POLÍCIA DO EXTREMA DIREITA, MILEI, REPRIME VIOLENTAMENTE MARCHA DE APOSENTADOS E TORCIDAS ORGANIZADAS EM BUENOS AIRES
Manifestações do tipo ocorrem no local há anos, cobrando a recomposição do poder de compra das aposentadorias
Aposentada protesta contra o governo de Javier Milei nesta quarta-feira (12) – Luis Robayo/AFP
De acordo com relato da Telesur, a polícia avançou sobre os manifestantes, muitos idosos, com bombas de gás e disparos de balas de borracha. Ainda de acordo com a agência, a aposentada Beatriz Blanco, de 87 anos, foi ferida na cabeça e levada ao Hospital Argerich.

A repressão aconteceu nos arredores do Congresso e na Plaza de Mayo, símbolo da resistência contra a ditadura argentina, onde fica a Casa Rosada, sede do governo hoje ocupado pelo representante da extrema direita Javier Milei. Os manifestantes entoavam gritos como “Milei, lixo, você é a ditadura!”
Um carro de patrulha foi incendiado e 31 pessoas foram detidas, segundo informações da polícia registrada pela AFP
As manifestações de aposentados ocorrem no local há anos, cobrando a recomposição do poder de compra das aposentadorias. Nos últimos meses, durante o governo de Milei, esses protestos passaram a ser reprimidos pela polícia com gás lacrimogêneo.

A novidade nesta quarta foi a participação das organizadas, que reagiram à violência com que os idosos têm sido tratados.
Torcedores do River Plate, Boca Juniors, Chacarita, Tigre, Independiente, Racing, San Lorenzo, Vélez, Deportivo Merlo y Ferro, entre organizadas de outros times, estiveram na manifestação, além da Confederação Geral do Trabalho (CGT), Associação de Trabalhadores do Estado, entre outras organizações sociais.
As organizadas que compareceram à marcha resgataram a frase de Diego Maradona, ídolo argentino do futebol mundial: “Tenemos que ser muy cagones para no defender a los jubilados” (Temos que ser muito covardes para não defender os aposentados, em espanhol). Maradona também apoiou abertamente a luta pelos direitos a aposentadoria digna no país nos anos 1990.
A marcha exigiu a recomposição dos direitos de aposentadoria, aumento do valor concedido, a restituição da cobertura de medicamentos e a renovação das moratórias de aposentadoria, que vencem no fim deste mês.