Chagão!

Θ COPA DO MUNDO FUTEBOL-MULHER. Na primeira semifinal, as alemãs golearam as norueguesas por 3 a 0, e agora defenderão o título contra Brasil ou EUA. Os gols foram anotados por Roenning, contra, aos 42 do primeiro tempo, Stegemann, aos 17 e Martina Mueller, aos 20 minutos do segundo tempo. O terceiro gol, além de dar números finais ao placar, também foi o centésimo anotado na competição. Amanhã as brasileiras enfrentam as americanas pelo direito de disputar a finalíssima do certame.

Θ FUTEBOL ALEGRE TOMA CONTA DA AMÉRICA, menos do Brasil, que não tem clube homo e nem descobriu que o mundo é gay. A IGFLA (Associação Internacional de Futebol para Gays e Lésbicas), organizadora da Copa do Mundo de Futebol Gay, escolheu Buenos Aires pelos esforços da capital portenha para ser centro turístico de referência para o público GLBT. O campeonato está tendo todo o aporte da AFA (Associação de Futebol Argentina), e o torneio conta com mais de 500 atletas de Argentina, Chile, México, EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Islândia e Austrália. O atual campeão é o clube Stonewall FC, de Londres, que estará em campo para defender o título. O clube norte-americano New York Ramblers afirma que em sua cidade o futebol gay tem muito respaldo, disputando inclusive com times considerados héteros. Não há preconceito, e os campeonatos e partidas naquela cidade são eventos onde, além do futebol, há discussões sobre a questão da homofobia e da participação política. Enquanto isso, no Brasil, homoerotismo, só enrustido, encravado, escondido, mal compreendido, mal aceito e amplamente difundido em dirigentes, árbitros, torcedores, jogadores, técnicos, gandulas, massagistas, médicos, preparadores físicos, que ainda não descobriram o que Freud já sabia.

Θ FUTEBOL AMAZONENSE. Até o fechamento desta coluna, ainda não haviam informações disponíveis sobre o resultado do jogo entre Rio Branco (AC) e o RMMiano FAST Clube. Logo mais, assim que confirmado o resultado, estaremos disponibilizando aqui nesta coluna na seção dos comentários.

Θ INDÍCIOS DA INTELIGÊNCIA FUTEBOLÍSTICA. Enquanto a imprensa esportiva espanhola ataca Ronnie – alcunhado Ronaldinho Gaúcho – e faz jogo de cena entre presidente e ex presidente do Barça, entremeado pelo berlusconiano Milan e pelo Abramovitchiano Chelsea, que querem o sorriso de ouro, em Valência, há sinais de vida inteligente. O treinador do time, Quique Sanchez Flores, ao comentar entrevista dada pelo lateral Miguel, de seu time, respondeu à sanha tanática da imprensa com a frase: “Sabemos que está entre os melhores da Europa, que podia ser o melhor, mas para jogar bem futebol é preciso se estar feliz”. O treinador se refere às declarações do excelente lateral, que afirma gostar das noitadas de quinta-feira e fuma há pelo menos 14 anos. Entendimento de quem compreende o esporte para além da limitação tecnocrática do futebusiness, e não carrega para o campo a subjetividade do operário neoliberal, corpo privatizado pelo capital internacional. Ainda, sobre o regulamento interno do clube, o qual é semelhante ao de qualquer clube futebolístico profissional, Quique completa: “Quase ninguém é feliz, porque tratam-se de restrições que nos limitam, mas as coisas são assim”. Num futebol profissional onde Garrincha seria barrado em qualquer clube brasileiro ou europeu na entrada da peneira, o treinador do Valência demonstra que o ressentimento julgador que se traveste de ciência e que toma conta do esporte tem uma falha óbvia: carece de bom senso e inteligência. Em tempo: o Valência disputa ponto a ponto a liderança do Espanhol, com Villareal e Real Madrid.

Θ COPA SUDAMERICANA vira copa sulamericana. Nos confrontos de volta, deu Brasil 2 a 1. Em São Januário, o Vasco fez 3 a 0 no Lanús, totalizando placar de 3 a 2, e agora enfrenta o vencedor do confronto mexicano entre Pachuca e America. O São Paulo venceu o Boca Juniors por 1 a 0 em noite de chutões portenhos, desorganização tática, dois times iguais e um gol. Destaque para o bandeirinha que parecia estar curtindo uma ressaca, mas não se equivocou em nenhum lance. O São Paulo encara o vencedor entre Milionarios (Colômbia) e Colo-Colo (Chile). O Arsenal argentino descontou para os alvicelestes, empatando em 1 a 1 e se classificando, aguarda agora o vencedor entre DC United (EUA) e Chivas (México). Amanhã o Botafogo disputa vaga também nas quartas-de-final do torneio com o River Plate.

1 thought on “*…..::: CHAGÃO! :::…..*

  1. ATUALIZAÇÃO:
    FAST perde para o Rio Branco. Os gols foram marcados por Marinelson para o FAST, aos 9 minutos do primeiro tempo, Marcelo Braz, aos 24, e Neném, aos 45 do segundo tempo. Agora o FAST se complica, e se não houver nenhuma alteração no campeonato por parte do tribunal, o time RMMiano praticamente dá adeus à vaga pra a segunda divisão.
    BRASIL atropela EUA: no futebol-mulher, as brasileiras deram show desde o início, e com 4 gols, dois deles golaços de Marta, garantiram a necessidade do Chagão! em acordar domingo cedinho para ver a final com as alemãs. As americanas bateram mais que jogaram, e assistiram o baile da seleção que é mais brasileira do que a da macharada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.