*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

Chagão!

Θ MAIS UMA DO MELHOR DO MUNDO. Kaká, ao receber a Bola de Ouro da revista France Football, afirmou que se inspira em outro são paulino ilustre: Raí. Comete aí alguns erros (erros, não equívocos. O erro é resultado de uma sentença judicativa que não analisa o acontecimento, apenas adesiva a ele um valor extrínseco, colocando-o no mundo como melhor ou pior de acordo com desígnios morais). Primeiro: Raí, quando foi para a Europa, nas horas vagas, freqüentava museus, lia, se envolvia com pessoas ligadas à arte e cultura francesas, e é respeitado até hoje para-além do seu futebol. Segundo: Raí nunca fez do celibato uma virtude, nem pautou a existência na superstição apocalíptica igrejal, que nada tem a ver com a religião, colocando-se como modelo moral para o outro, muito menos quis conduzir rebanhos. Terceiro: Raí se envolve em questões sociais, fundou, junto com seu colega Leonardo, a fundação Gol de Letra. Em quê, exatamente, Kaká quer ser Raí? Nem que nascesse, como o irmão de Sócrates, no Pará, conseguiria. Só pela moralidade, que se sustenta na imaginação clichezada é possível querer ser outro, se não é possível sequer ser o si. Mas esperar o quê de alguém que se submete a ser embaixador da globotária na seleção-nike? Mas há um alento para o melhor do mundo: como ele, Raí gosta de freqüentar o programa da Hebe…

Θ E NÃO É SÓ NO BRASIL QUE TEM MARACUTAIA… Na Europa, 26 jogos estão sob suspeita de terem seu resultado manipulado. A lista não foi divulgada, mas se sabe que foram jogos classificatórios para a Copa UEFA, Champions League e Eliminatórias da Euro’08. Os resultados teriam sido ‘alterados’ em favor de máfias de apostadores que teria sede em países asiáticos. A revelação foi feita na revista alemã Der Spiegel. A Europol está investigando o caso. No entanto, uma coisa é certa: nenhum dos resultados, por mais escandaloso que tenha sido, envolveu a seleção inglesa. Nem com ajuda de juiz e máfia eles conseguiriam se classificar…

Θ CAMPEONATOS NACIONAIS EUROPEUS: em sua penúltima rodada da fase de grupos, define alguns times como já classificados. Outros, jogam mês que vem (11 e 12) apenas para cumprir tabela. Resultados, grupo a grupo:

BUNDESLIGA – ALEMANHA

Bielefeld 0 X 1 Bayern Munique

Werder Bremen 2 X 1 Hamburger SV

Hertha Berlin 0 X 3 Leverkusen

Classificação após a 15ª rodada: Munique (34), Werder Bremen (33), Hamburger SV (30), Leverkusen (27), Karlsruher (26) – 5 primeiros.

LA LIGA – ESPANHA

Real Madrid 3 X 1 Racing

Valladolid 2 X 0 Villareal

Espanyol 1 X 1 Barcelona (Derby Catalão).

Classificação dos 5 primeiros após a 14ª rodada: Real Madrid (32), Villareal (28), Barcelona (28), Atlético de Madrid (27), Espanyol (26).

LIGUE 1 – FRANÇA

Lyonaiss 5 X 0 Estrasburgo

Le Mans 2 X 1 Nancy

Bordeaux 4 X 3 Toulouse

Classificação dos 5 primeiros após a 16ª rodada: Lyonaiss (37), Nancy (31), Bordeaux (28), Le Mans (26), Valenciennes (25).

PREMIER LEAGUE – INGLATERRA

Aston Villa 1 X 2 Arsenal

Chelsea 1 X 0 West Ham

Liverpool 4 X 0 Bolton

Classificação após a 15ª rodada: Arsenal* (36), Chelsea (31), Liverpool* (30), Manchester City (30), Manchester United* (30). * – times com um jogo a menos.

SERIE A CALCIO – ITÁLIA

Fiorentina 0 X 2 Internazionale

Roma 2 X 1 Udinese

Milan 0 X 0 Juventus (derby milanês)

Classificação 14ª rodada: Internazionale (31), Roma (28), Juventus (26), Udinese (25), Fiorentina (24).

BWIN LIGA – PORTUGAL

Benfica 0 X 1 FC Porto (derby luso)

Sporting 1 X 1 União Leiria

Vitória Setúbal 1 X 1 Belenenses

Classificação 12ª rodada: FC Porto (32), Benfica (25), Sporting (20), Vitória Setúbal (19), Guimarães* (19). * – Um jogo a menos.

