ALIADOS DE BOLSONARO TENTAM MODERAR DISCURSO ANTES DO 07 DE SETEMBRO

0

 

Cresce temor de que discurso autoritário do presidente ganhe legitimidade com as ruas cheias no feriado nacional

Jornal GGN – Os protestos de 07 de Setembro aumentaram o receio entre os políticos sobre o tom autoritário de Jair Bolsonaro, ao ponto de partidos começarem a moderar seu discurso diante de um eventual discurso inflamado para os militantes.

Tanto aliados como adversários do governo disseram ao jornal Folha de São Paulo que a adesão aos manifestos será um divisor de águas para testar a força de Bolsonaro – e isso pode legitimar os ataques bolsonaristas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e reforçar as falas contra as instituições, inclusive insistindo no já derrotado voto impresso.

Políticos têm atuado junto a Bolsonaro para convencer o presidente sobre uma fala mais moderada. Para eles, o presidente pode ficar “mais calmo” caso veja que a população ainda o apoia. Caso contrário, se os manifestos pró-Bolsonaro ficarem abaixo do esperado, pode ser o gatilho para as marchas contra o presidente.

As pressões das ruas também serão termômetro inclusive sobre os confrontos do presidente contra o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois existe o temor de que Bolsonaro mude de ideia em seu pedido de impeachment contra Barroso conforme as manifestações de 07 de Setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.