DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA NO RIO: CONFIRA O HORÁRIO E A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES
Marquês de Sapucaí será palco de três noites de desfiles do Grupo Especial
Além da distribuição em três dias, outra novidade deste ano é um acréscimo de 10 minutos na duração do desfiles – Fernando Maia/Mangueira
Campeã Série Ouro em 2024, que ascende ao Grupo Especial, a Unidos de Padre Miguel abre a primeira noite de desfiles no domingo (2). Em seguida, entra na avenida a Imperatriz Leopoldinense, que conquistou o segundo lugar do Carnaval carioca ano passado. A campeã Viradouro e a Estação Primeira de Mangueira prometem fechar com chave de ouro o primeiro dia.
Na segunda-feira (3), desfilam Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis, Salgueiro e Vila Isabel. A terceira e inédita noite de desfiles terá Mocidade, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e a homenagem ao Milton Nascimento da Portela fechando o Carnaval 2025 na Sapucaí.
Além da distribuição em três dias, outra novidade deste ano é um acréscimo na duração do desfile. Cada escola terá 10 minutos a mais para cruzar a Marquês de Sapucaí. Com isso, as apresentações poderão ter entre 70 e 80 minutos.
A apuração dos votos que vai decidir a campeã do Grupo Especial ocorre na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, na Cidade do Samba. O Desfile das Campeãs será no sábado seguinte dos desfiles, no dia 8. Confira o resumo dos enredos.
Como chegar na Sapucaí
A Riotur informa que táxis de companhias autorizadas e o Metrô Rio são os meios mais indicados de chegar ao sambódromo. Nos dias de desfile de Carnaval, os trens saem a cada dez minutos, com o serviço ativo a noite inteira e 24 horas.
Para chegar nos setores pares, o desembarque mais próximo é na estação Praça Onze do metrô, pegando a saída pelo Acesso B (Marquês de Sapucaí), e seguindo em frente para o setor 2.
Já os setores ímpares, a estação Central do Brasil é o ponto de chegada. De lá, aproximadamente 700 metros de caminhada até a Sapucaí, passando pelos carros alegóricos das escolas, pelo Terreirão do Samba e já sentindo a animação do Carnaval pulsar de perto.
Confira a ordem e os horários dos desfiles
Domingo (2)
22h – Unidos de Padre Miguel
23h30 – Imperatriz Leopoldinense
0h50 – Unidos do Viradouro
2h – Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (3)
22h – Unidos da Tijuca
23h30 – Beija-Flor de Nilópolis
0h50 – Acadêmicos do Salgueiro
2h10 – Unidos de Vila Isabel
Terça-feira (4)
22h – Mocidade Independente de Padre Miguel
23h30 – Paraíso do Tuiuti
0h50 – Acadêmicos do Grande Rio
2h10 – Portela