*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

2

Chagão!

Θ MATO GROSSO DO SUL É CAMPEÃ!!!! O time sul mato-grossense sagrou-se campeão da primeira Copa do Brasil de Futebol Feminino, que envolveu 32 times de todas as regiões do Brasil, e que você acompanhou aqui no ‘Chagão!’. Após quase três meses de competição, o time, que contou com as vice-campeãs mundiais Tania, Daniela Alves, Formiga e Maycon, empatou em 1 a 1 com o Botucatu (SP), gols de Rafaela e Daniela Alves, e venceu nos penais por 5 a 4. Em terceiro lugar, ficou o São Francisco (BA), que empatou na preliminar da final com o Benfica (RJ) em 2 a 2, e nos pênaltis garantiu o bronze com 5 a 3. Evidentemente que não se resolve a questão do futebol-mulher apenas com um torneio, e a CBF não se interessa pela modalidade, a despeito do potencial afetivo e econômico que as mulheres carregam, até no futebol, onde os machinhos se achavam a salvo da superioridade delas. Vã ilusão. O gol mais bonito do ano, sem dúvida, é delas… Enquanto os homens quebram canelas mundo afora, elas só na catiguria, no talento, num futebol que carrega a beleza de quem produz um fazer-prazer desejante.

Θ MUNDIAL INTERCLUBES começa nas suas partidas preliminares. Na primeira das meias-quartas-de-final, o tunisiano Etoile Sportive Du Sahel venceu o campeão mexicano, Pachuca, por 1 a 0. Surpresa para muitos, pois o time mexicano tem mais tradição e vinha com a fama de poderia tirar o Boca Jrs da final. Agora, os tunisianos encaram os Bocas, a ver quem faz a final. Como a partida foi fraca tecnicamente, o adversário combinará com o também fraco tecnicamente time xeneize, que mesmo assim deve levar a melhor, a menos que as zebras fujam em massa dos zoológicos de Tokio, Toyota e Yokohama. A outra quarta ainda se joga amanhã no Japão, daqui a pouco, em horário nacional. Sepahan, do Irã, e Urawa Red Diamonds, do Japão, velhos conhecidos um do outro, se encaram pelo direito de jogar contra o Milan ‘seleção-nike-em-miniatura’. Dias 12 a primeira semifinal, entre argentinos e tunisianos. A outra semi, ainda a ser definida, acontece dia 13, e o Chagão estará lá!

Θ ANDREW JENNINGS, JORNALISTA ESPORTIVO para além das obviedades da IER (imprensa epistemologicamente reduzida), esteve em Buenos Aires neste final de semana, participando como palestrante no congresso da FOPEA, associação de jornalistas para a proteção da livre informação. Jennings investiga as relações comerciais nada legais entre a FIFA, suas afiliadas oficiais e ‘extra-oficiais’, e por isso é persona non grata na Suíça, onde o seu livro, Foul! The Secret World of FIFA, onde apresenta documentos e explica como a FIFA se tornou, levando a cargo a ADIDAS, ISL e outras empresas, uma organização mundial à margem das leis internacionais, arrogante, e que movimenta mais recursos que a maior parte dos países do mundo, e é maior que a ONU. O Bloguinho Intempestivo já falou sobre Jennings (aqui), e agora aproveita o mote para divulgar uma reportagem feita por ele, com parceria da BBC, onde investiga uma série de subornos feitos à executivos da FIFA pela ISL, empresa que administra os direitos de transmissão de jogos de futebol no mundo todo, graças à bonança da entidade máxima do futebol. Os links são do You Tube, a reportagem está dividida em cinco partes, com legendas em português (FIFA Corruption 0102030405).

Θ APERTURA URUGUAY 2007 encerra as atividades neste fim de semana, com a última rodada. Conhecido o campeão, a briga foi pelas posições que dão vaga à Libertadores e à Sudamericana. Também teve peleja para não cair. Na rodada final (15ª), teve festa caseira do campeão, Defensor, do Danubio e do Rampla, três primeiros, e um torneio melancólico para Peñarol e Nacional. Veja os resultados da última rodada e a classificação final:

15ª Fecha:

Rampla Jrs 3 – 2 Peñarol

Miramar Misiones 3 – 1 Central Español

Danubio 9 – 1 Progreso

Juventud 3 – 1 River

Defensor Sporting 2 – 1 Bella Vista

Wanderers 1 – 1 Fénix

Cerro 1 – 1 Nacional

Liverpool 0 – 0 Tacuarembó

Classificação Final:

