LULA CRIA CONSELHO E SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: “DERROTAMOS UM PRESIDENTE, NÃO FASCISMO”

0
PODER POPULAR

Decretos assinados pelo presidente da República ampliam consulta à sociedade para “reconstruir o país”

Paulo Motoryn
Brasil de Fato | Brasília (DF) |

 

Governo federal instituiu assessorias de participação social e diversidade nos ministérios – Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (31), dois decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial.

Os mecanismos pretendem ampliar a consulta à sociedade e retomam a relação com movimentos populares para elaboração de políticas públicas. A iniciativa será coordenada pelo ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência. Outros chefes de pastas na Esplanada dos Ministérios também estavam presentes no ato de assinatura.

 

Durante a cerimônia, que reuniu centenas de integrantes de entidades e movimentos, o público entoou o grito “Sem anistia! Sem anistia!”, em referência aos atos golpistas de 8 de janeiro. O salão nobre do Palácio do Planalto, escritório presidencial, segue com diversos vidros quebrados, por causa do terrorismo praticado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

“Derrotamos um presidente, mas não derrotamos o fascismo”

“Vocês estão vendo que uma parte desse plenário ainda está quebrado. Não tem cortina, ainda tem madeira ali. E vocês sabem do que aconteceu no dia 8 de janeiro, no momento em que ainda estávamos festejando a posse mais alegre que um presidente já teve no país”, declarou Lula.

“Isso é uma demonstração de que nós tivemos uma vitória eleitoral, ganhamos uma eleição, mas a causa que nos fez chegar aqui ainda está engatinhando para que a gente possa conquistar. Uma reunião como essa é gratificante para qualquer líder de entidade do movimento popular, mas é importante ter consciência que é a primeira criação da organização do povo para ajudar e cobrar do governo para que a gente possa fazer as coisas”, continuou.

“Derrotamos um presidente, mas não derrotamos o fascismo que foi impregnado na mente de milhões de brasileiros”, prosseguiu o presidente da República, explicando a importância do aprofundamento da participação popular para “reconstruir o país”.

Responsável pela iniciativa, Macêdo discursou antes de Lula e disse que “é preciso multiplicar os conselhos populares nas políticas públicas, mas também atuar na formação de conselheiros e conselheiras na base, articulando com universidades e entidades de educação popular”.

O que é o Conselho de Participação Social?

A criação do Conselho de Participação Social foi incluída como sugestão no relatório final do Gabinete de Transição Governamental. Instituído ainda durante a transição, o órgão reuniu, entre novembro e dezembro do ano passado, 57 movimentos populares, entidades da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social representativos do país.

O grupo produziu um diagnóstico sobre o cenário da participação social no Brasil nos últimos anos e apresentou propostas para a retomada das institucionalidades e dos instrumentos de participação popular na elaboração e no controle de políticas públicas. Entre elas, a proposta de formulação da estrutura atual da Secretaria-Geral da Presidência.

O que é o Sistema Interministerial de Participação Social?

Lula também assinou o decreto que cria o Sistema de Participação Social Interministerial, instituindo em cada ministério uma Assessoria de Participação Social e Diversidade. O sistema será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência, cujas novas funções estão centradas no diálogo com as entidades sociais.

Edição: Nicolau Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.