SEPÚLVEDA PERTENCE, AOS 85 ANOS, A LUTA PELA JUSTIÇA COMO IDENTIDADE INVIOLÁVEL DA DEMOCRACIA
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence é homenageado com a Medalha Teixeira de Freitas do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Jurista presidiu a Suprema Corte nos anos 1990 e advogou em defesa do presidente Lula
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Paulo Sepúlveda Pertence, morreu neste domingo (2), aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, e morreu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos.
Sepúlveda nasceu em Minas Gerais, em 21 de novembro de 1937, e estava dedicado atualmente à advocacia. Ele foi indicado para o STF pelo ex-presidente José Sarney, em 1989, e presidiu a Corte entre os anos de 1995 e 1997.
Já aposentado, em 2018, Sepúlveda integrou a equipe de advogados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nos processos da Lava Jato. E representou o petista em um julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele também defendeu Lula durante as greves do ABC, na década de 1970.
O ex-ministro também fez parte da Comissão de Ética da presidência da República, no primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff. Em 2022, ele foi um dos 12 ministros do STF que assinaram uma carta de juristas em defesa do Estado Democrático de Direito.
O presidente Lula, ministros do STF e o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, lamentaram o falecimento do ex-ministro. Eles classificaram Sepúlveda como um “distinto jurista que influenciou gerações e um incansável defensor da democracia”.
Sepúlveda Pertence deixa três filhos. Em nota, eles comunicaram o falecimento do pai.
“Com um aperto no coração, mas cientes do caráter inexorável do destino, informamos que nosso amado pai, Sepúlveda Pertence, faleceu na madrugada deste domingo, no hospital Sírio Libanês, onde estava internado há mais de uma semana. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas ainda hoje”, diz o texto.
Edição: Rodrigo Gomes