O COMPOSITOR-CANTOR-CEARENSE, BELCHIOR, MOSTRA ATRAVÉS DA MÚSICA, “CONHEÇO O MEU LUGAR”, A ESTUPIDEZ XENÓFOBA DE BOLSONARO SOBRE O NORDESTE

1
download (1)

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

Belchior, o compositor-cantor-cearense da pós-modernidade brasileira sempre soube analisar o mundo em que vivia e apresentar sua lúcida conclusão. Assim, ele fez com sua composição “Conheço O Meu Lugar”, onde mostra o desconhecimento de muitos que tentaram, e tentam, apresentar o Nordeste como um território-existencial palpável e sintetizado na miséria cuja a única importância era, é, servir de objeto-mercadoria de uma falsa-literatura e abstraída análise geo-política.

 

Belchior, com os versos que afirmam “Não você não me impediu de ser feliz. Nunca jamais bateu a porta em meu nariz. Ninguém é gente. Nordeste é uma ficção. Nordeste nunca houve. Não eu não sou do lugar dos esquecidos. Não sou da nação dos condenados. Não sou do sertão dos ofendidos. Você sabe bem. Conheço o meu lugar“, destrói qualquer tentativa de reduzir o Nordeste ao cognoscível-ficcional. A fabulação-estereotipada para melhor explorá-lo criando em sua revolucionária-população a passividade através de uma colonização que a leve ao sentido de dependência ao senhor-explorador.

 

O limitadíssimo-intelectivo e carente de eticidade-regional, em linguagem mais clara e convincente, o xenófobo-Bolsonaro, tentou reduzir o Nordeste a sua própria condição, dele, Bolsonaro, em uma região “dos condenados” chamando-a de analfabeta e sem cultura. Tudo que ele não sabe o significado epistemológico-geográfico-político. Na verdade, o que fez mesmo foi realizar o que em psicanálise se chama deslocamento-projetivo. Ele projetou seu próprio eu-limitado-carente, no Nordeste que Belchior dissipa com sua sensibilidade e inteligência de nordestino engajado e inquieto.

 

Belchior, é sarcástico com os estúpidos quando conta e canta, “O que é que pode fazer o homem comum neste presente instante, senão sangrar tentar inaugurar a Vida comovida inteiramente livre e triunfante“, uma profética indicação do Voto-Democrático em Lula. E acrescenta que “Quando a máxima saúde hoje é pretender usar a voz”. Sim, precisamos usar a Voz-Democrática para acabar com fascismo que pretende se instalar de vez no país. Um Brasil que não tem qualquer vocação para ser dominado pelo sistema aberrante-nazifascismo.

 

Belchior, como todos Humanos Historicamente Responsáveis pela Existência Autêntica, produziu criativamente o disco Era Uma Vez Um Homem e Seu Tempo, onde encontra-se a música Conheço O Meu Lugar, aqui apresentada, no ano de 1979. Neste mesmo ano, Bolsonaro servia ao Exército, no Rio de Janeiro.    

CONHEÇO O MEU LUGAR
O que é que pode fazer o homem comumNeste presente instanteSenão sangrar tentar inaugurarA vida comovidaInteiramente livre e triunfante
O que é que eu posso fazer com a minhaJuventudeQuando a máxima saúde hojeÉ pretender usar a voz
O que é que eu posso fazerUm simples Cantador das coisas do porãoDeus fez os cães da rua pra morder vocêsQue sob a luz da LuaOs tratam como gente é claroAos pontapés
Era uma vez um homem e seu tempoBotas de sangue nas roupas de LorcaOlho de frente a cara do presente e seiQue vou ouvir a mesma história porcaNão há motivo para festaOra esta eu não sei rir a toaFique você com a mente positivaQue eu quero a voz ativaEla é que é uma boa
Pois sou uma pessoaEsta é minha canoaEu nela embarco
Eu sou pessoaA palavra pessoa hoje não soa bemPouco me importa
Não você não me impediu de ser felizNunca jamais bateu a porta em meu narizNinguém é genteNordeste é uma ficçãoNordeste nunca houveNão eu não sou do lugarDos esquecidosNão sou da naçãoDos condenadosNão sou do sertãoDos ofendidosVocê sabe bem
Conheço o meu lugarConheço o meu lugarConheço o meu lugarConheço o meu lugar

1 thought on “O COMPOSITOR-CANTOR-CEARENSE, BELCHIOR, MOSTRA ATRAVÉS DA MÚSICA, “CONHEÇO O MEU LUGAR”, A ESTUPIDEZ XENÓFOBA DE BOLSONARO SOBRE O NORDESTE

  1. Sua crônica referente ao posicionamento do prefeita David Almeida faz sentido. Observa-se um comportamento do atual executor municipal falta de coerência política e administrativa. Vejamos: sua irmã Dulce Almeida é a secretária de educação do município, seu irmão foi eleito deputado estadual com as digitais de quatro mãos, digo da Dulce Almeida que alinhou o cruzamento da bola para o seu irmão Daniel Almeida fazer o gol sem goleiro e tendo como o juiz do jogo o seu outro irmão David Almeida que ainda tinha como colaborador o WAR, isto é, todos os cargos em comissão deveriam adesivar seus carros com a carranca do irmão do mandatário da capitania hereditária e tendo como juiz auxiliar o controle burocrático municipal averiguando se realmente os comissionados, digo diretores de escolas da SEMED, e outros cargos da máquina administrativa municipal, haviam colocado em seus perfis das redes social a caricatura do maninho perfeito. Amazonas, Manaus terras de muro baixo. Até quando esse pequenos liviatãs continuaram alimentado a Cobra Grande?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.