Defensor Sporting – 35

Danubio – 31

Rampla Jrs – 31

River – 24

Nacional – 24

Juventud – 24

Cerro – 23

Wanderers – 21

Fénix – 20

Central Español – 18

Peñarol – 17

Tacuarembó – 17

Miramar Misiones – 13

Liverpool – 12

Progreso – 11

Bella Vista – 6

Θ TORNEO APERTURA ARGENTINO em seus suspiros finais. A derradeira rodada foi disputada hoje, e falta somente um jogo, entre Gimnasya e Arsenal, pela 18ª rodada, adiado. No mais, campeão antecipado, o Lanus ainda se deu ao luxo de golear o Gimnasya por 4 a 0. Olimpo e San Martín estão rebaixados. Boca lutou, lutou e morreu nas praias do 4º lugar, e o River, bom, o River teve o prazer de vencer o superclássico, e olhe lá. Segue resultados da última rodada e a classificação*, podendo ainda mudar as posições dos times que disputam o jogo adiado:

19ª Fecha:

Tigre 2 – 1 Boca

Lanús 4 – 0 Gimnasya

Rosario Central 1 – 1 Argentinos

Estudiantes 2 – 0 Olimpo

River Plate 0 – 2 Banfield

Racing 1 – 0 Colón

San Martín 0 – 1 Newell’s

Arsenal 3 – 2 Independiente

San Lorenzo 4 – 1 Gimnasya Jujuy

Vélez 1 – 2 Huracán

Classificação Final*:

Lanús – 38

Tigre – 34

Banfield – 32

Boca Jrs – 31

Argentinos – 31

Estudiantes – 30

Huracán – 30

San Lorenzo – 29

Independiente – 28

Vélez – 27

Newell’s – 27

Racing – 25

Arsenal – 25

River Plate – 23

Colón – 22

Olimpo – 22

Gimnasya Jujuy – 20

San Martín – 18

Gimnasya – 18

Rosario Central – 14

Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. As rodadas vão avançando e os times vão mostrando que estão cada vez mais nivelados (por cima ou por baixo depende do ponto de vista do freguês…):

BUNDESLIGA: Na 16ª rodada, o Bayern Munique respira da perseguição pelo Werder Bremen. O líder empatou sem gols com o Duisburg, enquanto o Werder perdeu de 4 a 3 para o Hannover96. Hamburger SV, Leverkusen e o Hannover 96 completam os cinco primeiros.

LA LIGA: o Real Madrid escapou da armadilha do sempre perigoso Athletic Bilbao, vencendo por 1 a 0. O Barça, ainda vice-líder, venceu em casa o Deportivo La Coruña, 2 a 1. O Atlético de Madrid assumiu a terceira colocação ao bater o Getafe por 1 a 0, empurrando o Villareal para a quarta colocação. Os amarelos perderam por 1 a 0 para o Bétis. O Espanyol está em quinto.

LIGUE 1: O Líder Lyonaiss tropeçou, perdeu fora de casa para o Caen, pelo placar magro. O Nancy perdeu a chance de encostar novamente, apenas empatando com o Valenciennes. Dois bocejos. O Le Mans, terceiro, 3 a 1 no Lens. Bordeaux e Valenciennes completam os cinco.

PREMIER LEAGUE: Tudo embolado. O ainda líder Arsenal perdeu para o Middlesbrough, 2 a 1. Um pontinho atrás, o Manchester United goleou o Derby County, 4 a 1. Dois pontos abaixo, o Chelsea venceu o Sunderland, 2 a 0. Manchester City e Liverpool completam os cinco.

SERIE A CALCIO: Internazionale cada vez mais líder, goleou o Torino, 4 a 0. A Roma foi a Livorno e empatou em um gol com o time da casa. A Juve venceu o Atalanta pelo placar magro. Udinese e Fiorentina completam.

BWIN LIGA: Não houve rodada.

Θ CHAMPIONS LEAGUE TEM RODADA final da fase de grupos esta semana. Nos grupos A, B, C, E e G, ainda há ao menos uma das vagas em disputa. Na Record (TV aberta), vai passar Fenerbahce – CSKA, boa oportunidade de ver o time de Zico em ação.

