CNJ APROVA RESOLUÇÃO QUE RECOMENDA AO JUDICIÁRIO NÃO AUTORIZAR DESPEJOS NA PANDEMIA

0

O Tribunal Superior Eleitoral e a Escola Judiciária Eleitoral promovem o seminário Academia da Democracia: Eleições 2018 - Desafios e Perspectiva. Na foto, o ministro Luiz Fux.

“Esse ato é de extrema sensibilidade humana”, afirmou o ministro Luiz Fux, presidente do conselho

Igor Carvalho
Brasil de Fato | São Paulo (SP) 

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovou, nesta terça-feira (23), uma resolução que recomenda ao judiciário que não autorize ações de despejo durante a pandemia da covid-19.

A matéria foi proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do Observatório dos Direitos Humanos ao Poder Judiciário (ODH).

“Esse ato é de extrema sensibilidade humana, isso é uma demonstração de nossa sensibilidade, diante do resultado que nos traz o magnífico observatório. Agradeço à CNBB por essa significativa aos direitos humanos”, afirmou o ministro Luiz Fux, presidente do CNJ, durante a audiência.

:: Fachin defende suspensão de despejos de quilombolas durante pandemia ::

Representando a ODH, o advogado Leandro Gaspar Scalabrin apresentou aos ministros alguns dados do relatório sobre o Direito à Moradia, produzido pela entidade em junho de 2020.

“Durante a pandemia, já ocorreram 79 despejos. Nesses, 9 mil famílias foram colocadas em situação de desabrigo. Atualmente, 64 mil famílias estão ameaçadas de despejo neste momento no Brasil”, explicou Scalabrin.

A medida foi festejada pelo Padre Paulo Renato, assessor político da CNBB. “Muito bom, é uma questão humanitária. É um novo humanismo, esse humanismo cristão. É uma visão diferenciada, em tempos tão difíceis. O ministro Fux acolher isso foi um ótima notícia.”

Edição: Leandro Melito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.