CARLOS BRANDÃO É ELEITO GOVERNADOR NO 1° TURNO E FLÁVIO DINO ELEITO SENADOR

0

ELEIÇÕES 2022

Confira os resultados eleitorais de Maranhão, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba
.
Carlos Brandão (PSB) é eleito governador do Maranhão em primeiro turno.
Créditos: Reprodução/PSB

Por Raphael Sanz

POLÍTICA – 2/10/2022 · 

Com quase 100% das urnas apuradas em Sergipe, Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Paraíba, já é possível quem irá disputar os segundos turnos em quatro dos cinco estados.

No Maranhão temos um governador eleito em primeiro turno. Trata-se de, Carlos Brandão (PSB) que obteve 51% dos votos. Lahesio Bonfim (PSC), seu principal adversário, obteve 25,1% e Weverton (PDT) teve 20,7%. Para o Senado os maranhenses escolheram o ex-governador Flávio Dino (PSB)com 62,16% dos votos. Detinha (PL) foi a deputada federal mais votada no Estado, e Iracema Vale (PSB) a deputada estadual.

Já em Pernambuco, ao contrário da liderança com folga que as últimas pesquisas indicaram, Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) ficaram muito próximas uma da outra, com 24% e 20,5% respectivamente e disputarão o segundo turno. Teresa Leitão (PT) venceu a disputa ao Senado com 46,12% dos votos e o bolsonarista André Ferreira (PL) foi o deputado federal mais votado, enquanto o Pastor Junior Tercio (PP) foi o deputado estadual mais votado do Estado.

Em Alagoas, Paulo Dantas (MDB) marcou 46,64% da preferência dos eleitores e irá ao segundo turno com Rodrigo Cunha (UB) queteve 26,69%. O ex-presidente Fernando Collor (PTB) obteve apenas 14,7% dos votos e ficou de fora da disputa. Para o Senado, Renan Filho (MDB) é o escolhido pelos alagoanos e o deputado federal Arthur Lira (PP), forte aliado de Bolsonaro no Congresso, foi reeleito como o mais votado no Estado. Alexandre Ayres (MDB) foi o deputado estadual mais votado.

Na eleição sergipana, Rogério Carvalho (PT) foi o vencedor do primeiro com 44,7% dos votos e disputará o segundo turno no Estado contra Fábio (PSD), que obteve 38%. O terceiro colocado no estado foi o Delegado Alessandro (PSDB) com 10,8% e Laércio (PP) foi eleito Senador com 28,57% dos votos. Yandra de André (UB) foi a deputada federal mais votada no Sergipe e Cristiano Cavalcante (UB) foi o deputado estadual mais votado.

Por fim, na Paraíba haverá um segundo turno entre João Azevêdo (PSB) que liderou o primeiro turno com 39,65% e Pedro Cunha (PSDB), que obteve 23,9%. Efraim Filha (UB) foi eleito para o Senado com 30,8% dos votos e Hugo Motta (Republicanos) foi o deputado federal mais votado. Adriano Galdino, também do Republicanos, foi o deputado estadual mais votado na Paraíba.

TEMAS
Eleições 2022
apuração dos votos
estados do nordeste
Carlos Brandão (PSB)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.