BRECHT: 10/2/1898-14/8/1956 – “NÃO NECESSITO DE PEDRA TUMULAR”

0
20161108_00_bertolt-brecht

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

Bertolt Brecht, é um homem extemporâneo ou de todas contemporaneidades enquanto houver o capitalismo predador!

 

 Brecht, é um marxista que fez de sua Estética a Práxis e a Poiese, Potência-Revolucionária para Libertação do Homem dos grilhões fundidos pela força-reativa do capitalismo que mata lentamente o Trabalhador, auxiliado pela alienação-mistificada de uma sociedade miseravelmente infeliz.

 

Brecht, é poeta, crítico de arte, cinegrafista, articulista, romancista, dramaturgo, militante, mas é o teatro, em função de seu Devir-Político-Social, que ele mais, diretamente, atua junto com o Povo. É pelo teatro que ele propaga sua Semiótica-Estética-Política como formação de um Outro Mundo, onde todas as formas de valores-miseráveis não possam existir. Como diz o filósofo francês, Sartre, quando acontece O HOMEM PONTO FINAL!

 

No seu Teatro Dialético, com seu Método de Distanciamento, encenado como Humor Destruidor-Construidor, sentido no questionamento, Qual a diferença em assaltar um banco e fundar um banco?,  não há lugar para a vaidade burguesa que procura reconhecimento e fama com intenção de se sentir importante e respeitado impulsionado pelo psicodelismo do glamour dos que afirmam, “Primeira a Barriga Depois a Moral”, o sentido-geral da burguesia, como muitos que se dizem artistas de teatro e teatrólogos, praticam dominados por seus sentimentos de impotência. Em Brecht, não há lugar para o medo da Vida-Coletiva o que todo vaidoso teme. O que ele pôde praticar mesmo perseguido pelo nazifascismo. 

 

Como Homem-Esteticamente engajado, em que o teatro é um Instrumento de Criação-Coletiva-Política-Terapêutica, e não para embalar ambições-pessoais-narcisistas, como muitos fálicos-artistas fazem sem saberem que onde predomina a vaidade, a necessidade de reconhecimento-burguês, não há teatro, Brecht escreveu o Poema Não Necessito de Pedra Tumular.

 

“Não necessito de pedra tumular, mas

Se necessitarem de uma para mim

Gostaria que nela estivesse:

Ele fez sugestões

Nós as aceitamos.

Por uma tal inscrição

Estaríamos todos honrados”. 

 

 

Berlim, 14 de agosto de 1956. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.