BOLSONARO, AO AFIRMAR QUE SE DEPENDESSE DELE ” NÃO SERIA ESSE O REGIME QUE ESTARÍAMOS VIVENDO”, CONFIRMA BIDEN: ” A DEMOCRACIA ESTÁ SOB ATAQUE””

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG
Bolsonaro, em discurso na formatura de cadetes da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EspCEx), afirmou: “Se tudo tivesse de depender mim, não seria esse o regime que nós estaríamos vivendo”. Não afirmou nada de novo. O novo seria uma afirmação contrária enunciada como subjetividade-democrática.
Quando se observa seus comportamentos, tens um claro entendimento que Bolsonaro é traspassado por um ânimus ditatorial. Um sentido claro da necessidade de ditadura para si ter seguro. Há em si muito atrito conturbante.
Sua reafirmação, é totalmente antagônica a posição do presidente do Estados Unidos, Joe Biden que afirmou estar “a democracia em alguns lugares está sob ataques”. O que leva qualquer pessoa lúcida e comprometida com a democracia a confirmar essa declaração colocando o Brasil nestes ataques.
Hoje, no Brasil, a democracia vive cotidianamente sob ataques daqueles que não constituíram em suas existências os corpus-categoriais da democracia.
Embora sirva para nós o pronunciamento de Biden, não devemos esquecer que EUA não respeitam democracias que não seguem suas ordens de dominação ditatoriais. Vide exemplo, o apoio e contribuição para o golpe contra a democracia brasileira representada por Dilma Rousseff, eleita democraticamente.
É verdade, os EUA eram dirigidos pelo ídolo de Bolsonaro: o ultradireitista, sem eufemismo, fascista Trump.