DEPUTADO FEDERAL ZÉ RICARDO (PT-AM), SE POSICIONA CONTRA INDICAÇÃO DE PAUDERNEY PARA SEMED POR SER ACUSADO DE “FICHA SUJA” E CORRUPÇÃO

Corrupção Educação

O prefeito eleito de Manaus, David Almeida, anunciou na noite de ontem (29) quem irá assumir como secretário de Educação do Município (Semed), a partir do dia 1º de janeiro: Pauderney Avelino. Empresário, dono de construtora e que chegou a ser condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por corrupção na Educação da Prefeitura, onde esteve como secretário, de 2013 a 2016, gestão de Arthur Neto, e obrigado a devolver R$ 4,6 milhões aos cofres municipais. A multa, no entanto, foi cancelada depois pelo Tribunal.

Após pedido de investigação que apresentei à época, quando deputado estadual, juntamente com o então vereador Bibiano, com base em denúncia de um ex-subsecretário da Semed, em 2016, o TCE iniciou uma fiscalização e constatou existência de um suposto esquema de superfaturamento no aluguel de prédios usados como escolas municipais. Nesse mesmo ano, o Ministério Público do Estado instaurou inquérito para apurar suposto ato de improbidade administrativa na contratação de empresa para fornecimento de revistas também para a Secretaria de Educação.

A Educação de Manaus enfrenta muitos desafios. Inclusive, um terço das escolas municipais funciona em prédios alugados, totalmente inadequados. É preciso construir escolas, valorizar os profissionais e melhorar a qualidade da educação.

Mas como esperar por mudanças, quando se trata de um mesmo grupo político que governa o Estado e a capital há quase 40 anos? Pauderney foi secretário de Educação de Arthur Neto e agora também será de David, mesmo com denúncias de corrupção.

Irei cobrar o cumprimento da Lei Estadual da Ficha Limpa (Emenda Constitucional nº 74/2011), de minha autoria, que proíbe a nomeação de “fichas sujas” no poder público: pessoas julgadas e condenadas em processos de improbidade administrativa, corrupção e que tiveram suas contas reprovadas pelos Tribunais de Contas. Não podemos aceitar que o prefeito eleito presenteie pessoas enquadradas na lei. Continuemos na luta!

Foto: Rickardo Marques/G1 AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.