DESCONCURSADOS DA SEMSA OCUPAM TRIBUNA DA CMM E CONVOCAM PARA ABAIXO-ASSINADO

A comissão dos concursados da SEMSA estiveram esta semana na Câmara Municipal de Manaus, onde usaram a tribuna para expôr a situação em que se encontram, alijados pela atual prefeitura interina de seus direitos. Como bem sabe o leitor intempestivo, a tribuna da CMM, pela composição anódina da casa, não traduz o sentido político do espaço social do diálogo, da inteligência e da razão, que deveria carregar. No entanto, pode por vezes ser usada como instrumento de marketing por parte dos vereadores.

Assim, o presidente da casa, o filoamazonínico Carijó, quis fazer crer que abriu o espaço para a comissão, sem desconfiar o que sabemos: um espaço público não necessita de permissão prévia de outrem para ser utilizado, principalmente quando a causa a ser exposta é democrática e válida na construção de linhas de comunalidade: o caso do desconcursamento dos concursados da SEMSA. A comissão, que não entra nesta jogada marketista, mas sabe que a tribuna não pertence ao presidente, aproveitou e a atualizou em espaço popular de afirmação dos direitos civis.

Abaixo, o leitor intempestivo lê o informativo da comissão, enviado a este bloguinho, que aproveita para convocar os inúmeros desconcursados que têm acessado o Bloguinho Intempestivo e pedido informações sobre como participar das manifestações e das articulações pelo direito adquirido mediante concurso público. A comissão pretende organizar um abaixo assinado, a ser entregue ao Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e Ouvidoria da Prefeitura.

Carijó faz tribuna para os 500 concursados da Semsa

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Luiz Alberto carijó (PTB), sensibilizado com a situação de 500 pessoas aprovadas no concurso público realizado pela (SEMSA) Secretaria Municipal de Saúde, em 2005, e que até o presente momento não foram chamadas, abriu as portas do Poder Legislativo Municipal nesta quarta-feira, 10, para que o presidente da comissão representante dos concursados expusesse a situação vivida pelos trabalhadores.

O técnico em enfermagem Jefferson Ribeiro de Oliveira, presidente da comissão, revelou que todas as formas imagináveis que pudessem sensibilizar a SEMSA para fazer a chamada deles foram colocadas em prática. Agora, segundo ele, com o entendimento do STF (Supremo Tribuna Federal), de que quem fez investimentos intelectual, piscolóco e financeiro para fazer e passar num concurso e não foi consiste em injustiça, resta ingressar com mandato de segurança para obrigar a secretaria a fazer as chamadas que restam, considerando que o prazo inspira em 8 de agosto.

O vereador Marcelo Ramos (PCdoB), explicou que a administração passada chamou 5 mil aprovados, restando 500 para serem chamados pela atual administração. Ramos esclareceu também que muito dos que restam a ser chamados já ingressaram na Justiça. Marcelo Ramos lembrou ainda que conversou com o secretário de saúde, Francisco Deodato, que dissera que chamaria os aprovados em maio, mas não o fez. O parlamentar comunista explicou também que o ato da aprovação em concurso público, no entendimento dos operadores do Direito, não mais gera expectativa de direito em sim o direito. Ramos propôs fazer uma Indicação ao prefeito subscrita por todos os 38 membros da Casa, para que o prefeito, dentro do limite estabelecido pelo edital de convocação do concurso, faça as chamadas devidas.

Enquanto isso, o vereador Ademar Bandeira (PT) enalteceu a iniciativa do vereador presidente da Casa, Luiz Alberto Carijó, em se sensibilizar com o drama vivido por 500 trabalhadores. Já o vereador José Ricardo (PT), também reconheceu a importância da Tribuna Popular requerida pelo presidente da Casa, conclamando aos vereadores a cobrarem as chamadas dos aprovados por parte da SEMSA.

O autor da propositura e presidente da Câmara afirmou que sua intenção foi abrir as portas do parlamento da capital para os representantes dos trabalhadores prejudicados, para que pudessem expor a situação por que passam. “A informação que tenho é que estavam prevista as chamadas, exatamente no momento que se registrou aumento na queda da arrecadação municipal e, por isso, foram suspensas as chamadas. Somos solidários aos trabalhadores e, vamos conversar com o secretário Deodato e o prefeito Amazonino Mendes para fazer as chamadas”, finalizou o presidente.

