LULA, VÍCIO-REAFIRMADO: VITÓRIA NO 1° TURNO COM 50,5% DOS VOTOS VÁLIDOS, MOSTRA PESQUISA QUAEST. E O OUTRO? O OUTRO É SOLAMENTE O OUTRO

Luiz Inácio Lula da Silva

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

Como diria o ex-ministro Magri, do governo Collor: ‘Imparável’. Lula é ‘imparável’, segundo todas pesquisas é sempre a mesma redundância. Ou como diria o filósofo francês Jean Baudrillard, trata-se de replicância. Ou, ainda, contrariando o verdadeiro sentido do eterno retorno do filósofo do Humano Demasiado Humano, Nietzsche, Lula, pelas pesquisas se mostra como o eterno retorno do mesmo: Sempre vitória contra os candidatos afoitos que, em suas vaidades, não percebem que não carregam o leitmotiv-político fundamento da Democracia.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Quaest, patrocinado pelo banco Genial, exibe Lula com 50,5% dos votos válidos. O que faz abiscoitar a eleição presidencial no primeiro turno. É mole, afoitos? 

Na pesquisa presencial Lula tem 44% contra 26% do Outro, mostrando diferença de 18 pontos. Moro e Ciro com 7%, Doria e André Janones com 2%, Simone Tebet 1%.

Em outro cenário o Sapo Barbudo tem 45%, o Outro 25%, portanto 20 pontos de diferença, Ciro tem 7%, Moro, imbatível, 6%, Doria André Janones 2%, Eduardo Leite, o janota, e Simone Tebet 1%, Luiz Felipe S’ Ávila O,%. Brancos, nulos, não vão votar 6% e indecisos 4%. Neste quadro, a soma de todos não ameaça o Sapão. É vitoria da Democracia que o Brasil tanto almeja para o mais breve possível no primeiro turno.

 

No cenário incluindo outros candidatos, a pontuação é a seguinte: Lula (PT) com 45%, Jair Bolsonaro (PL) com 25%, Ciro Gomes (PDT) com 7%, Sergio Moro (Podemos) com 6%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Eduardo Leite (PSDB) e Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 6% e indecisos somam 4%. O petista, portanto tem mais votos do que todos os outros candidatos somados.

E sobre o segundo turno, o que se reafirma? Lula escorraça todos com 54%, contra 32% do Outro, agora, com diferença de 22 pontos. É mole? Não desespera: vem mais!.

 

Pesquisa presencialmente que entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março. Levantamento registrado nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podendo ser encontrada pelo número de identificação: BR-06693/2022. Seu nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de cerca de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.