Warning: getimagesize(http://afinsophia.files.wordpress.com/2009/06/saramago1.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/afin1888/public_html/wp-content/plugins/seo-by-10web/site/site.php on line 504

JOSÉ SARAMAGO E O LIVRO-BLOG

SaramagoO escritor português, Prêmio Nobel, José Saramago, no auge de seus oitenta e cinco anos, vai lançar um livro com seus textos publicados em seu blog http://caderno.josesaramago.org, com sua produção dos seis primeiros meses de blogueiro, com o título de Cadernos de Saramago. O lançamento ocorrerá no dia 25, em Lisboa. Para o acontecimento, o escritor contará com blogueiros e internautas de todo mundo.

Em sua entrevista ao jornal O Clarin, de Buenos Aires, o escritor português manifestou algumas considerações sobre seu uso deste vetor virtual, e sua importância para o mundo. Manifestação esta que, segundo o escritor, concebe ao recurso do uso do blog como importante na sociedade pós-moderna.

Quanto ao uso de blog como veículo político cultural, Saramago apresentou alguns enunciados.

Sobre o descaso com o que se escreve:

A prática do blog levou muitas pessoas a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve.”

Sobre seu ato de escrever em blog:

Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance.”

O blog como sismógrafo:

Os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo.”

Sobre idéias no blog:

Não destino nenhuma idéia em particular.”

Sobre a influência do blog em quem escreve:

Se o blog é um espaço para a reflexão não deve surpreender que ilumine aquele que escreve.”

Ao entender os comentários de Saramago, fica a certeza que ‘blogar’ “é preciso, viver não é preciso”. Ou: “Viver não é necessário, o que é necessário é criar”, como afirma o patrício, Fernando Pessoa. O precursor dos Argonéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.