CÍNTIA ALVES: TEM PROVA, TESTEMUNHA E ATÉ ÁUDIO ENVOLVENDO JAIR BOLSONARO NAS RACHADINHAS

Uma investigação de quase três anos, realizada pela jornalista e colunista do portal UOL, Juliana Dal Piva, confirmou o grande nome por trás do esquema de corrupção batizado de “rachadinha” que envolve a família presidencial.
Em entrevista ao Cai na Roda, na TVGGN, Juliana afirmou categoricamente que Jair Bolsonaro (sem partido) é o precursor e “organizador” do esquema criminoso que rendeu uma investigação no Rio de Janeiro contra Flávio Bolsonaro.
“Estou contanto no podcast [do UOL] o quanto que ele [Jair] coloca os filhos na política e como essa intenção de colocar os filhos na política tinha a ver com realmente criar um esquema de gabinetes. Ele é o grande organizador”, disse.
Juliana narra toda a sua imersão no clã Bolsonaro no podcast “UOL Investiga: A vida secreta de Jair”, que tem quatro episódios e está disponível gratuitamente no Spotify. Na produção, a jornalista investigativa expõe que a rachadinha, na verdade, nunca foi um problema restrito a Flávio – o filho “zero um” e seu ex-assessor, Fabrício Queiroz.
“Na medida em que eu fui avançando nessa investigação, começaram a surgir fontes que me falavam em off: ‘vocês estão focados no Queiroz, ele é uma peça importante da história, mas está longe de ser o grande operador ou mesmo a única peça mais central para poder de algum jeito conectar o presidente Jair Bolsonaro à história como um todo’.”
“Quem conhece e cobre o Palácio [do Planalto] sabe que ninguém faz nada sem o Bolsonaro autorizar. O presidente é extremamente centralizador, extremamente autoritário. Para fazer alguma coisa que contrarie o Bolsonaro, sem que ele saiba, a pessoa com certeza será demitida e ele já demitiu muita gente, vários ministros por contrariarem até o seu pensamento – às vezes não é nem uma ação, é só o pensamento. Então o esquema funcionava com toda a organização e participação dele”, pontuou.
Para Juliana, antes de toda sua apuração vir à tona, o envolvimento de Jair ainda não estava claro. “Antes ficava muito na impressão, mas agora tem provas, documentos, testemunhas, áudios. Agora é muito claro, não é mais um achismo, é substancial e está materializado”, disparou.
A participação de Bolsonaro no esquema foi confirmada a partir de áudios obtidos com exclusividade por Juliana Dal Piva, que envolvem os irmãos de Ana Cristina Siqueira Valle, a ex-mulher de Jair e mãe do seu quarto filho, Renan Bolsonaro. De acordo com reportagens publicadas por Juliana e seus colegas, desde sua passagem pelo jornal O Globo, Ana Cristina seria uma espécie de antecessora de Fabrício Queiroz no esquema. Ela inseriu inúmeros familiares nos gabinetes do clã Bolsonaro.