*……….::::: CHAGÃO:::::……….*

Chagão!

Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ AGORA VAI, AMÉRICA!!! O time do América, de Manaus, sempre foi considerado, mesmo dentro do futebol manoniquim, um time menor. Não fosse a persistência de Amadeu Teixeira e sua família (fundadores do clube), o alvi-rubro já teria desaparecido e virado história. Teixeira, aliás, é o recordista brasileiro (quem sabe mundial) em permanência no cargo de treinador: 56 longos anos no comando dos diabos vermelhos do Parque X de Novembro. Recentemente, Amadeu deixou o comando do clube para seu filho. Agora, o Mecão do Norte apresenta seu mais novo treinador: o artilheiro das decisões, camisa nove do Flamengo campeão do mundo, Nunes. Em sua estréia no comando de um time profissional, Nunes pretende “dar uma força” ao América/AM, trazendo jogadores do Flamengo para a disputa do segundo turno do Amazonensão 2008. Aí o time se tornará a preferência da torcida manocarioquim. Agora, se vai melhorar, é outra história… Em tempo: o América/AM está em quinto lugar no primeiro turno do Amazonensão!

Θ NO RIO PRETO DA EVA, NEM ESPERARAM O MORTO MORRER. Diz a psicanálise que todo puxa-saco deseja inconscientemente aniquilar seu patrão. Lambe-lhe as botas imaginando o dia em que terá sua vingança. No entanto, covarde e ressentido, é incapaz de agir ativamente, preferindo se submeter à força (imaginária) do outro. Assim é com aqueles que se vangloriam de serem homenageados com o seu nome em ruas, prédios, instituições e afins. É a imobilização da dor, homenagem-tortura que se faz. O governador se vinga de sua mãe, colocando o nome dela numa maternidade onde morrerão por falta de atendimento zil crianças. O prefeito coloca o nome da esposa na escola onde os alunos serão violentados física e institucionalmente por professores-disciplinados e diretores autoritários. No futebol manoniquim, o time do Holanda, patrocinado pela prefeitura de Rio Preto da Eva, batizou seu estádio com o nome do ex-deputado federal Francisco Garcia, vulgo Chiquinho Garcia. Chiquinho é um dos maiores vencedores de loterias, juntamente com seu filho. Até onde se sabe, pouco ou nada entende de futebol. Além de empresário, Chiquinho é ligado ao PP, donde pretende prefeiturar a sua filha, alçada meteoricamente ao cargo de deputada federal, a amiga-das-crianças, Rebeca Garcia. Provavelmente, teve seu nome imortalizado graças aos serviços prestados ao clube. Dizem que foi por inveja ao Princesa do Solimões, que batizou seu estádio, em Manacapuru, de Gilberto Mestrinho. Gilbertão e Chicão Garcia. Enquanto isso, o futebol manoniquim só descendo a ladeira…

Θ FEDERAÇÃO CARIOCA “HOMENAGEIA” MULHERES. Que o dia internacional da Mulher costuma ser data para que manifestações de hominismo disfarçado de homenagens, não é novidade para ninguém. Trata-se de inscrever na chamada mulher uma identidade produzida socialmente, e que a posiciona numa condição imóvel de submissão e inferioridade em relação ao macho, machinho-machinho, também produto da falocracia cristã-paulina, muito bem atualizada no capitalismo. Mas chaganicamente, nos interessa aqui a notícia de que a Ferj, na partida entre Fluminense e Friburguense, pela Taça Rio, decidiu “homenagear” as mulheres, colocando-as como gandulas do jogo, para deleite de jogadores e torcida. Coisa de quem acredita que futebol é coisa pra macho, e que reduz os acontecimentos aos clichês mercadológicos. Enquanto isso, o futebol-mulher, que aos trancos e barrancos conseguiu encantar o mundo e ser vice-campeão na copa do mundo, continua afundado em dívidas após um campeonato cala-boca dos críticos, com qualidade superprofissional e organização medíocre. Mas, também na bola, elas não precisam de nós, para desespero deles…

Θ ‘CHAGÃO’ PERGUNTA: Respostas do anterior: O time pelo qual torcia Il Duce Mussolini era o SS Lazio, atual 11º colocado da Serie A do Italiano. Agora o ‘Chagão!’ regionaliza e pergunta: qual o time do interior do Pará, que disputa o Parazão 2008 e que é conhecido carinhosamente como o Mapará?

