*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
Θ O INSUSPEITO KAKÁ E A VIRTUOSA RENASCER. Ataques, pressões, escárnio. Essa foi a resposta que a revista Carta Capital recebeu após a matéria em que divulga a convocação de Kaká para depor no processo contra o casal Hernandes em São Paulo, pelo promotor Marcelo Mendroni. Em nota de repúdio, a Igreja Renascer em Cristo chegou a afirmar que o promotor estaria usando o jogador como cortina de fumaça para encobrir processo de malversação do dinheiro público, quando foi fazer um curso na Itália, pago pelo tribunal. Aí surge a primeira linha de fuga: tentando desqualificar o promotor, a igreja não só não toca em momento algum nos argumentos da acusação que sofre – no Brasil ainda é acusação, nos EUA já é condenação – como ainda utiliza um dos argumentos mais falhos de uma defesa jurídica. Ainda que fosse verdade a acusação da igreja ao promotor (ele afirma que o processo está em andamento, e ainda não houve a chance da defesa, onde irá esclarecer os pontos pendentes), em nada diminuiria a culpabilidade e a imputabilidade do delito ao casal apostólico Sônia e Estevam. Já o jogador se recusa a depor. Acredita-se perseguido e afirmou incomodado pela insistência do promotor. Caberia aqui uma questão: porque a gritaria de Kaká e família em torno de uma simples convocação como testemunha? Haveria aí, e certamente algum psicanalista já terá notado, um certo “exagero” na reação do jogador a um procedimento simples. É amigo íntimo de um casal que está sob processo judicial. Nada mais natural ter de ser ouvido. No entanto, pela psicanálise, teríamos que suspeitar. Diz a teoria freudiana que o autor de um delito deseja inconscientemente a notoriedade de o ter praticado, e portanto o enunciado denunciador sai até pelos poros do corpo do sujeito. É o caso do menino que comeu biscoito sem autorização da mãe, e ao ouvi-la chamar pelo seu nome, inadvertidamente grita “não fui eu!”, sem sequer ter sido questionado sobre o assunto. Assim sendo, o que teme o cidadão Ricardo Izecson dos Santos Leite? Se é, como dizem os críticos da revista, um exemplo para os jovens, pela lógica moral, teria que se submeter à lei e à moralidade civil e religiosa como garantia de sua crença nelas.
Θ O INSUSPEITO KAKÁ E A VIRTUOSA RENASCER (II) Pelo menos é o que a moral espera dos seus campeões. O mundo inteiro reverberou a matéria de Carta Capital. Em outros países é comum que os jogadores de futebol e outras pessoas de destaque tenham que se haver com a justiça em algum momento. No capitalismo, ninguém fica rico impunemente. No Brasil, a revista foi atacada impiedosamente pelos meios de comunicação e por boa parte dos leitores que sequer abriram as páginas da revista. Atacar Kaká é perigoso. E mesmo que a revista já tenha publicado anteriormente matérias louvando o meia-atacante cristianizado-paulino, não se perdoa este deslize. Mais uma vez, a psicanálise é suficiente para compreender este comportamento. É que a instituição da moral familiar, ainda que esfacelada pelas metamorfoses do capital, ainda é intocável em alguns níveis sociais, sobretudo a classe média (“média alta!”). Atacar um ícone desta classe é expor a nudez do rei e a falseação do modo de existir da moral burguesa. É devolver os agora perfumosos burgueses ao depósito de cebolas de onde vieram. E isso, para eles, é insuportável. Assim, Carta Capital toca nos calos morais – e muitas vezes nos nós financeiros insuspeitos – de muitos outros kakás, sônias, estevans que existem Brasis afora. Quanto ao brilho técnico e talento inconteste do jogador, louvado em outras tantas edições da revista, disso discordamos veementemente.
Θ MAIS UM CORAÇÃO FUTEBOLISTA PARA. Jogador do Niort, time da segunda divisão do futebol francês, Marco Randriana foi mais um que tomou o drible do coração. Jogando na sexta-feira última contra o time do Sedan, o meiocampista teve um ataque cardíaco aos 23 minutos de jogo, e caiu em campo. Com sorte, a equipe médica contava com o desfibrilador, o que permitiu atender o jogador com a rapidez que o caso exige. O meia está se recuperando no hospital de Reims, caso algum leitor do ‘Chagão!’queira visitá-lo. Ele tem 24 anos.
