RÚSSIA TENTA CAPTURAR CIDADES-CHAVES; UCRÂNIA RESISTE E NEGA TER PERDIDO CONTROLE E PORTO

0
image_processing20220302-6331-1l23mhm
CONFLITO NA EUROPA

Ofensiva em importantes cidades ucranianas continua no 7º dia após deflagração do conflito

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) |

 

Ouça o áudio:

00:00
01:27

Download

Prédio público de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por ataque russo durante a madrugada – Sergey BOBOK / AFP

No sétimo dia do conflito na Ucrânia, nesta quarta-feira (2) os militares russos buscam capturar alvos chave e os bombardeios prosseguem nas duas maiores cidades do país: a capital, Kiev, e Kharkiv. Há relatos também de que a cidade portuária de Kherson, no sul, foi tomada, embora autoridades ucranianas digam que seguem resistindo. A captura de Kherson é importante para o estabelecimento de uma rota naval para os militares russos. 

A capital Kiev, por sua vez, segue sendo alvo de ataques do exército russo. Um comboio militar de dezenas de quilômetros cerca a cidade desde a última terça-feira (1º), quando uma torre de TV na cidade foi atingida por um míssil.

Ataques em Kharkiv

Em Kharkiv, de acordo com o governo local, bombardeios russos mataram pelo menos 21 pessoas e feriram mais de 100 apenas, nas últimas 24 horas. Durante a madrugada, uma explosão foi registrada na sede do distrito policial da cidade, que é a segunda maior do país.

:: Explosão de torre TV em Kiev deixa mortos; Rússia anunciou ataques a alvos estratégicos ::

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que a cidade não vai se render às forças russas, e que os seus inimigos estariam atacando bairros residenciais.

Tomada de Kherson?

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse, em declarações transmitidas pela televisão que “divisões russas das forças armadas assumiram o controle total do centro regional de Kherson”.

:: No sexto dia de guerra, China muda o tom e diz que irá trabalhar pelo cessar-fogo ::

“As negociações continuam com o comando russo e a administração local para resolver questões relacionadas à operação das instalações de infraestrutura social, bem como para garantir a ordem e a segurança da população”, afirmou.

O lado ucraniano, contudo, nega. Oleksiy Arestovych, um assessor do presidente Volodymyr Zelensky, afirmou que os russos não haviam capturado a cidade, e que ainda há luta nas ruas de Kherson e também no porto. “A cidade não caiu, nosso lado continua a defendê-la”, disse.

Negociação?

Uma segunda rodada de negociações entre diplomatas da Rússia e da Ucrânia pode acontecer nesta quarta-feira (2). A informação é da agência de notícias russa Tass.

:: Como a esquerda mundial vê a guerra entre Rússia e Ucrânia? ::

A agência citou um assessor do presidente Volodymyr Zelensky, Oleksiy Arestovych, que teria confirmado a retomada das negociações. Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, havia dito mais cedo que o país dele está pronto para negociar com a Rússia. Já Moscou teria dito que não está claro se os ucranianos vão aparecer para a rodada de conversas.

 

 

Edição: Arturo Hartmann

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.