O delicioso Mapará

Θ CLAUSURA 2008 URUGUAIO. La Fecha 4 do Clausura trouxe um confronto entre dois favoritos ao título. Danubio e Defensor Sporting, que dominaram o futebol charrua ano passado, fizeram grande jogo, com vitória do alvi-negro. No entanto, é o Nacional de Montevidéu, carrasco do Flamengo, quem lidera, com 100% de aproveitamento (dizem que neste jogo, com uma ajudinha do árbitro). O River Plate, que atropelou os picapedras, segue em segundo, dois pontos atrás. Liverpool e Progreso, com 9 pontos cada, fazem o terceiro e quartos lugares. Em quinto, o Danubio. El Peñarol mantém um sexto lugar, e segue irregular. Resultados da terceira fecha:

CLAUSURA 2008

4ª rodada:

Wanderers 1 – 0 Peñarol

Juventud 1 – 2 Liverpool

Miramar Misiones 4 – 0 Tacuarembó

River Plate 7 – 0 Rampla Jrs

Central Español 2 – 1 Cerro

Bella Vista 0 – 1 Nacional

Fénix 1 – 2 Progreso

Danubio 4 – 3 Defensor Sporting

Θ CLAUSURA 2008 ARGENTINO. Quinta rodada do Clausura, e o Velez Sarsfield lidera o certame com quatro vitórias e um empate. Desta vez, a vítima foi o Newell´s Old Boys. Colado ao líder, dois pontos atrás, vem o Boca Jrs, após empate no clássico com o Independiente. O Arsenal, sacudido pelo Fluminense no meio de semana, aparece em terceiro lugar, com dez pontos. Estudiantes e Tigre, com 9 pontos cada, são os cinco primeiros colocados. Segurando a lanterna, o Racing ainda não conhece o fundo do poço. Na artilharia do certame, Balvorín, do Vélez, Palermo (Boca) e Darío Cvitanich (Banfield) tem 4 gols cada, e concorrem à artilharia do torneio. Resultados:

CLAUSURA 2008

5ª rodada:

Racing 0 – 1 San Lorenzo

Rosario Central 0 – 0 Colón

Lanús 05 Banfield

San Martín 1 – 1 Gimnasya La Plata

Argentinos Jrs 1 – 1 Huracán

Tigre 20 Olimpo

Velez 1 – 0 Newell´s

Boca Jrs 1 – 1 Independiente

Arsenal 3 – 3 Gimnasya Jujuy

Estudiantes La Plata 0 – 0 River Plate

Θ FAST CLUBE É CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO!!! E o Tricolor de Aço conquista antecipadamente o primeiro turno. Com o empate com o São Raimundo e a derrota do Nacional para o tubarão do Solimões, o Fast Clube RMMiano garante a vaga na final do Amazonense e uma das vagas do Estado na Copa do Brasil 2008. A última rodada do turno acontece no próximo final de semana, onde, caso o Nacional vencesse o Princesa, teríamos a final entre Nacional e Fast. Resultados e classificação:

Times Amazonenses

8ª Rodada

Quinta, 06/03

Rio Negro 1 – 3 CEPE

Libermorro 0 – 1 América

Domingo, 09/03

Princesa do Solimões 1 – 0 Nacional

Fast Clube 1 – 1 São Raimundo

Holanda 3 – 1 Sul América

Classificação:

Fast Clube – 22 – Campeão 1o Turno

São Raimundo – 16

Nacional – 16

Holanda – 15

Princesa – 14

Sul América – 10

América – 09

CEPE – 07

Libermorro – 02

Rio Negro – 01

Θ PARAZÃO 2008. Pras bandas do Pará, após um tropeço, o Papão segue firme rumo ao título do primeiro turno, seguido de perto pelo surpreendente Vila Rica de Cametá. Remo e Tuna Luso continuam decepcionando as suas torcidas, e o São Raimundo continua virgem no certame. Resultados da sexta rodada:

6ª Rodada

Sábado, 08/03

Tiradentes 5 – 1 Pedreira

Ananindeua 0 – 1 Paysandu

Águia 4 – 0 Tuna Luso

Castanhal 1 – 0 São Raimundo

Domingo, 09/03

Remo 0 – 0 Vila Rica

Classificação:

Paysandú Sport Clube – 15

Clube Atlético Vila Rica – 13

Castanhal Esporte Clube – 11

Associação Atlética Tiradentes – 10

Clube Municipal de Ananindeua – 09

Clube do Remo – 08

Tuna Luso Brasileira – 08

Águia de Marabá FC – 07

Pedreira Esporte Clube – 04

São Raimundo Esporte Clube – 00

Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Resultados e um breve resumo das rodadas de alguns campeonatos regionais do Velho Continente.

ALEMANHA: 23ª rodada, e o Bayern Munique segue firme rumo ao título, fazendo a sua parte: venceu o Karlsruher por 2 a 0. Quem ajudou também os bávaros foi o vice-líder Werder Bremen, que perdeu fora de casa para o Stuttgart, sonoros 6 a 3! Agora a diferença é de sete pontos. Terceiro, o Hamburger SV empatou sem gols com o Nuremberg. Leverkusen e Schalke 04 completam os cinco primeiros.

ESPANHA: O Madrid coloca 8 pontos de vantagem sobre o Barça, após a 27ª rodada. Os merengues se recuperaram da eliminação na Champions com uma vitória sobre o Espanyol, 2 a 1, enquanto os blaugranas perderam em pleno Camp Nou para o Villareal, 2 a 1. Assim, o submarino amarelo aporta na terceira colocação, com 50 pontos. Atlético de Madrid e Racing Santander (pela primeira vez) completam os cinco primeiros.

