MARIA INÊZ NASSIF: STF NÃO TEM COMPROMISSO COM A CONSTITUIÇÃO

Da Redação Viomundo.
A jornalista Maria Inês Nassif está pessimista com o futuro imediato da democracia brasileira, por acreditar que o Supremo Tribunal Federal não tem compromisso com a Constituição de 1988.
Foi o que disse em sua fala durante o lançamento do livro Relações Obscenas, na sede do Centro de Estudos de Mídia Independente Barão de Itararé, em São Paulo.
O livro analisa os vazamentos de mensagens trocadas entre procuradores da Força Tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba e o ex-juiz federal Sergio Moro, que registram várias atividades criminosas.
Maria Inês enxerga que as decisões do STF que podem parecer de defesa da democracia são, na verdade, de autodefesa diante do enfrentamento com a própria Lava Jato.
Como demonstraram mensagens vazadas pelo Intercept Brasil, procuradores e o próprio juiz Moro elogiavam alguns ministros do STF — dentre os quais Luiz Fux e Edson Fachin — enquanto buscavam investigar outros, notoriamente Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
Em sua fala, Maria Inês diz que nunca, desde o período que precedeu o golpe de 1964, o Brasil dependeu tanto de ação nas ruas para defender a democracia do que agora. Veja a íntegra no topo do post.