Chagão!

Θ DIDA PODE SER PUNIDO pela papagaiada que protagonizou no jogo com o Celtic, pela Champions League. Depois de ser atingido de leve por um torcedor que invadiu o campo, Dida desabou no chão, sorriu para o médico e foi substituído. O torcedor foi punido pelo clube escocês e jamais poderá assistir jogos de seu time no estádio, seja em casa ou fora. Já a punição ao canastrão depende da UEFA. Willians Gailard, diretor de comunicação da entidade, comparou a gafe com a que protagonizou o goleiro Rojas, do Chile, no maracanã, em 1989, pelas eliminatórias da copa de 90, quando o goleiro chegou a se ferir para simular contusão por um rojão que foi jogado por uma torcedora. Dida não fala com a imprensa a dois anos, depois de uma reportagem sobre uma suposta amante. O caso é que, em se tratando de Milan, a criatura mimetiza o criador. É a cara de um pastelão Berlusconiano.

Θ CALCIO “ABENÇOADO”. O centenário Ancona, time que disputa a série C do Calcio italiano, cujo ápice foi ir à final da Copa da Itália de 1994, e que esteve envolvido até o pescoço em falcatruas típicas do capeonato da velha bota, agora – segundo comentário da imprensa esportiva européia – vai entrar na linha. A gestão do time, a partir de agora, será da Conferência Episcopal do Vaticano, e o papa Ratzinger já recebeu a camisa 10 do time. Tradicionalmente reduto de torcedores esquerdistas – na Itália futebol e política andam muy próximos – o time agora terá que andar na linha com sua contabilidade e seus jogadores terão que adotar os padrões católicos romanos como código de conduta. Fica a pergunta: Deus ajudará o time a ser campeão italiano?

Θ AFONSO ALVES MARCA 7 GOLS na sétima rodada do campeonato holandês. Enfrentando o Heracles, o time venceu por 9 a 0, com sete gols do centro-avante que brigou com o time e a torcida, por não ser liberado para clubes maiores, depois da exposição marketista na seleção-nike do Brasil. O fato que sobressai à notícia é a decadência do campeonato e do futebol holandês. Com seus melhores jogadores atuando fora do país, o futebol que revolucionou o mundo hoje é apenas exportador de jogadores, e seus principais times, embora massacrem os adversários na liga nacional, quando se trata dos torneios europeus, têm se dado mal. O tradicional Ajax foi eliminado de todas as competições continentais que disputou no último ano por times considerados inferiores. Lá, o Feyenoord, do técnico Ruud Gulit, lidera.

Θ MESSI CONTINUA ARRASANDO NO BARÇA. Na vitória por 3 a 0 diante do Atlético de Madrid, do também argentino sensação da Primera da España, Sergio Aguero, Messi fez um e participou dos outros dois gols. Um torcedor espanhol colocou na camisa a frase: “Se Maradona é Deus, Leo é o MESSIas”.

Θ LIGAS NACIONAIS EUROPÉIAS: No Calcio italiano, a líder Internazionale venceu o Nápoli, de Sofia Loren, por 2 a 1. A Juventus empatou em 1 gol com a Fiorentina e continua a perseguição ao líder. A Roma fez 3 a 0 no Parma, e os berlusconianos milaneses golearam a Lazio por 5 a 1. Na Premier League inglesa, o Arsenal vence o Sunderland (3 a 2) e mantém liderança, mesmo com a goleada do Manchester United em 4 gols sobre o Wigan Athletic. O Manchester City venceu o Middlesbrough por 3 a 1, e continua em terceiro. Liverpool e Chelsea vem logo em seguida. Na Ligue 1 da França, o líder Lyon venceu o Bordeaux por 3 a 1 e segue perseguido pelo Nancy, que venceu também em 3 a 1 o Mônaco. Le Mans, Bordeaux e Rennes completam os cinco primeiros. Na Bundesliga alemã, o Munique continua líder, e venceu o Nürnberg por 3 a 0. O Karlsruher, segundo colocado, venceu por 2 a 0 o Schalke 04 e o Werder Bremen venceu por 3 a 0 o Duisburg. Hamburger SV e Schalke 04 completam os cinco mais. Na BWIN Liga de Portugal, ninguém segura o Porto FC, sete pontos à frente do Sporting, segundo colocado. O time portuário venceu fora de casa o Académica pelo placar mínimo. Marítimo, Benfica e Guimarães completam os cinco. Na Primera da España, a dupla Barça – Madrid disputam a liderança, seguidos de perto pelo submarino amarelo Villareal, Valência e Espanyol. O Madrid suou para ganhar por 2 gols do recreativo Huelva, e o Villareal perdeu para o Osasuna por 3 a 2.