Θ AMAZONENSE 2008. Princesinha do Solimões e Nacional pulam na frente na primeira rodada do certame regional. O Leão da Vila sapecou 6 a 1 no recém-promovido CEPE, no Vivaldão. Já o Princesa desceu do salto e não teve pena do pobre América: 7 a 2. Bazinho (Princesa) e Thiago Verçosa (Nacional), cada um com 3 gols, assumem a ponta da artilharia. Resultados:
1ª Rodada
19/01 – Sábado (Vivaldão):
16:00: São Raimundo 4 – 1 Libermorro.
18:00: Rio Negro 0 – 2 Sulamérica.
20/01 – Domingo:
16:00: Nacional 6 – 1 CEPE (Vivaldão)
16:00: FAST Clube 1 – 1 Holanda (Floro Mendonça – Itacoatiara).
16:00: Princesa do Solimões 7 – 2 América FC (Gilbertão – Manacapuru).
Θ SUPERCLASICO 2008. Não perca no próxima sábado, 26, o primeiro Superclasico (Boca x River) do ano! Será válido pelo torneio de verão, que abre a temporada na Argentina.
Θ VIOLA E A XENOFOBIA. O jogador Viola, ex-corinthians, ex-palmeiras, ex-seleção brasileira, ex-centro-avante e ainda o mesmo Viola de sempre declarou toda a sua xenofobia em público esta semana. Recém contratado pelo time do Duque de Caxias, time carioca que debuta na primeira divisão, Viola foi flagrado pelas câmeras atacando o goleiro sérvio Dusan, também contratado do clube para a temporada. Viola, aos gritos, disse não gostar de estrangeiros, e ainda regrediu às fases iniciais da infantilização fetichizadora ao chamar por diversas vezes o goleiro de “merda”. Soubesse ele que uma das últimas e mais sangrentas guerras do século XX aconteceu na Sérvia justamente por xenofobia, talvez tivesse uma atitude diferente. Mas Viola é muito bem adaptado. O que ele teme são as mudanças, ter que sair da sua posição muito bem definida. Por isso, sempre foi um jogador previsível, e jamais chegou a craque. Também está vendo a aposentadoria bater à porta já a algum tempo, e talvez não tenha perspectivas muito boas. Enquanto isso, o sérvio, no auge dos seus 24 anos, tem mais chances de ser ídolo da torcida com suas defesas do que Viola com seus já escassos gols.
Θ COPA AFRICANA DE NAÇÕES. E o campeonato de seleções da África deu início. Infelizmente, não há transmissão deste que, depois do sudamericano, deve ser o mais técnico dos campeonatos de nações do mundo. Afinal, lá jogam todos os craques africanos que carregam o piano dos grandes clubes europeus. Ontem houve somente um jogo, o de abertura, entre Gana e Guiné. Os ganeses venceram por 2 a 1, gols de Asamoah (9’), Kalabane empatando (19’) e Muntari (90’). Acompanhe os resultados da CAN aqui no ‘Chagão!’.
Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Devagar, quase parando, somente a Inglaterra desrespeita os feriados católicos e mantém seus jogadores-operários ativos até quando o ano novo surge no horizonte.
ALEMANHA: A Bundesliga alemã entra em recesso no final do ano. Só teremos prosseguimento, com a 18ª rodada, no segundo dia do mês de fevereiro, em plena folia momesca.
ESPANHA: O destaque da 20ª rodada da Liga foi o clássico entre Real Madri e Atlético de Madri. Embora em ascensão e contando com o bom futebol de Aguero e Forlán, os atleticanos não conseguiram parar os merengues. Placar: 2 a 0, gols de Raul e Van Nilstelrooy. O Barça encarou o Racing e venceu pela diferença mínima. O Villareal voltou à briga em terceiro lugar, vencendo o combalido Valência por 3 a 0. Atlético de Madri e Espanyol completam os cinco.
FRANÇA: Quem se deu bem na 21ª rodada da Ligue 1 foi o Bordeaux. Com a vitória fora de casa por 2 a 1 contra o Le Mans, o time assumiu a vice-liderança, 3 pontos atrás do Loynaiss, que perdeu fora de casa para o Lens: 3 a 0. O Nancy perdeu fôlego e está em terceiro, seis pontos atrás do líder, perdendo para o Nice por 1 a 0. Nice e Caen completam os cinco.
