*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
Θ CHAGÃO PERGUNTA: O artilheiro da Libertadores 2007 foi um dos três artilheiros da edição mais recente, o gordinho artilheiro, aquele que quando as zagas dos times canarinhos vêem, tremem nas pernas, correm pra trás do abacateiro e não voltam mais, com 10 gols, Cabañas, do América (México).
Agora o Chagão pergunta: o futebol é considerado um esporte de grandes massas, principalmente nos grandes campeonatos, no entanto, fora dos eixos capitalisticamente marketeados, nem sempre é assim, consta que num campeonato estadual, a 22 de junho de 1996, sem qualquer tipo de restrição, ocorreu o menor público pagante em uma partida oficial no Brasil. Em que estado se deu a façanha? Quais eram os times em campo? E quantos torcedores pagantes adentraram na arena?
Θ LIGUILLA URUGUAI 2007/2008. E na terceira rodada, novamente Defensor Sporting e Nacional não tomaram conhecimento dos adversários, e ampliaram a liderança da pequena liga com 7 pontos cada. River e Peñarol seguem abaixo, com 4 pontos, o Danubio mantém seus 3 e o Rampla Jrs segue sem vencer. São mais 2 rodadas para definir os classificados para Libertadores e Sudamericana. Resultados:
3a Fecha (05 e 06/07)
Defensor Sporting 2 – 1 Danubio
Peñarol 3 – 3 River Plate
Nacional 4 – 0 Rampla Jrs
4a Fecha (12 e 13/07)
Rampla Jrs – Defensor Sporting
River Plate – Danubio
Peñarol – Nacional
5a Fecha (19 e 20/07)
Defensor Sporting – River Plate
Danubio – Nacional
Peñarol – Rampla Jrs
Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE A. O Sport Recife tentou e conseguiu contra o Cruzeiro. Flamengo continua papando e não deixou passar o Náutico. O Santos permanece estagnado, deixando avançar o Atlético/PR. Florianópolis gostou da virada do Figueirense sobre o Vasco. Já o Vitória venceu na casa da Portuguesa e alcança o seleto grupo da Libertadores. Com Luxemburgo pegando pesado por causa de resultado, o Palmeiras ainda conseguiu um empate com o Atlético/MG dentro do Mineirão. Com três gols de Alex, o Internacional subiu um pouco e deixou o Coritiba se segurando na beirada das barrancas do rebaixamento. Botafogo se alivia, mas Grêmio continua entre os primeiros. E no duelo dos rebaixados, o Fluminense, agora com todos os titulares e sem a desculpa das Libertadores, caiu diante dos goianos. Guilherme (Cruzeiro), Marcinho (Flamengo) e Alex Mineiro (Palmeiras) seguram a artilharia com 6 gols cada um. Resultados:
9ª Rodada Série A – 05 e 06/07
Sport Recife 1 – 0 Cruzeiro
Atlético/PR 1 – 0 Santos
Flamengo 3 – 0 Náutico
Vasco 1 – 2 Figueirense
Portuguesa 1 – 2 Vitória
Palmeiras 1 – 1 Atlético-MG
Coritiba 0 – 3 Internacional
Grêmio 0 – 2 Botafogo
Ipatinga 1 – 1 São Paulo
Fluminense 0 – 1 Goiás
Classificação*
Flamengo – 22
Cruzeiro – 17
Grêmio – 17
Vitória – 17
Palmeiras – 17
Náutico – 14
São Paulo – 14
Atlético/PR – 12
Portuguesa – 12
Figueirense – 12
Internacional – 11
Vasco – 11
Botafogo – 11
Sport Recife – 11
Atlético/MG – 11
Coritiba – 10
Goiás – 09
Santos – 06
Ipatinga – 06
Fluminense – 03
* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.
Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE B. Antes que chegassem os 11 que o Cruzeiro emprestou para o CRB, o Santo André aproveitou para goleá-lo. E com a derrota para o Bahia, o Avaí desacelera um pouco e cai da zona dos quatro. O Paraná Clube não tomou conhecimento do Criciúma e o Brasiliense resolveu saltar da zona de rebaixamento em cima da Ponte Preta. Vila Nova mantém ritmo de vitórias e Fortaleza de derrotas. O América/RN ensaiou um impulso de vôo, mas o Juventude cortou a ponta de sua asa. Ceará e ABC, marcaram tantos gols e na mesma quantidade. O Barueri pulou para a terceira colocação, e empurrou sem dó o Bragantino pra última zona da tabela. O Corinthians suou pra ganhar do São Caetano. E Marília e Gama garantiram as posições na falta de gols. Na ponta da artilharia, Luiz Carlos (Ceará) e Túlio (Vila Nova) Resultados:
8ª Rodada Série B – 01, 04 e 05/07
Paraná Clube 3 – 0 Criciúma
CRB 1 – 3 Santo André
Brasiliense 2 – 0 Ponte Preta
Vila Nova 2 – 1 Fortaleza
Juventude 1 – 0 América/RN
Avaí 1 – 2 Bahia
Ceará 3 – 3 ABC
Bragantino 1 – 2 Barueri
São Caetano 0 – 1 Corinthians
Marília 2 – 2 Gama
Classificação*
Corinthians – 23
Juventude – 18
Barueri – 17
Vila Nova – 16
Avaí – 16
São Caetano – 15
ABC/RN – 13
Santo André – 12
Ceará – 12
Bahia – 12
Brasiliense – 11
Criciúma – 10
Ponte Preta – 10
Gama – 10
Paraná Clube – 10
Marília – 10
Fortaleza – 09
Bragantino – 09
América/RN – 06
CRB – 05
* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.
Θ BRASILEIRÃO 2008 SÉRIE C. E ontem foi a primeira rodada da série C, que tem ao todo 63 participantes, divididos em 16 chaves, das quais, os times que chegarem, após três fases, até a fase final, os quatro primeiro ascendem para a série B. Do Amazonas vão duas participações, Holanda e Fast Club. Do Pará são três, Remo, Águia de Marabá e Paysandu. Nessa primeira rodada, o Holanda, como no estadual, saiu na frente, vencendo o Progresso (RR), por 2 a 0, com direito a golaço do cracaço Garanha de bicicleta, mas o jogo acabou sendo encerrado aos 20 min. do 2º tempo por falta de ambulância no estádio Ribeirão. A torcida foi quem não gostou. Enquanto isso, o Fast Club, em pleno Vivaldão, levou um chocolate do Rio Branco (AC), 4 a 1. Dos paraenses, empataram, com um tento pra cada, o Remo com o Cristal de Macapá (AP) e o Paysandu com o Bacabal (MA), sem gols. Só o Águia de Marabá que ganhou, goleando o Palmas (TO) por 4 a 2.