MAIS IRREGULARIDADES NO TRANSPORTE COLETIVO EM MANAUS

Atenção usuários do transporte coletivo!

Este Bloguinho recebeu dois informes de leitores que teriam tomado ônibus e não tiveram respeitado o direito à integração temporal.

O primeiro caso, pela manhã, com um rapaz que pegou a linha 652 (Expresso T4 – V8 – Centro), e quando passou o cartão, que tinha sido usado menos de duas horas antes em outra linha, foi obrigado pela cobradora a pagar novamente a passagem. A funcionária informou ser ordem da empresa não mais aceitar a integração temporal, que sequer apareceu no visor da catraca eletrônica.

O segundo caso, no início da tarde, foi com uma usuária da linha 072 (Alimentador T5 – Novo Aleixo), que também estava na Integração Temporal, mas o aparelho não registrou, obrigando a usuária a pagar.

Em contato com a IMTU, no número 3643-5555, a atendente informou ser um problema entre o Sinetram e a empresa Vitória-Régia, que já estava sendo providenciada uma solução, e que os usuários que pagassem passagem durante a integração temporal deveriam anotar o número do coletivo para entrar em contato com a IMTU para ser ressarcidos.

No entanto, este Bloguinho entrou em contato com um cobrador da referida empresa que, por motivos óbvios, não pode ser identificar. Segundo esta pessoa, a empresa está instalando novos aparelhos que registram a passagem do Smart Card (Passa Fácil), e nestes novos, a programação referente à integração temporal estaria ausente. Ela teria sido instruída pelo administrador da linha onde trabalha que, caso o usuário passasse o cartão e reclamasse por ainda ter direito à gratuidade pelo sistema, deveria mesmo assim cobrar a passagem. Em caso de estudantes que entrassem e a carteira acusasse integração temporal, deveria orientar o estudante a pegar outro ônibus. Houve situações, segundo ela, em que todos os passageiros tiveram que pegar outro ônibus, porque a catraca eletrônica só registrava ‘integração temporal’, e o motorista foi obrigado a recolher o veículo.

O sistema só erra contra o usuário, jamais contra o empresário.

Este Bloguinho entrou ainda em contato com o vereador José Ricardo (PT/AM), que informou ao presidente do IMTU, Marcelo Ramos. Este afirmou desconhecer qualquer falha no sistema, e que provavelmente os casos se referiam à cartões já gastos, e que não registravam corretamente os dados, ou a casos isolados, em que algum cobrador estaria cobrando inadvertidamente o valor. Orientou os usuários que se sentirem lesados a procurar a IMTU.

Posição que coloca em suspeição o discurso de abertura do ano legislativo na CMM, proferido por Serafim, que afirmou estar tudo bem com a cidade, e que o transporte melhorou. Mais ainda o seu braço direito, Marcus Barros, que afirmou saber de tudo o que acontece na administração Serafim Corrêa, ironizou a candidatura própria do PT (partido a que pertence), e ainda disse estar para Serafim como Jorginho está para Dunga, na seleção. No quesito ‘burocracia’, certamente. Mas fica a pergunta: se Barros é Jorginho e Serafim, Dunga, quem serão as contrapartes prefeiturais dos cracassos Vagner Love e Afonso?

O Bloguinho Intempestivo vai continuar acompanhando a situação, e relatando novos casos que venham a ser informados. Caso tenha acontecido com você, leitor intempestivo, informe ao Bloguinho por e-mail.

25 thoughts on “MAIS IRREGULARIDADES NO TRANSPORTE COLETIVO EM MANAUS

  1. Após o temporal o lambançal
    O sistema de transporte coletivo de Manaus pode estar perfeito na concepção das autoridades porem para a população que utiliza os ônibus como meio de transporte está cada vez pior o que se verifica em uma simples viagem é um verdadeiro tormento para os usuários diariamente, o tempo que uma pessoa fica parada nas paradas (que não são de sucesso) é de no mínimo 20 minutos, e se somarmos o tempo do itinerário temerário será de 90 min, pois frequentemente o busão dá prego no meio do caminho obrigando os passageiros dessa agonia interminável a se dirigirem para outro bonde, sem contar que a maioria dos bus estão podres ou estragados tornando o deslocamento um verdadeiro suplicio, pois dentro há buracos no corredor, bancos quebrados, portas emperradas, pulgas, baratas, só faltam os ratos, mas esses devem estar tratando de seus interesses. A sujeira dentro dos ônibus é tão grande que deixa transparecer o descaso que os empresários têm pela população, pois não fazem uma mínima limpeza de um dia para o outro, os ônibus andam até a pincha, tratam os usuários como se fossem gado, essa é a mentalidade de latifundiário que menospreza as pessoas. As autoridades quando vão para imprensa falam que o transporte está ótimo existem 500 ônibus novos (ou de novo), veículos que vão ou estão sendo incorporados a frota de mais de 1400, percebe-se que os responsáveis não compreendem que transporte coletivo tem haver com coletividade, bem público, ou seja, vai além do marketing de verniz, se é para tratar tecnicamente então porque não contratar pessoas com conhecimento de engenharia de tráfego, sistema viário conjugado sistema de transporte de massa, as duas esferas de governo, município e estado trabalhando conjuntamente, pois uma cidade com mais de 300 mil veículos precisa de soluções técnicas, políticas e principalmente com uma visão social. Essa estória da integração temporal é mias uma nesse mar ou oceano de irregularidades do transporte coletivo de Manaus.

