LULA DESEMBARCA NO JAPÃO NESTA QUINTA PARA REUNIÃO DO G-7

0

DIPLOMACIA ATIVA

Desprezado, Bolsonaro nunca foi convidado para o encontro das grandes economias

Créditos: Ricardo Stuckert

Por Wellington Mesquita

GLOBAL – 18/5/2023 · 

Diferentemente de Jair Bolsonaro, que foi desprezado na cena internacional durante o seu mandato e nunca foi convidado para reuniões do G-7, Lula desembarca, nesta quinta-feira (18), no Japão, para participar do encontro do grupo que inclui sete das oito principais economias do mundo. O evento será na simbólica cidade de Hiroshima e inclui uma agenda extensa de sessões e encontros bilaterais, abrindo-se como uma oportunidade de discussão de temas internacionais, como a Guerra na Ucrânia, além de novos negócios e estreitamento de relações com parceiros importantes.

Na primeira sessão, os líderes discutirão o tema “Trabalhando Juntos para enfrentar múltiplas crises”. Na tarde desta sexta-feira, Lula se reunirá com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, líder do Partido Trabalhista Australiano. Já no sábado, o presidente brasileiro fará a segunda bilateral da viagem, se encontrando com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.
Logo depois, se reúne com o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-Ministro da Alemanha, Olaf Scholz; o primeiro-Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh; e, por fim, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres

Oito países foram convidados para o G-7 deste ano: além do Brasil, foram chamados Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã. Conhecido como o grupo das economias desenvolvidas, o G7 é formado por EUA, Itália, França, Japão, Canadá, Reino Unido e Alemanha. A China, segunda economia do planeta, é a grande ausente do encontro. Por anos o Brasil foi figura carimbada nos eventos do G-7, mas o país perdeu protagonismo após a eleição de Jair Bolsonaro, que foi preterido nas cúpulas da França, EUA, Reino Unido e Alemanha.

Parque Memorial da Paz de Hiroshima

Na manhã de domingo, todos os chefes de delegação e cônjuges farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. O evento inclui uma cerimônia de deposição de flores no local, em homenagem às vítimas da bomba atômica de Hiroshima.

Ainda no Japão, o presidente Lula tem encontro com um grupo de empresários japoneses e representantes do banco de financiamento JBIC. Participarão representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota.

Antes de embarcar de volta para o Brasil, na segunda-feira, o presidente brasileiro fará uma coletiva de imprensa às 8h (20h de domingo no horário de Brasília).

Lula e Janja abanam para Geraldo Alckmin ao entrar no avião

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.