Θ E NA FINALÍSSIMA DA COPINHA DO ROMA…

LOURIVAL X R A D A R

Ambos os times estavam empolgados. O LOURIVAL, que vinha de várias goleadas seguidas sobre os adversários, pensava em manter a linha. O técnico Lourival falou ao bloguinho sobre suas preocupações esportivas e comunitárias:

A trajetória do time é boa. A gente começou brincando, como um time de rua, daí a gente decidiu colocar um time pra tirar mais os meninos da rua, porque tem uns colegas aí que muitas vezes seguem pra outro lado… A expectava hoje, nós chegamos na final e graças a Deus, é de ganhar o jogo. Eu espero que o time se desenvolva como se desenvolveu durante o campeonato.

O RADAR, que se classificara nos pênaltis na última rodada, e que empatara com o LOURIVAL no início da Copinha, pretendia um resultado diferente e a seu favor. O técnico e goleiro, William Oliveira, falou também nos falou sobre a coletividade da equipe:

A nossa expectativa é forte. Agora eu tô esperando os meninos, eu estou dependendo dos meninos, dos meus parceiros pra gente arrastar esse campeonato. Eu sou o técnico, mas se faltar jogador eu tô lá. Domingo passado, quando fomos pra penalti, eles me agradeceram e eu dei os parabéns pra eles porque não foi só eu que levei o time pra final, fomos nós. Agora vamos ver o que é que dá.

Clique nas fotos!

O jogo rolando foi um jogo: imprevisível. Ataque lá e aqui, o jogo foi equilibrado até o final do 1º tempo, e o LOURIVAL, que tinha tido um jogador expulso no início, garantiu a vantagem de 1 x O na primeira etapa. Mas logo no início do 2º tempo, o RADAR empatou e aí passou a desequilibrar o jogo numa seqüência de impetuosos ataques, mas não desempataram a partida. Até que, faltando uns cinco minutos, LOURIVAL aproximou-se da comemoração, aproveitando um contra-ataque e marcando seu 2° gol. No finalzinho, o jogo ficou pesado, o juiz da partida, Zezinho, como é conhecido na comunidade, acabou por expulsar três jogadores do time do RADAR, e finalizou o jogo: 2 X 1 para o…

LOURIVAL: CAMPEÃO DA COPINHA DO ROMA!

E atenção Confederação Brasileira de Arbitragem, o juiz dessa final, Zezinho, que manteve a postura e a compostura em toda a Copinha, bem que poderia ter uma chance, pois tem qualidades técnicas e ética para a atividade. Ao final da partida, o bloguinho falou com ele, que até sofreu tentativa de admoestação no finalzinho.

Foi normal o jogo, pena que deu essa confusão besta no final, pênalti lamentável que um time não aceitou. É isso aí, em jogo sempre acontece isso. Ninguém quer perder, todo mundo quer ganhar e infelizmente acontece isso aí. O cara vai, tenta, tenta, não consegue fazer o gol, e a culpa é do juiz. Mas é um aprendizado. Dá pra apitar o Campeonato Brasileiro, dá, dá (risos)…

E Rosivaldo, Seu Rose ou De Mulher, o coordenador da Liga do Roma e organizador da Copinha, fez a avaliação do evento esportivo comunitário:

Regular. Foi regular. Ainda falta a gente aprimorar, não só por parte da Liga, como por parte do atleta, ter mais educação e respeito e mais esporte. No mais, tudo normal. Alguns tem que ter a consciência de praticar o esporte e deixar o lazer rolar. Mas pra maioria valeu, tudo normal. Esse foi o 17° campeonato impecável na premiação.

Seria bom se a FIFA, a CBF, as grandes entidades que controlam o futebol fizessem avaliações lúcidas como essas, assim liberariam o lúdico que falta nos grandes torneios nacionais e internacionais. E Rosivaldo continuou, falando do próximo campeonato. Atenção, rebaixados do Brasileirão!

O próximo campeonato está intitulado Sub-Ruim. Por que? A gente tá fazendo uma inscrição de 100 reais, onde fica mais fácil juntar e pagar. Com esses 100, dá pra jogar todo mundo. Quando a inscrição é cara, o pessoal só pega os boleiros, quando é mais barata o pessoal pega os ‘ruinzinhos’. Baixando as inscrições dá condições de quem quiser botar um time, porque o esporte não é tanto a parte financeira e sim o esporte em si, promover a competição pra dar mais uma ênfase bacana na “parada”. Quer queira, quer não, isso aqui gera dinheiro pra comunidade. O pessoal toma refrigerante, chupa din-din, come. Com isso, as pessoas ganham seu dinheirinho também. Além do melhor, o esporte…

2 thoughts on “*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.