  2. Olá, gostaria de convidá-lo a visitar o meu blog de informações sobre o IMTU. Sou formado em Filosofia pela UFAM e atualmente curso Comunicação também na UFAM, além de ser funcionário do IMTU.

  3. mais irregularidade no transporte coletivo! no domingo 17 de fevereiro, utilizei a linha 050 o mototista alegou a outro usuario nao haver mais integraçao temporal .POR volta das 11:30 ao pegar o onibus 049 da empresa uniao cascavel, a cobradora exigiu pagamento da passagem pois foi instruida a dizer que nao existia mais a integraçao temporal. E pasmem varios usuarios pagaram a passagem. eu nao paguei discuti com a cobradora e a resposta foi:”vá na garagem reclamar”! hoje 18 de fevereiro às 12:35 utilizei para ir levar minha filha de cinco anos à escola a linha 015 e para retornar a linha 035 *todos uniao cascavel* paguei com o meu cartao cidadao uma passagem inteira R$2,00.fui ao sINETRAM PEDIR EXPLICAÇOES E A RESPOSTA: DIRIJA -SE AO SINETRAM DA CONSTATINO NERY, nao conformada quis saber desde quando nao existia a integracao temporal. resposta da chefe do setor do terminal 3:È ordem das empresas!

  4. Pingback: Anónimo
  5. Prezados,
    Ate quando vamos ter que tolerar esse tipo de absurdo em nossa cidade?
    Estão furtando o nosso direito e não estamos reagindo…
    hoje paguei cinco 5 passagem e os cobradores insistem em dizer que acabou o a passagem temporal…Ate qundo vamos ter que aguentar isso, porque não reagimos…

  6. Gostaria de saber porque o transporte alternativo (LOTAÇÃO) não fazem o serviço de integração que é direito do usuário, já fiz varias enuncias no IMTU e nada foi resolvido.

  7. Companheiro Sidney,
    Conforme apuramos no site da Prefeitura, a integração temporal tem validade de alternativo para convencional, e vice-versa. Entre um alternativo e outro, você deve realmente pagar outra passagem.
    Leia mais aqui:
    http://www.manaus.am.gov.br/noticias/transporte-alternativo-1/?searchterm=transporte%20alternativo%20integra%C3%A7%C3%A3o%20temporal
    Quanto à inércia da IMTU, como você já deve ter lido neste bloguinho, é a evidência da força dos empresários do transporte coletivo frente a uma prefeitura que apenas deu continuidade à relação de subordinação ao capital empresarial.
    Abraços!

  8. EW TRABALHEI NESSE SISTEMA ALTERNATIVO REALMENTE ESTA DIFICIL A SITUAÇÃO,REFERENTE A INTEGRAÇÃO POIS SE FOSSE SO COM PASSA FACIL MAS COM A CARTEIRINHA ESTUDANTIL”TEMPORAL” FICA MUITO DIFICIL SEM QUESTIONAR NO ABSURDO NUMERO DE PESSOAS QUE ULTILIZAM CARTEIRINHAS DE OUTRA PESSOA. NO FINAL DO DIA E MAS PREJUIZO DO QUE LUCRO!ISSO DE TEMPOL EM CARTEIRINHA ESTUDANTIL (ACHO DESNECESSARIO,POIS JA E MEIO PASSAGEM PRA QUE ANDAR DE GRAÇA?)E O MEU DIREITO DE TRABALHAR E RECEBER PELO MEU TRABALHO COMO E QUE FICA?

  9. EW TRABALHEI NESSE SISTEMA ALTERNATIVO REALMENTE ESTA DIFICIL A SITUAÇÃO,REFERENTE A INTEGRAÇÃO POIS SE FOSSE SO COM PASSA FACIL MAS COM A CARTEIRINHA ESTUDANTIL”TEMPORAL” FICA MUITO DIFICIL SEM QUESTIONAR NO ABSURDO NUMERO DE PESSOAS QUE ULTILIZAM CARTEIRINHAS DE OUTRA PESSOA. NO FINAL DO DIA E MAS PREJUIZO DO QUE LUCRO!ISSO DE TEMPORAL EM CARTEIRINHA ESTUDANTIL (ACHO DESNECESSARIO,POIS JA E MEIO PASSAGEM PRA QUE ANDAR DE GRAÇA?)E O MEU DIREITO DE TRABALHAR E RECEBER PELO MEU TRABALHO COMO E QUE FICA?

