ALBERTO FERNÁNDEZ AFIRMA QUE ESTÁ “COMPROMETIDO COM A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO” NA ARGENTINA
Em pleno Dia Latino-Americano Pela Legalização do Aborto, e em meio a jornada conjunta de movimentos feministas em toda a região, presidente argentino disse que “penalização fracassou como política”
Será lei! O slogan feminista em favor do projeto de legalização do aborto foi repetido milhões de vezes em toda a América Latina nesta segunda-feira (28), mas ganhou ares de esperança ao ser assumido por um presidente em pleno mandato: o argentino Alberto Fernández.
Através de sua conta de Twitter, Fernández falou de forma direta sobre o assunto: “a penalização do aborto fracassou como política. Mulheres morrem por abortos clandestinos e outras sofrem graves sequelas em sua saúde. Ratifico meu compromisso de legalizar o aborto, garantir o acesso aos serviços de saúde e implementar o ESI” – este ESI, mencionado no final do tuíte, é a sigla do Programa Nacional de Educação Sexual Integral.
Durante a campanha presidencial, em 2019, Alberto Fernández já havia prometido defender uma reedição da Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez, projeto que os movimentos feministas argentinos apresentam de tempos em tempos desde 2007. Sua última tramitação ocorreu em 2018, e chegou a ser aprovada da Câmara dos Deputados, mas acabou rejeitada no Senado.
Aquela promessa de Fernández acabou ficando em segundo plano neste 2020, devido à prioridade às medidas para conter a pandemia do coronavírus e à negociação das bilionárias dívidas herdadas do governo de Mauricio Macri.
La penalización del aborto ha fracasado como política. Mueren mujeres por abortos clandestinos y otras sufren graves secuelas en su salud.
Ratifico mi compromiso para legalizar el aborto, garantizar el acceso a los servicios de salud e implementar con eficacia la ESI.#SeraLey— Alberto Fernández (@alferdez) September 28, 2020