QUESTÕES REGIONAIS TRAVAM AVANÇO DE FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS
Poder de decisão dos partidos e a formação de palanques nos estados estão entre as questões enfrentadas pelos grupos
Algumas questões têm travado os debates em torno da composição das federações menos de três meses para sua consolidação para as eleições de outubro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei responsável por criar as federações partidárias na última quarta-feira (09/02). Os partidos tem até 31 de maio para consolidarem suas uniões.
Um dos principais pontos de debate envolve justamente a dinâmica das disputas regionais, uma vez que algumas das siglas possuem candidatos concorrendo entre si ou o andamento estadual contradiz as alianças de âmbito nacional.
O poder de decisão dentre de cada federação também é ponto de discussão, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo.
No espectro da esquerda, duas federações estão em negociação: uma entre PT, PSB, PC do B e PV, e outra entre PSOL e Rede.
No centro e na direita, se começou a discutir uma união entre MDB e União Brasil. Antes dos debates avançarem, será necessário primeiro resolver as divergências criadas pela fusão entre DEM e PSL.