Θ BRASILEIRÃO. Resultados da 30ª rodada: Atlético-MG 3 a 1 sobre o Sport Club Recife. Atlético-PR 1 a 0 no Vasco da Gama. Internacional vence por 2 a 0 o lanterna América de Natal. Depois de 14 partidas e 4 anos de freguesia, o Corinthians finalmente consegue vencer o São Paulo. Destaque para a contusão do goleiro tucano Rogério Ceni, que preferiu ficar em campo machucado a dar a oportunidade de estréia para seu colega, Fabiano, e para o encontro entre Carlão e Richarlysson, que custou uma internação ao cotintiano, que tem suspeita de traumatismo craniano. O gol solitário foi de Betão. Outro destaque, o Santos vencendo o outrora Botafogo, do qual nem as cinzas restaram. Muita choradeira no Engenhão (RJ), saída do técnico que não chegou, e a volta – que só existe no futebol – do técnico que foi mas não foi, Cuca. Placar, 3 a 2. Precisava? O Náutico goleou por 4 a 1 o Juventude, o Palmeiras alvi-limão do craque-gato Valdívia ganhou do Grêmio em confronto direto pela vaga na Libertadores, 2 a 0. O Figueirense carimbou o passaporte do Paraná rumo à série B, goleada por 4 a 0. O Cruzeiro não aproveitou a segunda derrota seguida do futuro campeão brasileiro, e empatou sem gols com o Goiás. E no clássico edipiano, vitória paterna: Flu 2 X 0 Fla. São Paulo, Cruzeiro, Santos, Palmeiras e Grêmio são os cinco primeiros.

Θ POR UM GOL! Com a classificação nas mãos, dependendo apenas de si, jogando contra o time reserva do classificado ABC-RN, o Rio Branco (AC) empatou em 0 a 0 e deixou escapar a vaga para a próxima fase da terceirona. O time natalense ainda ganhou como bicho pelo empate cerca de 10 mil reais para cada jogador e mais 200 mil, dados pelo time classificado, Bahia, que venceu o FAST Clube RMMiano (abandonado pelos dirigentes e com os salários atrasados) por magro 1 a 0 na Fonte Nova. O time baiano investiu pesado pela vaga. Além da mala tricolor dada ao ABC, o árbitro expulsou dois jogadores do FAST e ainda deu seis minutos de acréscimo, cruciais para que o Bahia, com Charles, aos 49 do segundo tempo, fizesse o gol da classificação. Assim, o clube baiano ficou empatado com o acreano na tabela, mas com um gol a mais, e agora enfrenta o CRAC de Goiás, enquanto o ABC pega o Bragantino (SP), pelo octogonal final da competição. E ainda tem argentino que diz que o nosso futebol não é sério…

Θ E POR FALAR NELES, pela 13ª rodada do Apertura, o líder Independiente perdeu para o Newell´s Old Boys, 2 a 1. O novo segundo colocado, Lanús, venceu o Arsenal, 1 a 0. Quarto colocado, o Tigre empatou em 1 gol com o Velez, e o novo quinto colocado, Banfield, venceu o Cólon por 3 a 1. O Boca é o terceiro, e o River, o sétimo. E por falar neles…

Θ SUPERCLASICO 181 DE LÁ HISTORIA! No Monumental, casa do River, que vinha de derrota estrepitosa para o Argentinos, deu-se o embate que parou a capital alviceleste. O Boca Jrs, favorito, vinha de vitória e precisava dela, para continuar a perseguição ao Independiente. No início do jogo, o River pressionava com Ferrari e Ponzio pelas pontas, Ortega e Falcão no ataque, e o Boca esperava por uma chance nos contra-ataques. Na metade do primeiro tempo, quando o Boca começava a equilibrar as ações, eis que Falcão abriu o placar para os millionarios. O gol tonteou os xeneizes, que ficaram perdidos em campo. No meio da confusão, Palleta faz pênalti em Buonanotte. El Burrito Ortega bateu, e Caranza defendeu, mas o assistente acusou adiantamento do goleiro boquense. Repetido o penal, Ortega bateu no mesmo canto, e agora, para delírio da torcida, a bola entra. 2 a 0! Para completar, pouco tempo depois, Banega foi expulso e o Boca quedava com 10 jogadores. No segundo tempo, continua o domínio do River, que por pouco não ampliou a vantagem. Com gritos de Olé da arquibancada, o Superclasico se pintou de vermelho e branco, para a alegria da torcida dos Milionarios.

Θ SUPERCLASICO!! Assim como o jogo de hoje mostrou que nem sempre os favoritos vencem, o Superclasico, como toda grande batalha esportiva que é o futebol, já mostrou que o jogo, entre homens livres, não tem prognóstico e acede ao acaso do existir: “Foi em 1943. O Boca Juniors jogava, contra a Maquina do River, o clássico do futebol argentino. O Boca estava perdendo por um gol, quando o árbitro apitou uma falta na risca da área do River. Sosa cobrou o tiro livre. Não chutou para o arco: centrou, buscando a cabeça de Severino Varela. A bola chegou muito adiantada. Estava fácil para a retaguarda do River, Severino estava longe; mas o veterano atacante decolou do chão e viajando no ar meteu-se entre vários defensores e deu uma cabeçada fulminante que venceu o arqueiro. Os torcedores o chamavam A Boina Fantasma. Era de Montevidéu, lá tinha amigos e trabalhava numa usina. Mesmo jogando em Buenos Aires” (Em Futebol ao Sol e à Sombra, de Eduardo Galeano).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.