Θ COPA BRASIL DE FUTEBOL FEMININO. Oito partidas pela quarta fase, com direito a goleada (eufemismo) sobre o representante do Norte. Resultados:

Quarta Fase (29/11 e 01/12):

Mato Grosso do Sul 11 X 0 Genus (RO)

Benfica (MG) 1 X 0 América (RJ)

São José (PR) 1 X 3 São Francisco (BA)

Botucatu (SP) 3 X 1 Tiradentes (PI)

América (RJ) 0 X 3 Mato Grosso do Sul

Genus (RO) 0 X 12 Benfica (MG)

Tiradentes (PI) 0 X 1 São José (PR)

São Francisco (BA) 0 X 2 Botucatu (SP)

Complemento da 4ª fase (04/12):

Mato Grosso do Sul X Benfica (MG)

Genus (RO) X América (RJ)

São José (PR) X Botucatu (SP)

São Francisco (BA) X Tiradentes (PI)

Θ LANÚS CAMPEÃO ARGENTINO DO APERTURA’07!!!!! Quando o time grená somou apenas um ponto em três jogos, no início do torneio, os prognósticos eram pela luta para não cair. Em seguida, vieram 11 vitórias, e quando chegou à liderança, não mais cedeu. Com o empate em 1 a 1 diante do boquiaberto Boca Jrs, e com a derrota do Tigre para o Argentinos Jrs, o Lanús sagrou-se campeão do Torneo Apertura 2007. Parabéns aos campeões!!! Primeiro título da história do time! Ainda faltando alguns jogos da 19ª fecha, os resultados dos jogos de hoje foram:

Rosario Central 3 X 2 San Martín

Colón 0 X 2 Estudiantes

Olimpo 4 X 0 River Plate

Huracán 3 X 0 Racing

Gimnasya Jujuy 0 X 1 Newell’s

Banfield 1 X 0 San Lorenzo

Argentinos 1 X 0 Tigre

Boca Jrs 1 X 1 Lanus

Independiente 1 X 1 Velez

Θ BRASILEIRÃO’07 – QUANDO NINGUÉM MAIS ESPERAVA… Impossível falar de outro resultado da rodada final do Brasileirão que não seja Grêmio X Corinthians e Goiás X Internacional. O tricolor gaúcho, mesmo com gol no primeiríssimo minuto, bem que tentou entregar a dendeca para o Timão se salvar. Com meneios de ‘vem, meu amor’, os gremistas passaram quase todo o segundo tempo tocando bola para o lado e perdendo gols incríveis, até sem goleiro, enquanto os alvi-negros se esforçavam mais ainda (pela angústia e pela inexperiência) em não chutar para o gol. Enquanto isso, em Goiás, após muito disse-me-disse, o time do coração de Fernandão fez 2 a 1 no time de profissão de Fernandão, com direito a penalidade em três atos, com substituição do protagonista no terceiro chute (Paulo Baier empataria com Palermo – 3 pênaltis perdidos). Alguém esqueceu de avisar ao Clemer que era pra ‘entregar’ o jogo, ou então um Goiás nunca d’antes visto entrou em campo? A torcida colorada, ressabiada pela garfada no título de 2005 encontrou no acaso dos encontros, dois anos depois, a chance de encaçapar a bola alvi-negra na ilusória segunda divisão, e avisou: se ganharem do Goiás nem voltem pra POA! Para a comentarista PePeSsista Soninha, o alento: finalmente o clube com grande torcida na segundona. Que os torcedores de Coxa, Galo Mineiro, Grêmio, Palmeiras, Botafogo e Payssandu não a ouçam. Acredita na ilusão moral das divisões do futebol. Para os amazonenses, sequer um alento. Sem representantes na segunda divisão, não será desta vez que verão o Timão em ação no Vivaldão. E os palmeirenses, não sabem se riem ou se choram. Ao mesmo tempo em que viam seu maior rival cair, perdiam em casa quando podiam empatar para ir à Libertadores. Sofrimentos distintos, podem tomar um chope juntos e discutir a relação. Caixões fechados, abaixo vai as estatísticas, e pra esta semana um artigo Chagão Especial Brasileirão 2007 – O que só você viu

38ª Rodada:

Atlético PR 2 – 1 São Paulo

Botafogo 1 – 1 Figueirense

Cruzeiro 2 – 0 América/RN

Goiás 2 – 1 Internacional

Grêmio 1 – 1 Corinthians

Juventude 2 – 1 Sport

Náutico 1 – 0 Flamengo

Palmeiras 1 – 3 Atlético/MG

Santos 2 – 4 Fluminense

Vasco da Gama 3 – 0 Paraná Clube

Classificação Final Brasileirão 2007:

São Paulo – 77 – Campeão

Santos – 62 – Libertadores

Fluminense – 61 – Libertadores

Flamengo – 61 – Libertadores

Cruzeiro – 60 – Libertadores

Palmeiras – 58 – Sulamericana

Grêmio – 58 – Sulamericana

Botafogo – 55 – Sulamericana

Atlético/MG – 55 – Sulamericana

Internacional – 54 – Sulamericana

Vasco da Gama – 54 – Sulamericana

Atlético/PR – 54 – Sulamericana

Figueirense – 53 – Nem ao céu nem ao mar

Sport Club do Recife – 51 – Nem ao céu nem ao mar

Náutico – 49 – Nem ao céu nem ao mar

Goiás – 45 – No sufoco e no lucro

Corinthians – 44 – um passeio pela segundona

Paraná Clube – 41 – um passeio pela segundona

Juventude – 41 – (13 anos depois…) um passeio pela segundona

América/RN – 17 – Foi bom enquanto durou, parabéns ABC!

Θ DEFENSOR CAMPEÃO DO APERTURA URUGUAIO!!!!! Coma vitória sobre o Central Español, o time roxo garantiu a taça da primeira fase da temporada 07-08 do campeonato uruguaio, com uma rodada de antecedência. DALE CAMPEÓN DALE CAMPEÓN! Resultados da 14ª fecha:

Juventud 2 – 0 Miramar Misiones

Fénix 2 – 0 Bella Vista

Progreso 0 – 1 Nacional

Peñarol 1 – 1 Tacuarembó

Central Español 1 – 2 Defensor Sporting

Danubio 4 – 2 Liverpool

Rampla Jrs 1 – 1 Cerro

River 5 – 1 Wanderers

Θ COPA SUDAMERICANA: Consolo para alguns, decepção para outros, os times brasileiros têm uma relação conturbada com a competição. Para o Palmeiras, a competição no ano que vem terá gosto amargo, já que por pouco não foi à Libertadores. Para Vasco e Atlético/PR é um consolo, poderiam não ter ganho nada. Mas falando da final, na partida de ida, nesta última sexta-feira, na cidade do México, América local e Arsenal protagonizaram a primeira batalha, com vitória histórica dos argentinos, 3 a 2. Agora, mesmo que percam por 1 – 0 ou 2 – 1, levantam o caneco, e fazem final da Recopa Sulamericana em casa com o Boquitas Pintadas. Partida de volta, próximo dia 05, e estaremos lá!

Θ SEMIFINAL DA COPINHA DO ROMA. Já tem até gente perguntando se dá passagem para a segundona do Brasileirão. Neste domingo foram dois jogos que garantiam vaga na final da Copinha do Campo do Roma, no Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus. O primeiro, 9h da matina, foi entre:

LOURIVAL 6 X 0 ROMÁRIO

Mesmo o primeiro tempo tendo terminado apenas 1 x 0 para o Lourival, o 2° tempo confirmou o desempenho do time que vem goleando a várias partidas, vieram mais cinco gols. Clique nas fotos e veja algumas imagens da partida.

O segundo jogo foi mais apertado em gols e com os dois times tentando aproveitar os contra-ataques:

BOLA BAR 6 X 7 RADAR

Enquanto as gargantas desempenhavam o seu papel ao redor do campo, como diria aquele cronista, no tempo regulamentar a partida terminou 1 X 1, e o desempate foi em cobranças de pênaltis. Eis mais algumas imagens.

Domingo será a finalíssima: LOURIVAL X RADAR. Acompanhe aqui a cobertura intempestiva do bloguinho.

E atenção! Atenção! O Sr. Rose, ou De Mulher, ou Rosivaldo, coordenador do Campo do Roma e organizador dessa Copinha, avisa que já estão abertas as inscrições para o novo campeonato comunitário, o primeiro de 2008, o qual terá início no primeiro domingo de janeiro e que se denomina ‘Sub Rũim’. Não desperdice mais seu talento e ludicidade, reúna seu time e participe, mesmo que ele seja bom!

2 thoughts on “*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

  1. Valeu, companheiro Cristóvão ‘Gauche’!
    Não por acaso, a FIFA o escolheu melhor. E ele ainda confessou não conhecer Van Basten, e não sabia quem era Di Stéfano. Ainda bem, para eles.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.