  10. bom porque que todos os onibus de linha num tem elevadoe para pessoa s de cadeira sde rodas eu achei um abisurdo quando peguei um onibus em itajai e o cadeirante sofreu para entrar no onibus

  11. Olha ta realmente um desrespeito a população hoje pela pequei a linha de ônibus 458 do bairro Novo Israel as 7:45 quando foi as 8:00 hs peguei a tinha de ônibus 125 que vai para UFAM e não peguei integração temporal, sem falar que saiu de casa as 06:00 e só passa ônibus lotado não agüento mas e não consigo chegar no trabalho no horário correto, a passagem aumenta e a qualidade sempre pior!!!

  12. O problema e que o povo amazonense aceita essas irregularidades numa boa sem protestar, devemos analisar a situação de nosso transporte que e precaria e vergonhoso, pois pagamos uma tarifa relativamente alta pelo transporte publico, que não oferece conforto e qualidade muito menos segurança.
    o que esta faltando para a mobilização dos estudandos e trabalhadores, protestei todos tem o direito de protestar, tomem exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro.

  13. Bom dia!
    Não sei a quem direciono o meu problema, tenho a babá que cuida do meu filho e ela mora no TARUMÃ , ela falta por que o ônibus não passa, e quando ele passa ela vem na porta do ônibus , hoje ela chegou passando mal em minha casa , pois estava lotado, quem pode me ajudar? preciso que isso seja resolvido, que os ônibus passem lá.
    Sinceramente me revolto com isso pois pagamos todos os impostos e não temos um serviço decente de transporte.
    Kenny Almeida
    88060668

  14. Sou acadêmica de Letras pelo Centro Universitário Do Norte – UNINORTE, e juntamente com meu colega de classe, Phablo Dantas de Oliveira; estamos reunindo a população de manaus, a começar pela faculdade e pelos grupos estudantis, para uma paralisação e manifestação pública contra essa máfia que instalou-se em manaus chamada Transmanaus. Iremos fazer uma manifestação, com o fim de melhorar nosso tranporte sem ter que apelar para o vandalismo. Temos que nos unir,não devemos nos submeter às vontades desses políticos e empresários que não veêm a população como prioridade, e sim os seus interesses. Essa paralisação deve ser geral, para que venha obter um resultado stisfatório, pois o que gealmente vemos é que os únicos a fazer greve são os funcionários desta empresa. Agora é a nossa vez, se pararmos um dia para a manifestação, isso eu digo abrangendo todos os setores, irá repercutir de tal forma, que conseguiremos colocá-los contra a parede. Ou resolve ou põe essa empresa para fora da cidade.
    Peço ao gerenciador do site para publicar meu email aos usuários, para que possam me dar respostas positivas à essa manifestação. Os que quiserem aderir, podem nos contatar pleos emails:
    vanessamonteiroaraujo@gmail.com
    phablo.pv43@gmail.com
    contamos com a colaboração de todos, não devemos nos conformar, temos que ir atrás dos nossos direitos.

  15. Eu não entendo a população de Manaus, brigam pelo aumenta da Passagem para R$ 2,75 e não reclama do aumento de R$ 5,50 nos Micros.
    Ambos faz parte do Transporte Coletivo de Manaus.
    Em Fortaleza há mais de 10 anos a passagem é de R$ 1,80 e aos Domingo R$ 0,90. O mais Caro é o de grande Percusso.Fortaleza -Maranguape e Fortalezaa Caucaia R$ 2,00 e nos Domingos R$ 1,00(Todos com GPS)
    Empresas 25 em Manaus 02.

  16. quero fala sobre o passagem temporal que nao esta pegando nas lotacao toda vez que eu saiu do onibus para pega lotacao pago passagem e nao temporal

  17. BOM PRIMEIRAMENTE OS MOTORISTAS TEM QUE APREENDEREM A RESPEITAR OS IDOSOS POIS HOJE AS 15;20 ACONTECEU NA LINHA 218 NA SETE DE SETEMBRO PLACA JXY 5804 COD DO ONIBUS 0308011 UMA SENHORA DE IDADE COM DIFICULDADE DE ANDAR ELE FECHOU A PORTA E ELA IA DESCER ELA PEDIU PARA ELE ABRIR E ELE COMEÇOU A XINGAR A SENHORA QUE QUANDO ELA FOSSE DESCER ERA PARA ELA DESATAR A REDE ANTES DO PONTO E MUITAS OUTRAS COISAS INCLUSIVE AS PESSOAS SE REVOLTARÃO E BOTARÃO PARA ESCULHAMBAR INCLUSIVE CHAMOU O MEU MARIDO QUE FOI DEFENDER A SENHORA DE VAGABUNDO, FILHA DA PUTA EU TENHO É PENA DESSAS PESSOAS ASSIM PORQUE ELE UM DIA VAI FICAR VELHO MAIS O PROBLEMA DESSE MOTORISTA É QUE ELE É ABUSADO IGNORANTE NÃO SÓ COM OS IDOSOS COM QUALQUER PESSOA ELE TEM QUE PASSAR POR UMA RECICLAGEM UM CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS POIS UMA PESSOA DESSA NÃO DEVERIA ESTA TRABALHANDO NUM SISTEMA DESSE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.