JOSÉ SARAMAGO E O LIVRO-BLOG
O escritor português, Prêmio Nobel, José Saramago, no auge de seus oitenta e cinco anos, vai lançar um livro com seus textos publicados em seu blog http://caderno.josesaramago.org, com sua produção dos seis primeiros meses de blogueiro, com o título de Cadernos de Saramago. O lançamento ocorrerá no dia 25, em Lisboa. Para o acontecimento, o escritor contará com blogueiros e internautas de todo mundo.
Em sua entrevista ao jornal O Clarin, de Buenos Aires, o escritor português manifestou algumas considerações sobre seu uso deste vetor virtual, e sua importância para o mundo. Manifestação esta que, segundo o escritor, concebe ao recurso do uso do blog como importante na sociedade pós-moderna.
Quanto ao uso de blog como veículo político cultural, Saramago apresentou alguns enunciados.
Sobre o descaso com o que se escreve:
“A prática do blog levou muitas pessoas a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve.”
Sobre seu ato de escrever em blog:
“Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance.”
O blog como sismógrafo:
“Os sismógrafos não escolhem os terremotos, reagem aos que vão ocorrendo, e o blog é isso, um sismógrafo.”
Sobre idéias no blog:
“Não destino nenhuma idéia em particular.”
Sobre a influência do blog em quem escreve:
“Se o blog é um espaço para a reflexão não deve surpreender que ilumine aquele que escreve.”
Ao entender os comentários de Saramago, fica a certeza que ‘blogar’ “é preciso, viver não é preciso”. Ou: “Viver não é necessário, o que é necessário é criar”, como afirma o patrício, Fernando Pessoa. O precursor dos Argonéticos.