NÚMERO DE BRASILEIROS QUE QUEREM IMPEACHMENT DE BOLSONARO BATE RECORDE E CHEGA A 57%, DIZ PODERDATA

O índice daqueles que querem Bolsonaro fora da presidência acompanhou a alta da rejeição ao governo no primeiro levantamento do tipo após a instalação da CPI do Genocídio
Levantamento do PoderData, braço de pesquisas do site Poder 260, divulgado nesta quinta-feira (27), mostra que o número de brasileiros que querem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro bateu o recorde da série histórica e atingiu o índice de 57%. Há 3 meses, esse número era de 46%.
Já o número dos que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo despencou 10 pontos: eram 47% da população no último período analisado e, agora, são 37%.
Detalhando os números, segundo o PoderData, os segmentos que mais apoiam o impeachment do titular do Palácio do Planalto são mulheres (61%), pessoas de 16 a 24 anos (62%), moradores da região Nordeste (64%) e aqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos (68%).
Ao todo, a Câmara dos Deputados já tem protocolados 120 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, um número recorde. Nenhum deles foi analisado até o momento.
Rejeição ao governo
A disparada no apoio ao impedimento de Bolsonaro acompanha a alta no índice de rejeição ao governo, também constatada pelo PoderData em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26). O grupo que desaprova o governo chegou a 59% da população, igualando o recorde do fim de março. Os que aprovam são apenas 35%. 6% não sabem.
O estudo ainda indica que a avaliação retornou ao seu pior patamar: 55% consideram o governo como Ruim ou Péssimo, mesmo percentual recorde registrado no início de abril. Apenas 13% avaliam como regular e outros 28% enxergam como Bom ou Ótimo.
Ambas as pesquisas, tanto sobre o impeachment como sobre a avaliação do governo, são as primeiras do tipo realizadas após a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as omissões do governo no combate à pandemia – a CPI do Genocídio.