LULA ACIONA O STF CONTRA AMEAÇA DE NOVOS ATOS TERRORISTAS DOS DELIRANTES-BOLSONARISTAS

0

TERROR BOLSONARISTA

AGU entrou com ação junto ao Supremo para que sejam tomadas medidas contra novo levante golpista que vem sendo planejado por apoiadores de Jair Bolsonaro

Governo Lula aciona STF após identificar planejamento para novo levante terrorista.
Créditos: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Por Ivan Longo

POLÍTICA – 11/1/2023 · 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em alerta diante da ameaça de novos atos terroristas que estão sendo planejados por apoiadores de Jair Bolsonaro.

Mesmo após a prisão de mais de 1500 pessoas que participaram dos atos de invasão e depredação aos edifícios sede dos Poderes em Brasília, do comandante da Polícia Militar que coordenou a corporação no último domingo (8), dia do levante golpista, e de outras ações da Justiça, como o afastamento do governador do Distrito Federal e a ordem de prisão contra o agora ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, bolsonaristas fanáticos organizam para esta quarta-feira (11) mais atos antidemocráticos em inúmeras cidades e também na capital federal.

A Advocacia-Geral da União (AGU) detectou a ameaça a partir de monitoramento, principalmente, de grupos de Telegram. A “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”, como os bolsonaristas vêm chamando a tentativa de golpe, envolve caravanas saindo de inúmeras partes do país rumo a Brasília, em uma tentativa de repetir o episódio de vandalismo que foi notícia em todo o mundo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já recebeu da AGU, nesta terça-feira (10), um “dossiê” detalhando os planejamentos dos bolsonaristas. O órgão pede para que a Corte tome “medidas imediatas, preventivas e necessárias” para impedir “qualquer tentativa” de invasão a prédios públicos e evitar a obstrução de vias urbanas ou rodovias.

“O que se observa é nova tentativa de ameaça ao Estado democrático de Direito, o qual deve ser salvaguardado e protegido, evitando-se para tanto o abuso do direito de reunião, utilizado como ilegal e inconstitucional invólucro para verdadeiros atos atentatórios ao Estado democrático de Direito”, diz a AGU, que pede ainda para que a Corte obrigue a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a PM de todos os estados a identificar os veículos utilizados para a nova tentativa de terrorismo e que informe os nomes de todos que aderirem aos atos golpistas.

Ainda nesta terça-feira (10), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, que foi nomeado interventor da Segurança Pública no DF após o levante golpista de domingo, informou que exonerou da pasta, “todos os nomeados pelo Sr. Anderson Torres”. “Vamos procurar restabelecer no comando do órgão a equipe que comandou com sucesso a operação de segurança da posse do presidente Lula”, informou Cappelli.

TEMAS
Atos Terroristas
Lula
AGU
STF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.