PARA JAMES ONNIG, ANALISTA INTERNACIONAL,TRUMP ESTÁ TENTANDO CURVAR A AMÉRICA LATINA

0
maduro-jeso-carneiro-flickr-480x185

“Colocar a CIA abertamente em campo para poder fazer esse jogo se trata de uma das grosserias mais graves”, ressalta James Onnig

 

Crédito: Luis Soto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O programa TVGGN 20h da última quarta-feira (16) contou com a participação do professor de geopolítica e analista internacional James Onnig, que analisou a ameaça de invasão à Venezuela determinada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Conforme revelou o jornal The New York Times, a administração do presidente Donald Trump autorizou secretamente a CIA para conduzir ações encobertas na Venezuela, como parte de um esforço incrementado para derrubar o governo de Nicolás Maduro.

Onnig vê com preocupação a possível invasão e intervenção dos Estados Unidos à Venezuela.

“Efetivamente, a gente sabe que isso pode gerar um conflito armado, que nos faz voltar décadas atrás, e deixou sequelas muito grandes, como foi a Guerra das Malvinas”, observa o analista internacional.

Para o entrevistado, a intenção de Trump pode ser encarada ainda como “uma potência estrangeira tentar mais uma vez acuar um país sul-americano”.

Em resposta, ele defende que “só nos leva a torcer” por uma comoção da comunidade latino-americana e caribenha que, de forma soberana, garanta que a Venezuela não possa ser atacada da maneira que se propuseram os estadunidenses.

“Colocar a CIA abertamente em campo para poder fazer esse jogo se trata de uma das grosserias mais graves, mas antes de mais nada de uma arrogância, de uma prepotência que coloca em risco o futuro da humanidade”, complementa James Onnig.

Ao longo da entrevista, o professor de geopolítica apontou ainda que são raros os momentos de tensão na América Latina. “Então, quando você tem uma ameaça desse tamanho, eu entendo que isso está se dando também em um momento de ataque mesmo, uma tentativa de curvar a América Latina aos destinos mais atrelados aos EUA.”

Durante a entrevista com o jornalista Luís Nassif, Onnig falou ainda sobre as relações comerciais do Peru com a China e da parceria norte-americana com o presidente argentino Javier Milei, que dificulta a criação de uma unidade latino-americana.

Confira a entrevista na íntegra em:

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.