JUSTIÇA DERRUBA SIGILOS DE REUNIÕES DE JAIR RENAN BOLSONARO

A Secretaria de Esportes e Lazer do DF se nega a prestar informações sobre os encontros com o filho de Jair Bolsonaro

Jair Renan Bolsonaro, o “filho 04” do presidente Jair Bolsonaro. Foto: reprodução – Instagram

A segunda instância da Justiça do Distrito Federal derrubou o sigilo imposto às reuniões entre a Secretaria de Esportes e Lazer do DF e Jair Renan, filho 04 de Jair Bolsonaro (PL). A informação é do UOL. 

A pasta se negou a prestar quaisquer informações sobre o conteúdo das reuniões com Renan, feitas desde 2019. Além disso, os registros de entrada e saída do prédio da secretaria que envolvem o filho de Bolsonaro também foram colocados sob sigilo.

Segundo o servidor Marivaldo de Castro Pereira, que moveu a ação contra o sigilo, Renan atuou para favorecer interesses particulares de sua empresa, a Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia. 

A empresa, que também é alvo de investigação da Polícia Federal, fica sediada no estádio Mané Garrincha. O local foi obtido junto à Secretaria de Esportes por um valor menor do que o de mercado. 

Pereira afirmou que Renan foi às reuniões na pasta acompanhado do assessor especial da Presidência Joel Novaes da Fonseca.

Decisões

A primeira instância já havia determinado que a secretaria deveria informar se o 04 “participou de reuniões com autoridades públicas, os assuntos deliberados, se houve registro das reuniões e se foi celebrado algum pacto ou contrato com ele ou com pessoas jurídicas da qual seja sócio ou administrador”.

“O fato de a reunião ter como pauta o esporte e o lazer evidencia o interesse público dos dados”, argumentou o juiz Daniel Branco Canacchioni. 

A secretaria, então, recorreu à segunda instância. Em abril, no entanto, o desembargador Hector Valverde Santanna, relator do caso, confirmou a decisão anterior e foi acompanhado por outros dois desembargadores. 

Para Santanna, os dados solicitados possuem “nítido caráter público, uma vez que estão relacionadas à agenda da Secretaria e suas ações, isto é, à transparência de conduta governamental”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.