INGLATERRA: Manchester United e Arsenal mantém a ponta, empatados em 54 pontos após a 23ª rodada. Os Red Devils foram a Reading e venceram por 2 a 0 os locais, enquanto os gunners foram a Fulham e golearam por 3 a 0 o time da casa. O Chelsea também saiu e venceu o Birmingham por 1 a 0, e se mantém 4 pontos atrás. Manchester City e Liverpool completam.
ITÁLIA: Na 19ª rodada, o Internazionale quase tropeça, mas vence o Parma por 3 a 2 e mantém a invencibilidade, com 49 pontos. A Roma venceu o Catania em casa por 2 a 0, e mantém a perseguição, sete pontos atrás. A Juventus tropeçou e empatou em casa com a Sampdoria, 0 a 0. Fiorentina e Udinese (que conseguiu perder para Gordo, Pato e Kaká) completam os cinco primeiros.
PORTUGAL: A 17ª jornada da BWIN Liga só se realiza no próximo final de semana.
ESCÓCIA: 23ª rodada da Premier League, e o líder Glasgow Rangers venceu fora de casa o Inverness, por 1 a 0. O Celtic, quatro pontos atrás, venceu em casa o Kilmarnock, 1 a 0. Dundee United goleou, um luxo nesta liga: 3 a 0 no Aberdeen. Motherwell e Aberdeen completam os cinco.
GRÉCIA: Na 17ª rodada, o AEK mantém a liderança, vencendo o Atromitos por 1 a 0 fora de casa. Um pontinho atrás, o Olympiakos venceu o OFI também fora de casa por 1 a 0. O Panathinaikos, um atrás do segundo, venceu também por 1 a 0 o Ergotelis. Asteras Tripolis e Aris completam os cinco.
HOLANDA: Empate dos dois primeiros na Eredivisie. O PSV empatou em 1 gol com o VV Venlo fora de casa, e está com 40 pontos. Três atrás, o Ajax empatou também fora de casa com o NEC Nijmegen, 1 a 1. O FC Twente venceu o FC Gronigen por 3 a 1 e tomou-lhe a terceira posição. O Feyenoord é quinto colocado.
Θ SUB-RŨIM NO CAMPO DO ROMA. E dessa feita não foi necessário sombrinha, as nuvens, ainda que sólidas, não se chocaram e o sol até despontou e a poeira subiu na segunda rodada da 18ª Copa Rose no Campo do Roma, que já conta com 22 times inscritos, e que nesta rodada teve sete jogos.
Pra começar, todos os unidos permaneceram unidos; O Unidos da 83 derrotou o Fast por 5 a 3, o Unidos da 16 venceu o Arsenal por 2 a 1 e o Unidos da 22 mandou o Bola Bar para o bar com 2 a 1; difícil acontecer no Campo do Roma, haja vista a qualidade das partidas, Bonfim e Flamengo empataram em O a 0; e ainda houve duas walkover, conhecida pela sigla WO: o Argentina Júnior faltou, deixando os pontos para o Roma e a sensação do último campeonato, o Lourival, que fora surpreendido por uma goleada na estréia, dessa vez, nécas, deixou os pontos para o cantante Rouxinol.
Estrela Careca
Além desses, no jogo que o bloguinho acompanhou, Zezinho, o árbitro mais impecável no traje e na marcação dos palcos amazoniquins não teve problemas para apitar o jogo bem jogado entre o Careca, que segurou bem no primeiro tempo, mas continuou careca de gols, enquanto o Estrela cintilou no segundo tempo, vencendo de 2 a 0. Clique nas imagens e veja de perto…
E veja mais de perto ainda esse campeonato que não têm rainha, mas em compensação, olha secretárias que Rosivaldo “De Mulher” encontrou. São Maura e Kassimara, que cuidam da parte burocrática, anotando a súmula e registrando as observações, e que recebem muitos galanteios simpáticos da macharada dos times. Dizem que a presença delas até suaviza a multa de R$20,00 por cartão vermelho. Brincadeiras à parte, as belas meninas têm dado uma força muito grande para De Mulher na organização da copa.
E atenção aos desesperançados pela corrupção nas confederações e campeonatos organizados por elas, seja a CBF, CEF ou FIFA, as inscrições para o Sub-Rũim continuam abertas. Qualquer informação sobre o campeonato ou vontade de ajudar neste trabalho comunitário, é só ligar 9905-1678 e falar diretamente com “De Mulher”. Forme o seu…