Para entrar em contato com a comissão e assinar o documento:

MARIA DAS GRAÇAS SILVA SARMENTO – (9195-1220)

PEDRO JEFFERSON RIBEIRO DE OLIVEIRA – (9174-0514)

MARIA EUGENIA DOS SANTOS PAES

8 thoughts on “DESCONCURSADOS DA SEMSA OCUPAM TRIBUNA DA CMM E CONVOCAM PARA ABAIXO-ASSINADO

  1. MANIFESTO DOS CONCURSADOS DA SEMSA, DIA 04/07 AS NOVE HORAS DA MANHÃ NA PRAÇA DA POLICIA, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS

    1. Olá, meus amigos eu tambem sou concursado da SEMSA, fiquei em 16 colocação do cargo de Tecnico em higiene dental (THD) são 38 vagas, chamaram apenas 14, gostaria que nosso cargo fossem tambem incluido na lista de comissão. estarei no manifesto di 04 do 07 dando força a todos.

  2. À Comissão de Concursados da Semsa,

    pedimos para nos enviar mais informações sobre esse manifesto, que tentaremos divulgá-lo aqui e comparecer para essa manifestação.

    No aguardo…

    1. Por favor compareçam na terça feira dia 07/07 na frente da prefeitura as nove horas da manha para tentarmos falar com o prefeito. Pedimos a todos os concursados que compareçam

      Pedro Jefferson 91740514

  3. Caro Jefesson, sou solidário a esta luta que também é minha, fui aprovado no concursado para Fiscal de Saúde na área de Engenhari e até agora estou aguardo minha chamado. Apenas hoje ao chegar de uma viagem tomei conhecimento dessa luta que é minha também, conte comigo para os novos passos a serem dados pela equipe.

    Abraço

  4. Qto a reuniao no conselho?
    Vamos nos organizar?
    Os conselheiros sabem da necessidade dos nossos serviços, e com certeza apoiam a nossa nomeaçao.

  5. NO DIA 23 DE JULHO, ÁS 16 HORAS, NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (EM FRENTE AO POSTO 700, DJALMA BATISTA) HAVERÁ UMA REUNIÃO PARA DISCUTIR A NOMEAÇÃO DOS 514 CONCURSADOS DA SEMSA (ENTRE ESTES, 252 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM) E REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ENFERMAGEM, JUNTAMENTE COM O SINDICATO.

    NO DIA 30 DE JULHO, ÀS 09 HORAS, NA ESCOLA DE ENFERMAGEM, HAVERÁ REUNIÃO PARA COBRAR DAS AUTORIDADES COMPETENTES A NOMEAÇÃO DOS 514 PROFISSIONAIS CONCURSADOS DA SEMSA DE 2005; E ÀS 16 HORAS DESTE MESMO DIA, NA SEMSA (EM FRENTE A DETRAN), HAVERÁ REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE.

    ENFERMAGEM EM GERAL, DENTISTAS, FISIOTERAPEUTAS, TÉCNICOS DE HIGIENE DENTAL E TODOS QUANTO INTERESSAR, PARTICIPEM!!!

    COMISSÃO DOS CONCURSADOS DA SEMSA 2005.

    CONTATOS: PEDRO 9174-0514

    POR FAVOR REPASSEM ESTE COMUNICADO!!!

  6. Dia 30 de julho fomos a uma última reuniao com o atual secretario de saúde Francisco Deodato com relação a possibilidade de convocação de todos os 514 candidatos aprovados dentro das vagas em edital. O secretário nos confirmou uma última lista em que afirma que nao poderá contemplar a todos por falta de orçamento na presente secretaria. Diante de tal quadro enviou ao atual prefeito de manaus Amazonino Armando Mendes uma solicitação pedindo que fossem absorvidos esses 514 profissionais, e que tudo que estava ao seu alcance foi feito, dizendo-nos que agora quem decide é o atual administrador.

    Diante de tal consolo, entramos em contato com o procurador-chefe do ministério público do trabalho Audaliphal Hildebrando da Silva, que comprometeu-se a nos ajudar elaborando o mandado de segurança coletivo, que realmente foi impetrado nesta segunda-feira dia 03/08 através da Procuradora do Trabalho Dr. Safira Carone mais os promotores do Ministério Público Estadual, para que nossas súplicas e nossos direitos nao ficassem perdidos.

    Foram feitas manifestações dia 03 e 04 de agosto, e hj dia 06 fomos à prefeitura em que nos foi dito que esperássemos amanhã sexta-feira por esse lista via portal da prefeitura pela internet.

    Convocamos todos os candidatos para que amanhã dia 07/08/09 como nosso último manifesto diante da omissão da presente prefeitura, às nove horas da manhã com cartazes e faixas na frente da prefeitura municipal de manaus na compensa, conscientes que teremos a partir desta data uma batalha judicial, compareçam para esperar por essa última lista, apelando para a sensibilidade e consciencia das atuais autoridades. E torçendo para que esta lista comtemple a todos os candidatos.

    Comissão dos Concursados da Semsa

    Fone para contato 91740514

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.