FRANÇA: 28ª jornada e muita expectativa para o jogo entre Lyonaiss e Bordeaux, 1o e 2o da Ligue 1. E não deu outra, os Olímpicos de Lyon golearam por 4 a 2 e colocaram nove dedos e duas palmas na taça. Pior para o futebol francês, que vive de um time só, e que continentalmente não tem grande expressividade. A diferença agora é de seis pontos, faltando dez rodadas para o final. Terceiro, o Nancy venceu por 2 a 0 o Monaco. Marseille e Le Mans completam os cinco.

INGLATERRA: Metade da 29ª jornada jogada hoje, a outra metade será jogada no dia 12. Hoje, o líder Arsenal empatou sem gols com o Wigan, e os Red Devils poderão assumir a liderança se venceram o Bolton. O Chelsea também jogará, com o saco de pancadas do Derby County. Liverpool e Everton completam os cinco.

ITÁLIA: 26ª rodada, e os nerazurri, comemorando o centenário do clube, venceu o Reggina por 2 a 0, e se mantém no caminho do Scudetto. Vice-líder, a Roma, que vai bem na Champions, venceu o Napoli fora de casa por 2 a 0. A Juve venceu o Genoa por 2 a 0 e segura o terceiro posto. Fiorentina e Milan completam.

PORTUGAL: 22a rodada, e o líder FC Porto venceu por 1 a 0 o Acadêmica Coimbra. Em segundo, e sem o técnico Camacho, que pediu demissão, o Benfica empatou em 2 gols com o União Leiria, e agora amarga 14 pontos de diferença. Fazendo excelente campanha, o Vitória de Guimarães agora é o terceiro, vencendo o Sporting Lisboa por 2 a 0. O Vitória de Setúbal é o quarto, e o Sporting Lisboense é o quinto.

GRÉCIA: 24ª rodada, e o líder Panathinaikos venceu por 2 a 0 o Larisa, enquanto o Olympiakos, vice, venceu por 1 a 0 o Veria FC. A diferença é de 4 pontos. Em terceiro, o AEK venceu o clássico das letrinhas: 4 a 1 no OFI. Aris e Asteras Tripolis completam.

HOLANDA: O clássico-mor do futebol holandês na 28a rodada. PSV Eindhoven e Ajax iriam pelejar este final-de-semana, mas por problemas de segurança, a partida foi adiada. VV Venlo contra FC Twente, e AZ Alkmaar também foram adiadas. Assim, dos líderes, somente o FC Gronigen (3o) e o NAC Breda (4o) entraram em campo. Os verde-brancos de Gronigen derrotaram o Willem II, 2 a 1, enquanto o NAC Breda perdeu para o SC Heerenveen, 3 a 0.

Θ SUB-RŨIM NO CAMPO DO ROMA, no Novo Aleixo, zona Leste de Manaus, o campeonato que é o primeiro do Brasil a começar e o último a terminar, com o maior número de partidas no mesmo campo, mas sempre com novas jogadas, dribles, gols, sem falar do humor das torcidas…

E ontem foram mais seis jogos, tendo apenas um empate, sem a ocorrência de WO, as outras cinco forma todas com vitórias na jinga sem catimba:

Roma 23 Rouxinol

Bom Fim 42 Tufão

Unidos da 83 31 Unidos da Conquista

Unidos da 22 46 São José dos Campos

E desta rodada, que teve até jogador que pediu pra ser expulso, mas quando o árbitro deu o vermelho, chiou, o bloguinho acompanhou duas partidas e deita aqui algumas imagens dos lances sem relances…

e

União                                                      Força Jovem

Depois da chuva, o “luar” raiou novamente, e a partida rolou. O Força Jovem se esforçou e saiu ganhando, mas prevaleceu a união do União, que virou e foi garantindo a vitória. Contando com várias jogadas nas quais quase o Força marcava novamente, inclusive tendo até errado um pênalti, e como quase gol não é gol, o União saiu do Roma vencendo por 4 a1. Clique e veja mais de perto alguns lances dessa rodada…

E na segunda partida que acompanhamos, enquanto o arco-íris fazia visível que o temporal não vinha, dois times “arrumados”, como se diz, tocando bem a bola, marcando de forma indevassável: Estrela e Fast (que não é o RMMiano) empataram em O a O. Mas para a torcida, que lotou em todos os pontos do campo, o que não contou em número de gols, perdeu a conta nas belas jogadas que viu.

e

Fast                                                      Estrela

Com a presença ainda de Jeanzinho, o número 15 do Fast, que já foi craque no futebol colombiano e assim continua no Campo do Roma; destacando-se também o polivalente técnico do Estrela, que no segundo tempo vestiu a camisa e foi a campo, mostrando que movimenta a bola como movimenta as palavras. Clique e veja mais de perto alguns lances dessa rodada…

1 thought on “*……….::::: CHAGÃO:::::……….*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.