VIOMUNDO: CRIMINALISTAS GAÚCHOS PEDEM AO MINISTRO MARCO AURÉLIO LIMINAR QUE IMPEDIRIA PRISÃO ANTECIPADA DE LULA

0

Da defesa de Lula, via whatsapp

A Associação dos Criminalistas do Rio Grande do Sul pediu ao Ministro Marco Aurélio, relator da Ação Direta de Constitucionalidade 44, ingresso no processo como “amicus curiae”.

Também pediu o deferimento de liminar para impedir antecipação de execução de pena antes da existência de decisão condenatória transitada em julgado, como estabelece a Constituição Federal.

Amicus curiae ou amigo da corte ou também amigo do tribunal (amici curiae, no plural) é uma expressão em Latim utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto.

PS do Viomundo: A defesa de Lula já havia pedido ao STJ um habeas corpus preventivo. O ministro que analisou o pedido não concedeu a liminar argumentando que o ex-presidente ainda não tinha sofrido qualquer cerceamento por conta da condenação em segundo grau pelo TRF-4. O tribunal de Porto Alegre ainda não publicou a íntegra do acórdão. Só então começa a contar o prazo a partir do qual o ex-presidente pode ser preso.

Peca 169-adc-44 de Luiz Carlos Azenha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.