GOVERNO LULA LIBERA FGTS E PRIORIZA MINHA CASA E MINHA VIDA PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS

O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e vai beneficiar especialmente moradores do litoral de São Paulo
O governo do presidente Lula (PT) vai liberar saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e priorizar a população dos municípios atingidos pelas chuvas no litoral norte de São Paulo para moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A região do litoral norte foi atingida por tempestades avassaladoras, que provocaram a morte de mais de 40 pessoas e centenas de desabrigados.
“Essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento [saque] do FGTS, basta que sejam moradores das regiões de risco, das regiões que foram afetadas”, declarou Simone.
Em relação ao Minha Casa, Minha Vida, a ministra afirmou que a Medida Provisória do governo que relançou o programa habitacional prevê, entre o público prioritário para receber as moradias, as “famílias desabrigadas que estão em estado de emergência ou de calamidade pública”.
O governo federal anunciou a liberação de R$ 33,7 milhões para ações de Defesa Civil em 54 município atingidas por desastres ambientais. Os valores serão destinados a cidades de dez estados: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.
Em São Sebastião, Lula diz que bem-estar do povo supera divergências políticas
Lula sobrevoou, nesta segunda-feira (20), as áreas mais atingidas pelos temporais no litoral de São Paulo. Ele esteve em São Sebastião, destacou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal e prometeu que vai assegurar recursos para a reconstrução dos locais afetados.