GOLPISTAS LANÇAM NOVO VÍRUS CAPAZ DE ALTERAR BOLETOS DURANTE A IMPRESSÃO

0

Pagamento por Pix ou impressão de documentos em PDF, mais difíceis de adulterar, são as recomendações da Febraban para evitar prejuízos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que há um novo golpe financeiro em prática, em que um vírus de computador altera boletos bancários durante a impressão. 

A instituição recomenda que os cidadãos não imprimam mais este tipo de documento, a fim de pagá-los. Para honrar compromissos sem cair em golpes, o recomendável é utilizar a modalidade de Pix copia e cola direto no aplicativo do banco. 

Caso não seja possível, o consumidor deve então pedir que os boletos sejam enviados em formato PDF, pois este tipo de arquivo é mais difícil de ser adulterado. 

“Muitas quadrilhas usam vírus para adulterar os boletos na hora da impressão. Ele muda os dados do boleto, como valor e a conta na qual o dinheiro será depositado, e entra em ação quando a pessoa imprime o boleto. Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, a recomendação é solicitar que o emissor mande o arquivo no formato PDF, bem mais difícil de ser adulterado, e manter sempre um antivírus atualizado”, publicou a Febraban no próprio site. 

De acordo com a federação, o cidadão deve conferir ainda os dados do banco emissor do boleto, pois documentos fraudados tendem a apresentar deslizes e informações desencontradas.

O boleto ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, apesar da ascensão do Pix. Em 2023, cerca de R$ 5,8 trilhões foram pagos por meio de 4,2 bilhões de documentos. 

Camila Bezerra

Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.