceará

Vila Nova 2 – 2 Santo André

Brasiliense 1 – 2 Paraná Clube

Bragantino 0 – 2 Criciúma

Fortaleza 0 – 3 Ponte Preta

Corinthians 0 – 1 Bahia

América/RN 3 – 0 Marília

Juventude 4 – 0 CRB

Classificação*

Corinthians  –  27

Juventude  –  24

Barueri  –  23

Avaí  –  23

Ponte Preta  –  19

Vila Nova  –  19

Ceará  –  18

ABC/RN  –  18

Santo André  –  17

Bahia  –  17

São Caetano  –  15

Bragantino  –  15

Criciúma  –  14

Paraná Clube  –  14

Marília  –  13

Brasiliense  –  11

América/RN  –  11

Gama  –  10

Fortaleza  –  10

CRB  –  08

  • Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

Θ LIGUILLA URUGUAI 2007/2008. Encerrado o petit torneo, e definidos os classificados para os torneios internacionais sudamericanos do Uruguai. Na tabela abaixo você confere os resultados da quinta e última rodada, e logo abaixo, a classificação final e qual torneio cada time irá disputar. Resultados:

1a Fecha (28 e 29/06)

Nacional 1 – 1 Defensor Sporting

Peñarol 2 – 0 Danubio

River Plate 2 – 1 Rampla Jrs

2a Fecha (02/07)

Defensor Sporting 3 – 0 Peñarol

Nacional 5 – 3 River Plate

Danubio 2 – 0 Rampla Jrs

3a Fecha (05 e 06/07)

Defensor Sporting 2 – 1 Danubio

Nacional 4 – 0 Rampla Jrs

River Plate 3 – 3 Peñarol

4a Fecha (12 e 13/07)

Rampla Jrs 2 – 1 Defensor Sporting

River Plate 0 – 0 Danubio

Peñarol 2 – 0 Nacional

5a Fecha (19 e 20/07)

Defensor Sporting 1 – 0 River Plate

Danubio 1 – 2 Nacional

Peñarol 2 – 2 Rampla Jrs

Classificação Final:

Nacional – 10 (Vaga direta Libertadores ’09)

Defensor Sporting – 10 (Libertadores ’09 e Sudamericana ’08)

Peñarol – 08 (Repescagem da Libertadores ‘09)

River Plate – 05 (Sudamericana ‘08)

Danubio – 04

Rampla Jrs – 04

Θ SUB-RŨIM NO CAMPO DO ROMA — 20ª COPA ROSE: direto da Zona Leste de Manaus.

Clique nas fotos para ver de perto.

E o sol estava como sempre vai ser enquanto não deixar de ser sol: quente. E a poeira subiu mais um domingo no campo do Roma no acontecimento de mais uma rodada da 20ª Copa Rose, o campeonato que é o primeiro a se iniciar aos domingos e o último a terminar, realizando-se nem mais nem menos que 8 disputadíssimos jogos.

.Força Jovem 1. ….        … .Amigos do Sandro.

O bloguinho intempestivo foi lá participar do calor da atividade esportiva organizada pelo disposição comunitária do Rosivaldo ‘De Mulher’ e acompanhou a partida entre Amigos do Sandro e Força Jovem 1.

O time com a camisa canarinho começou atacando e foi o primeiro a marcar ainda no início do 1º tempo, mas o azul e branco empatou e virou. O time do Sandro ainda empatou, mas ainda antes do intervalo o Força Jovem 1 confirmou a vantagem: 3 a 2.

No 2º tempo, o verde e amarelo parecia querer a vitória, fazendo o jogo empatado logo no início e desperdiçando ou parando nas mãos do goleiro em seguidos ataques. Mas quem quis mesmo foi a garotada rápida e habilidosa do Força Jovem, que dobrou seus números de gols e garantindo a goleada. Final: 6 a 3 para o Força Jovem 1. Veja mais imagens da partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.