A ‘VORAXIDADE’ DAS OPERAÇÕES DA PF NO AMAZONAS E O RASTRO QUE LEVA AO GOVERNO DO ESTADO
Dizem algumas bocas que o presidente Lula evitou ir à Coari nesta recente visita que fez ao Estado do Amazonas. Já saberia da operação Vorax, desencadeada dias depois, e que prendeu familiares, amigos e envolvidos em um esquema de desvio de verbas da prefeitura da cidade de Coari, a cidade do gás.
Para quem não acompanha o noticiário local, pode ser interessante saber que a cidade de Coari recebe royalties da Reserva Natural de Urucu, desde 2001, quando a Petrobrás começou a extração de uma imensa reserva de gás natural. A arrecadação da prefeitura de Coari aumentou em progressão geométrica com a instalação da reserva e do gasoduto. Muita coisa foi prometida pela parceria Adail Pinheiro (prefeito da cidade) e Eduardo ‘Guerreiro de Sempre’ Braga. Até hoje, o gás não chegou a Manaus, e os taxistas que aderiram ao gás natural, ainda no primeiro mandato de Braga, até hoje aguardam a tão propalada economia no bolso com o gás substituindo a gasolina. O cano não chegou até os tanques.
OPERAÇÃO VORAX
A operação da PF, que atuou nas cidades de Manaus, Coari, Novo Airão (Amazonas), Boa Vista (RR) e Brasília/DF, prendeu suspeitos de participar de um esquema de fraudes em licitações da prefeitura de Coari, que vinha funcionando desde 2001. Os recursos, advindos do Estado, do Governo Federal e dos royalties da Petrobrás eram desviados através de licitações fraudulentas, que envolviam empresas-fantasmas e de parentes e amigos de Adail.
Para se ter uma idéia do tamanho da fraude, dois elementos chamaram a atenção dos investigadores:
1) Somente no ano passado, e envolvendo apenas cinco empresas do esquema, foram repassados quase 50 milhões de Reais.
2) Em uma casa abandonada num loteamento da prefeitura local, os agentes da PF encontraram malas de dinheiro, totalizando quase 7 milhões de Reais. As malas e os blocos de dinheiro estavam escondidos no forro das casas.
Embora os nomes dos envolvidos não tenham sido confirmados, já se sabe que o segurança, uma irmã e um irmão de Adail foram presos, além do secretário de Obras, a secretária de Ação Social e o de Finanças, empreiteiros, um médico e até um colunista social. No total, somente em Manaus, foram efetuadas 11 prisões de um total de 23 mandados (aqui você lê os nomes e locais por onde o vendaval da Polícia Federal passou).
PF TAMBÉM É CULTURA!
O nome da operação que prendeu e desbaratou o esquema foi dado em referência a uma bactéria, a Alcanivorax borkumensis, que se alimenta de petróleo, e está sendo estudada pelos biocientistas como uma alternativa para a limpeza no caso de derramamento de petróleo em ambientes naturais (leia mais aqui).
AS RELAÇÕES DE ADAIL PINHEIRO E O GOVERNO BRAGA
Adail é velho conhecido da PF. Às vésperas da eleição de 2006, o prefeito da cidade do gás foi detido junto com o então candidato Ari Moutinho. Os dois carregavam 250 mil Reais em notas de pequeno valor, e o parecer do MPF foi positivo quanto a considerar a situação como indício de compra de voto. Moutinho e Adail fazem parte dos primeiros escalões das relações institucionais do governo Braga. Adail provavelmente sentirá o distanciamento do amigo ‘guerreiro de sempre’, como sentiu o amigo Moutinho à época da Operação Albatroz e do caso Prodente. Braga quer distância de quem se envolve com a PF, embora a cada operação que seja realizada no Amazonas, fique cada vez mais claro que o rastro chega ao Palácio do Governo. E como a imprensa não estabelece essa relação de lógica formal básica, cabe à população mostrar que entendeu o recado da Polícia Federal do governo Lula. Diz-me com quem andas…
MOREI NA INGLATERRA POR 2 DOIS ANOS, E LÁ DIFICILMENTE VOÇE VÊ OU LÊ FATOS RELACIONADOS COM ESSES TIPOS DE ABSSURDOS QUE ACONTECE NO BRASIL E PRINCIPALMENTE EM MANAUS, LÁ VI CORRUPTOS (EXCESSÕES) INDO PARA CADEIA E CUPRINDO PENA POR ISSO, FALTA MUITO PRO BRASIL CHEGAR Á ESSE NIVEL MAS JÁ É UM BOM COMEÇO O QUE AS AUTORIDADES QUE TRABALHAM SÉRIO VEM FAZENDO, É BOM LEMBRAR QUE A MIDIA OU À IMPRENSSA INDEPENDNTE E BEM INTENCIONADA COM OS DIREITOS DO CIDADÃO DE BEM, NÃO DEIXE DE FISCALIZAR E NÃO DEIXAR CAIR ESSES FATOS NO ESQUECIMENTO, ORIGADO
É meu esse, prefeitozinho de merda, deve ter um padrinho mais forte que o George Bush, nem o FBI, PF, CIA, KGB, INTERPOL, SCOTLAND YARD, prende essa merda de BACTÉRIA MALIGNA, que se instalou em Coari, agora vcs imaginem o que esses corruptos DO TJ/AM, claro que não é toda corte, iriam fazer, apenas rir da cara do povo, como eles sempre fazem nos encontros em seus yates DE luxo, regados à muito pó, wisk, putas de luxo e por ai vai, até o proximo escandalo que não será novidade.